blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Espetáculos

Poetry Slam em Barcelona? É já dia 16

Escrito por Tiago Silva

A poesia corre-lhe nas veias, sabe de cor poemas de Fernando Pessoa e quer descobrir poetas internacionais? Então prepare a voz (ou apenas os ouvidos) para participar em mais uma edição do Poetry Slam Barcelona no próximo dia 16 de julho. Organizado por uma associação artística e uma empresa de gestão cultural, o Poetry Slam Barcelona é uma espécie de concurso público onde amadores (ou profissionais) atuam, durante três minutos, para serem avaliados por vários jurados. O objetivo é levar a poesia e a literatura oral a um público cada vez mais vasto através deste aproximar entre profissionais e meros entusiastas. A emoção é o ingrediente comum essencial para o sucesso deste evento.

Dicas

Photo credit: dima barsky via Visual hunt / CC BY-NC-ND

Photo credit: dima barsky via Visual hunt / CC BY-NC-ND

Apenas com um microfone, o concorrente tem de nivelar a voz, o ritmo, o tom, a vivacidade, os graves e os agudos, tudo para que chegue ao público de forma eficaz. Entre autores consagrados e poetas em ascensão faz-se a festa da poesia. Cada noite é uma surpresa. Os limites da criatividade não existem. Os gestos são os reis da performance, mas a ostentação não deve maior do que o conteúdo. Pode fazer boa figura ao decorar o texto todo, verso a verso, mas há também quem leve uma cábula para camuflar alguma perda de memória que entretanto possa irromper. Caso o faça, apenas não é aconselhado que olhe intensamente e frequentemente para o papel. Foque-se na emoção e depois espere pela pontuação numa placa de giz do júri. Caso esteja curioso ou queira ganhar inspiração antes de se aventurar, nada como ver alguns vídeos da competição nacional. A comunidade no Facebook ainda não chegou ao 10 mil, mas a tendência é para crescer por isso apresse-se a fazer parte do movimento.

Artigo relacionado: Onde comprar livros em Barcelona

Como participar

Photo credit: oschene via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

Photo credit: oschene via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

O evento ocorre todos os meses, com entrada livre, existindo um vencedor por cada sessão. Neste mês de julho, por exemplo, a vencedora de maio vai atuar. O evento começa nesse sábado, dia 16, às seis da tarde e termina às oito da noite. Dante Alarido é o atual campeão espanhol de Poetry Slam com a expansão desta paixão a mais cidades espanholas, com a final a ser em Valência. Os interessados em se aventurarem por este mundo e participarem nestas sessões têm de enviar um mail para comunicacion[at]hipnotkfaktory.com Mais informações também podem ser encontradas na conta de Twitter do Poetry Slam Barcelona. Se quiser perceber a atmosfera antes de ir visitar o evento, pode ver aqui o registo fotográfico das sessões anteriores.

Sobre o autor

Tiago Silva

Tiago é um escritor português formado em Jornalismo.

Deixe um comentário