blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Business

Pequeno Glossário Barcelonês: Café

Escrito por Clarissa

Sempre tem aquela hora em que um cafezinho vem bem durante qualquer viagem. Fazer turismo às vezes cansa e a cafeína ajuda a recuperar as energias para continuar. O café é uma das bebidas mais populares na Espanha e há inúmeros tipos de cafés para praticamente todos os gostos. Da série Pequeno Glossário Barcelonês, para pedir um café é necessário primeiro saber a diferença entre três conceitos básicos:

Solo – Equivale ao expresso italiano. Solo significa só, ou seja, café sem nada, puro.

caféCortado – É um expresso cortado, como o próprio nome diz, por um pouquinho de leite. Na Catalunha também é chamado de “tallat”. Peça diretamente um cortado (ou um “tallat”, que se pronuncia “talhat”). Nem precisa dizer café antes que já está implícito. Detalhe importante: sempre vão te perguntar se você prefere frio ou quente. Estão se referindo ao leite e não ao café. É uma questão de gosto, mas o cortado com leite frio no inverno esfria muito rápido. Outro detalhe: normalmente é servido em um copinho de vidro e queima os dedos.

Café con leche – Também um expresso com leite, só que com mais leite que no cortado. Mais ou menos, a mesma proporção de café e de leite. O leite normalmente é quente, vaporizado na máquina.

Tomar um Café

“Ir a tomar un café” é uma expressão comum em espanhol usada para marcar um encontro com alguém, mesmo que no final acabem tomando uma cerveja ou fazendo qualquer outra coisa. Em tempos de WhatsApp, se a mensagem for simplesmente “Café?” (ou diretamente um emoji de uma xícara de café) significa “Vamos nos ver?”. Dependendo da situação, pode ser também uma cantada evidente e dizer que sim é praticamente confirmar que também está a fim de algo mais.

6 Cafés Típicos de Barcelona

cafe barcelonaCarajillo – Café com aguardente, brandy ou rum. Este é o mais típico dos cafés barceloneses. Se for experimentar, não se deixe enganar. Não basta apenas jogar um pouco de bebida no café e pronto. Fazer um autêntico carajillo é uma arte. Primeiro, aquece-se o brandy com grãos de café e casca de limão. Depois, adiciona-se o café e tem que ser fresco, recém preparado. É preciso filtrar os grãos e o limão antes de servi-lo. Além do mais, o carajillo tem seu momento certo: depois do jantar.

Catalán – Café com crema catalana, uma sobremesa típica catalã muito parecida (que não me escutem os catalães) com a crème brûlée francesa.

Cigaló – É um carajillo de rum servido em um copo alto.

Perfumat – Café com anís.

Trifásico ou tricolor – Café com brandy e leite.

Honorable – Também outra variação de café com rum, só que neste caso tem que ser da marca Pujol. Pujol é um ex-presidente da Catalunha, que tinha o título de “Molt Honorable” (muito honrado). Ele acabou tendo que renunciar ao título depois de uma série de denúncias sobre seu envolvimento em casos de corrupção, mas o café manteve o nome e a honra.

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

Deixe um comentário