blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Os bairros de Barcelona

O que é o distrito 22@ de Barcelona?

Panorama dos prédios situados no distrito 22@ de Barcelona
Escrito por Marcel

Existe uma zona ampla da cidade conhecida como o Distrito 22@ de Barcelona. Um projeto ambicioso para se converter num polo de empresas tecnológicas inovadoras.

No final do século XX se havia tomado a decisão de modernizar o bairro de Poblenou, o que tinha sido o motor da revolução industrial de Catalunha.

Depois de anos de projeções urbanísticas do bairro de Barcelona e da construção de novos edifícios, hoje em dia o distrito dispõe de sedes de grandes empresas e com planos de crescimento constante.

  • aluguer de apartamentos sazonais em barcelona

 

Onde se encontra o 22@ de Barcelona?

Esta zona de Barcelona se encontra no distrito de Sant Martí. É uma zona ampla que inclui os bairros de Poblenou, Llacuna de Poblenou e Provençals de Poblenou. O distrito vai até a Plaça de les Glòries dos dois lados da Diagonal e até quase chegar na praia.

Se vocês querem conhecer mais sobre este bairro, te aconselhamos que leia este artigo sobre o bairro de Poblenou.

Uma das praias que compõem o bairro de Poblenou

Foto de Joanbrebo via VisualHunt

Objetivo do 22@, o distrito tecnológico de Barcelona

Esta zona foi desenhada para incentivar o crescimento econômico da cidade, apostando com firmeza nos negócios de tecnologia e geradores de conhecimento. É por isso que também se a conhece como o distrito tecnológico de Barcelona.

Além disso, esta parte de Poblenou não está só pensada para empresas, o 22@ também inclui em suas projeções zonas residenciais, zonas verdes, equipamentos e serviços para as pessoas que vivem lá.

Sem deixar de lado a obrigação de conservar o patrimônio arquitetônico do distrito na remodelação. Uma forma visual de manter vivo o espírito deste bairro industrial.

Os melhores imóveis para alugar em Barcelona

Viver no distrito 22@ de Barcelona

Vem a Barcelona para trabalhar ou estudar no 22@? Nesta parte, te oferecemos uma seleção incrível de apartamentos nos três bairros onde se encontra este distrito.

Te aconselhamos que olhe a nossa seleção de apartamentos para alugar em Poblenou ou também a de apartamentos para alugar em Llacuna de Poblenou para estar mais próximo da Plaça de Glòries. Se preferir, cruzando a Diagonal até o norte, você encontrará os nossos apartamentos para alugar em Provençals de Poblenou.

Lista de empresas do 22@ de Barcelona

Por que criar um bairro para inovação? O objetivo é claro, a proximidade entre as empresas gera uma interação entre as pessoas. E esta união provoca que se criem novas oportunidades de negócio e empreendimento.

Algumas das empresas de maior renome que se encontram dentro do distrito 22@ de Barcelona são as seguintes:

  • Mediapro
  • Thoughtworks España
  • Adevinta
  • Aenor
  • Amazon
  • Cisco Systems
  • T-Systems

Na página oficial da associação de empresas, 22@Network, você poderá encontrar todas as empresas associadas que se encontram no Distrito 22@ de Barcelona.

Torre Agbar iluminando uma das avenidas da cidade

Photo de UT440 131M via Visualhunt.com

Universidades e centros de formação no bairro 22@

Outra das características principais do distrito 22@ de Barcelona foi criar conhecimento. Várias universidades e centros de estudo abriram sedes dentro desta zona ampla da Cidade Condal.

  • Universitat Pompeu Fabra (UPF)
  • Universitat de Barcelona – Institut de Formació Contínua (UB – IL3) 
  • Centro de Diseño de Barcelona (BAU)
  • Estudis de Ciències de la Salut (UOC)
  • Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB)

Para mais informações sobre os centros de aprendizagem da cidade, por favor, visite este artigo sobre os Os 6 melhores bairros para viver em Barcelona se você é estudante, e veja a parte de Sant Martí.

Além disso, a prefeitura de Barcelona também colabora com a causa e, por isso, tem uma importante instituição localizada no bairro. Estamos falando do escritório para o desenvolvimento de empresas e formação aos barceloneses, Barcelona Activa. O site oficial da instituição conta um pouco de sua história.

Artigo relacionado: As melhores escolas de formação profissional em Barcelona

Edifícios futuristas de Barcelona no distrito 22@

Por outro lado, a reconstrução do 22@ veio marcada pela construção de edifícios futuristas. Esse planejamento urbanístico trouxe vários projetos arquitetônicos vanguardistas

Dar uma caminhada pelas ruas nos permite adiantarmos alguns anos no futuro. Esses são alguns dos exemplos mais emblemáticos: 

  1. La Torre Glòries do arquiteto Jean Nouvel
  2. Barcelona Growth Centre (antes Media TIC) do arquiteto Enric Ruiz Geli
  3. Comisión de Mercados de Telecomunicaciones de Batlle i Roig Arquitectes
  4. Remodelação da fábrica Can Framis do arquiteto Jordi Badia
  5. O edifício Imagina – Mediapro dos arquitetos  Carles Ferrater, Patrick Genard e Xavier Martí
  6. O edificio Interface, também de Batlle i Roig Arquitectes

Conhece ShBarcelona?

O futuro dos escritórios do 22@ com o trabalho remoto

Em novembro de 2020 se celebraram os 20 anos do projeto urbanístico 22@ com uma refundação.

Depois deste evento de voltar a começar, ficou claro que a prefeitura de Barcelona continua impulsionando o projeto do 22@, já que dentro do Plan General Metropolitano (PGM), a prefeitura destinou uma seção para o chamado distrito tecnológico de Barcelona. 

No entanto, o governo municipal propõe três grandes diferenças em relação ao plano inicial de 1999.

Empresas mais diversas

O primeiro ponto é que a administração quer abrir o leque de empresas que podem vir a este bairro empresarial. 

O governo municipal estende a mão tanto a companhias relacionadas com as novas tecnologias, como também aquelas que tenham o foco na economia verde ou solidária.

A maneira de atrair estas empresa é bonificando com um plus de construção a ditas empresas, o primeiro projeto do 22@ já funcionou e se espera que o volte a fazer.

Devido ao fato do trabalho remoto liberar metros quadrados de escritórios, isto ajuda o preço do aluguel para empresas cair e, portanto, que mais empresas optem por contratar escritórios

Assim que é muito positivo para a cidade contar com um espaço desenhado exclusivamente para o aluguel de espaços empresariais.

Mais espaço destinado aos apartamentos para alugar

O segundo ponto do acordo municipal é construir novos edifícios, mas com uma quantidade residencial maior e com preços mais acessíveis que os do resto da cidade.

Monumento a Josep Trueta em Poblenou

Foto de Joanbrebo via VisualHunt.com / CC BY-NC

Para colocar uma cifra, enquanto que no primeiro modelo do 22@ o número de vivendas era de 9.330, nesta refundação do distrito 22@, o plano da prefeitura indica que serão 15.800 imóveis para viver.

Ruas mais naturais no 22@

O terceiro ponto do novo PGM para o distrito tecnológico de Barcelona é que um terço das ruas sejam “verdes” Isto quer dizer que 70% do espaço público esteja destinado aos pedestres e a vegetação. Uma opção muito em harmonia com o vizinho e super quarteirão de Poblenou.

O que você pensa do distrito 22@? Você gostaria de viver ou trabalhar nesta zona? Deixe os seus comentários abaixo

Fontes:

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário