blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Eventos

Passeata dos chapéus

Escrito por Paula

A 12 de Abril de 2015 teve lugar a décima primeira edição do Paseo con Sombrero  (Passejada amb Barret em Catalão), um evento de cultura popular que convida as pessoas a colocarem um chapéu e saírem para passear. Este evento foi inspirado no “Easter Parade” dos Estados Unidos no qual as pessoas passeam pela Fifth Avenue, cada uma com um chapéu diferente e orginal.

sombrero 3O chapéu é uma peça de roupa que surgiu no antigo Egito como forma de identificar escravos que se tornaram livres. O seu uso foi difundido por outros locais do mundo, sendo uma peça usada simplesmente por motivos práticos: proteção do sol e da chuva. Foi apenas no final do século XVII que o chapéu ganhou o significado de poder e luxo, normalmente utilizado pelos membros da monarquia francesa. Foi apenas no século XIX, com a aparição da máquina de costura, que o chapéu passou a ser um acessório comum utilizado por vários estratos sociais.

A tradição do Paseo com Sombrero teve o seu início em 2005 por iniciativa de Nina Pawlowsky e Cristina de Prada,  ambas estilistas criadoras de chapéus. Foi criado como uma maneira de incentivar as pessoas a se expressarem através do uso deste acessório. Cada ano mais pessoas vão aderindo à passeata, com mais e mil pessoas caminhando pelas ruas com um chapéu na cabeça.

Para poder se unir ao movimento basta colocar um chapéu ou qualquer sombrero 2tipo de adorno na cabeça. Poderá escolher entre uma variedade enorme que o mercado tem para oferecer como bonés, turbantes, sombreros, cartolas

Este evento foi criado para ser uma forma agradável e divertida de dar as boas vindas à primavera, convidando as pessoas a passarem o dia ao ar livre e socializar com um grande número de participantes.

Normalmente celebrado no Domingo seguinte ao da Páscoa, o Paseo con Sombrero  atrai pessoas de todos os tipos. A aderência de um grupo de passeadores tão heterogêneo faz deste evento algo fascinante, já que podemos observar chapéus e adornos bastante originais.

O percuso começa na Rambla Cataluña ao meio dia e termina na Gran Vía.

 

 

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário