blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

7 conselhos para economizar na conta de luz

Homem faz as contas para economizar a luz da casa
Escrito por Marcel

Escutamos habitualmente que a “conta de luz subiu” e logo se acendem todos os nossos alarmes. Ninguém gosta que o preço da sua conta aumente e muito menos o da eletricidade, já que não costuma ser precisamente barata.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

Estamos ouvindo isso mais do que nunca. E é que houve uma mudança no modelo da conta de luz.

Agora, aqueles usuários que estão tanto no mercado regulado, onde a tarifa varia de acordo com o horário, o dia e a demanda de energia, quanto no mercado livre, onde o preço é fixado pela empresa comercializadora, verão um aumento em sua taxa a partir de 1 de junho de 2021.

Se você ainda tem dúvidas sobre como a nova fatura o afetará, fique e leia porque é do seu interesse. Também daremos algumas dicas práticas sobre como economizar na conta de luz.

Conheça nossos imóveis para alugar em Barcelona

Última atualização na conta de luz: mudanças a partir de 1 de junho de 2021

Como mencionamos anteriormente, esta mudança envolve todos os consumidores domésticos que tenham contratado uma potência de 15kw ou menor, que verão as mudanças refletidas na discriminação de tempo.

Qual o objetivo dessa mudança na conta de luz?

Os novos intervalos de tempo foram principalmente criados para serem mais ecológicos e reduzirem o consumo de eletricidade.

Certamente, muitos de nós consumimos menos energia do que temos contratada, gerando um gasto econômico maior e desnecessário.

Quase todos nós consumimos a mesma luz em horários muito específicos, e isso faz com que ao longo do dia ocorram picos de consumo de energia que saturam o mercado e o preço do quilowatt seja consequentemente maior.

Conta de luz

Imagen via Unsplash

A primeira novidade que esta nova fatura traz é a possibilidade de contratar duas potências diferentes no seu apartamento: uma menor para as horas onde menos energia é consumida, e uma maior para a faixa onde vamos gastar mais luz.

Geralmente, à noite o uso de energia é bastante reduzido, já que não fazemos muito uso de eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos, enquanto ao longo do dia a demanda é maior e, portanto, consumimos mais.

Desta forma, com a nova tarifa se pretende incentir a economia de energia elétrica em horários menos solicitados e ser mais eficientes nas nossas casas mudando um pouco os nossos hábitos de consumo.

O Governo aprovou recentemente a redução do imposto IVA na conta de luz de 21% para 10% para aliviar o grande aumento que muitas casas irão sofrer. Está previsto que se aplique até ao final do ano, e só afeta os consumidores considerados vulneráveis ​​ou com potência contratada de no máximo 10kw, os mesmos que sofrerão alterações na sua tarifa de energia elétrica.

Mudanças na conta de luz

Imagen via Freepik

Novos períodos de tempo: Quais são os horários mais caros?

A segunda mudança que veremos é a implementação da discriminação horária em todas as contas de luz.

A partir de agora, as faixas horárias vão de 2 a 3, o que significa que haverá uma nova faixa horária em que a eletricidade será mais cara e outras em que será mais barato para consumir energia.

As novas seções são as seguintes:

Hora pico: Nessas horas, o custo será o maior dos três. Vai de segunda à sexta-feira, das 10h00 às 14h00 e das 18h00 às 22h00

Hora normal: É o ponto médio. Compreende de segunda a sexta-feira das 8h00 às 10h00, das 14h00 às 18h00 e das 22h00 às 00h00

Hora econômica: É a faixa mais barata de todas. Vai de segunda à sexta-feira, das 00:00 às 08:00 e todos os fins de semana e feriados

Economizar luz: siga estes 7 conselhos

Vamos por as mãos na massa. Existem muitas maneiras de economizar energia em casa, algumas podemos colocar em prática hoje mesmo; outras necessitaram de uma certa margem de tempo e planejamento para poder ver os resultados em nossa conta mensal.

Comecemos pelos conselhos para economizar a conta de luz que você pode fazer agora mesmo:

Vigie a calefação

Este é, sem dúvida, um dos pontos chaves a se ter em conta no gasto de consumo mensal. Os meses mais frios de inverno nos obrigam aquecer os nossos lares. No entanto,  não fazê-lo de forma eficiente produz “picos” de energia que recaem diretamente sobre o gasto da conta de eletricidade.

A temperatura ideal no interior de uma casa se encontra entre 19º e 21º durante o dia e entre 15º e 17º a noite enquanto dormimos. No entanto, como podemos regularizar a temperatura e manter a nossa casa sempre dentro dessas margens? Utilizando o termostato e programando o início, fim e graus de temperatura do nosso sistema de calefação.

A ideia é gerar o menor número possível de mudanças bruscas de temperatura em casa. Esta é a maneira mais eficiente de consumir menos energia com a calefação.

📌 Aproveite ao máximo as horas de sol para manter as persianas levantadas e deixar que a temperatura aumente sozinha dentro da casa. Ao chegar a noite, é recomendável baixar as persianas de modo hermético
 
Economize na conta de luz

Foto via Pixabay

Artigo relacionado: Tipos de calefação para o seu lar

Esqueça os aparelhos em stand-by

Com certeza você já viu mais de uma vez a típica luz vermelha de um aparelho que está aparentemente desligado. Aparentemente, exato, pois este processo o chamamos de consumo silencioso, já que se trata de aparelhos apagados, mas ligados. Se calcula que apagá-los por completo pode significar uma economia de 10% de todo o consumo de eletricidade. Isto equivale a uma média de 52€ de economia por ano.

Use os seus eletrodomésticos de forma eficiente

Do mesmo jeito que acontece com a calefação, também é recomendável usar os eletrodomésticos de forma inteligente e eficiente. Você sabe como fazer para conseguir economizar na conta de luz? Siga as seguintes dicas:

  • Geladeira: é o eletrodoméstico que mais consome, sobretudo quando está aberto. Por isso, o melhor é abrir uma vez que saibamos o que pegar nela. Também te recomendamos posicionar a geladeira distante das fontes de calor, como, por exemplo, fornos e vidrocerâmicas.
  • Lavador de pratos: economize luz utilizando programas curtos e ecológicos, que funcionem a 50º
  • Máquina de lavar: sempre que você puder, lave com água gelada e programas curtos. A roupa do dia a dia não precisa de grandes temperaturas para ficar limpa!
Como economizar na conta de luz

Foto via Unsplash

Escolha gadgets com boa eficiência energética

Hoje em dia, muitos aparelhos eletrônicos que podemos comprar estão classificados em três tipos de eficiência energética: A, A+, A++. Estes são capazes de consumir até 55% menos de energia.

Para economizar na conta de luz, te recomendamos que antes de comprar um eletrodoméstico ou gadget eletrônico, tenha certeza que tem um tipo de eficiência energética que seja conveniente. Vale ressaltar que estes aparelhos são um pouco mais caros, mas com o passar do tempo ajudam a reduzir o preço da conta de luz.

Renove as lâmpadas da sua casa

Uma das opções mais demandadas atualmente é a utilização de lâmpadas de baixo consumo. Estas vão aumentando a sua capacidade de iluminação a medida que estão acendidas, consumindo pouca energia desde o início. É uma mudança simples que ajuda a economizar a luz.

Por outro lado, também se utiliza muito a iluminação LED, capaz de gerar muita luz com muito pouco consumo. Talvez trocar todas as lâmpadas de casa seja utópico, mas fazê-la progressivamente nas partes onde passamos mais horas à noite pode nos ajudar a economizar a conta de luz.

Como economizar energia em casa

Foto via Pexels

Agora que você ja sabe o que mais consome luz em casa e, portanto, pode modificar alguns dos hábitos energéticos que está acostumado, é o momento de falar daqueles aspectos que te ajudarão a economizar luz, mas que devem ser administrados com o tempo. São as seguintes:

Revise a potência contratada

É fundamental ter conhecimento da potência energética que você tem contratada. Aproximadamente, 15 KW representam quase 50€ de gasto ao ano. Alguma vez a energia da casa caiu completamente? Isto acontece quando você tem aparelhos que consomem muito e, quando ligados ao mesmo temo, superam a potência máxima contratada.

Se, ao contrário, você nunca teve este problema, é possível que tenha muita potência contratada para o consumo energético necessário. Então é o momento de fazer cálculos!

📌 Se você não sabe como, aqui te explicamos de uma forma fácil: revise quanto gasta cada eletrodoméstico de casa. Revise o seu consumo quando estão ligados ao mesmo tempo. Somado a isto, adicione uma margem para a iluminação e outros aparelhos eletrônicos pequenos. Desta maneira, você terá uma ideia aproximada da potência que realmente precisa contratar
 
O que consome mais luz em casa

Foto via Pexels

Conhece ShBarcelona?

Se você chegou até aqui, já está pronto/a para ver como a conta de luz baixará no seu lar! Se você conhece estes conselhos, nos conte nos comentários outras maneiras sobre como economizar a conta de luz.

Fontes:

 

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário