blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Últimas tendências

Como funciona o Tax Free?

Imagem de uma calculadora perto de moedas
Escrito por Rodrigo

Os turistas que viajam para grandes capitais costumam comprar os produtos locais. Em alguns desses destinos, é possível contar com o Tax Free, um sistema muito vantajoso que te permite não pagar determinadas taxas e impostos, que  aumentam consideravelmente o custo de alguns produtos.

Para obter esse tipo de desconto em diferentes partes do mundo, é preciso cumprir alguns requisitos, realizar alguns trâmites no aeroporto, e apresentar os documentos necessários. Neste artigo de ShBarcelona, ​​você saberá um pouco mais sobre como funciona o Tax Free.

Artigo relacionado: Documentação para abrir um pequeno negócio em Barcelona

O que é e como funciona o Tax Free?

Imagem de uma pessoa recebendo dinheiro

Foto por Pixabay

Os benefícios do Tax Free variam, pois depende do país que você visitar. Um dos requisitos solicitados ao comprarmos produtos livres de impostos é estarmos em um país que não seja o nosso. Outro requisito é não estar morando nesse país por muito tempo.

Para ter direito ao desconto, é preciso ter gastado um determinado valor mínimo em sua moeda, seja em uma mesma loja, em um único produto, ou no total das compras feitas. Isso é válido na maioria dos países em que há o Tax Free.

Geralmente, é fácil identificar as lojas que adotam essa iniciativa, pois geralmente estão sinalizadas com o termo Tax Free.

Lembre-se, porém, que você só pode comprar produtos específicos, ficando de fora grande parte dos alimentos e serviços oferecidos em restaurantes e hotéis.

Em alguns países, basta que você apresente seu passaporte e passagens aéreas de ida e volta na loja de sua preferência (e onde houver o Tax Free) para que você obtenha a vantagem.

Já em outras partes do mundo, é necessário passar por outras etapas um pouco mais complexas. Em primeiro lugar, no momento do pagamento das compras, você deverá solicitar um formulário de Tax Free ao balconista.

Artigo relacionado: Roubaram meus documentos: o que devo fazer agora?

Imagem de óculos de sol, jaqueta e um passaporte

Foto por Pixabay

Depois que o formulário for apropriadamente preenchido, de maneira clara e concisa, você deverá ir à Administração de Alfândega do aeroporto, e apresentar seus documentos (passaporte ou visto), o formulário e os itens aos quais será aplicada a isenção de impostos.

Lá, eles fornecerão um selo de aprovação, que você deverá trocar em um escritório de reembolso pertencente às entidades Tax Free, para que você possa receber o dinheiro que lhe corresponda. Lembre-se, acima de tudo, que é possível que alguns desses escritórios descontem uma parte desse valor em forma de comissão.

É muito importante que você proteja bem os itens comprados e guarde todos os tickets e formulários, caso sejam necessários futuramente. Por exemplo, caso você venha a perder sua bagagem, você precisará fazer uma lista dos itens faturados para que o valor seja reembolsado.

Depois de voltar para a Catalunha, caso você tiver viajado para um país fora da União Europeia, será necessário declarar na alfândega se suas compras tiverem custado mais de €430, ou caso você esteja com mercadorias como tabaco ou álcool em quantidade acima do permitido.

Por exemplo, o Tax Free nos Estados Unidos varia de acordo com a cidade ou estado, pois cada um deles tem uma política tributária própria. Em Nova Iorque, não há Tax Free, mas os turistas podem solicitar cartões de desconto que poderão usar ​​em shopping centers e lojas.

Em outros lugares, como Montana, Alaska, Oregon ou New Hampshire, não são cobrados impostos pelos produtos adquiridos pelo viajante, desde que ele mostre seu passaporte.

No Texas e na Louisiana, é necessário cumprir um requisito ao fazer compras nas empresas vinculadas para solicitar a devolução de impostos nos centros apropriados do aeroporto. Basicamente, é preciso apresentar o formulário para isenção, os produtos adquiridos, o cartão e os documentos de viagem.

O que mais você gostaria de saber sobre o Tax Free?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário