blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Os bairros de Barcelona

Os melhores bairros de Barcelona para se viver

Visão panorâmica de Barcelona
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Barcelona é uma cidade inovadora, cosmopolita e cheia de oportunidades e, por isso, se tornou um dos destinos favoritos para se viver.

Milhares de jovens planejam estudar na capital da Catalunha por sua ampla gama de universidades. Empreendedores veem em Barcelona a cidade perfeita para abrir seu próprio negócio, e muitas famílias querem se estabelecer para viver com todo o conforto e serviços.

E você? Acabou de chegar e ainda não sabe onde vai ficar? ShBarcelona apresenta os melhores bairros de Barcelona para se viver.

Os bairros de Barcelona

Imagem panorâmica da cidade de Barcelona, com o mar ao fundo

Foto por Visual Hunt

Desde 1984, a Ciudad Condal é administrativamente dividida em dez distritos que, por sua vez, são subdivididos em um total de 73 bairros, bastante diferentes entre si e com particularidades marcantes: há os mais cool, os que estão bem perto do centro da cidade, os que são os prediletos dos estudantes…

Há, também, os praianos, os tranquilos e os mais exclusivos. Antes de seguir lendo e para que você comece a se familiarizar com as localizações, dê uma olhada no mapa oficial dos bairros de Barcelona.

Artigo relacionado: Distritos em que os apartamentos foram mais revalorizados

As melhores áreas de Barcelona

Vamos nos concentrar, então, nos bairros mais exclusivos de Barcelona, isto é, os da zona nobre, situados nas áreas periféricas. Em suma, são alguns dos melhores bairros de Barcelona para se viver, mas também os mais caros.

Distrito de Les Corts: 3 bairros

Avinguda Diagonal, em um dos melhores bairros da cidade de Barcelona

Foto por Visual Hunt

Les Corts: era um município antigo que foi anexado a Barcelona, e se tornou um bairro residencial de classe média. Ele atua como uma ponte entre a tranquilidade da zona nobre e a agitação do bairro operário de Sants.

Conta com um pequeno comércio de bairro, e o eixo comercial está, sobretudo, na Avinguda Diagonal (com o centro comercial l’Illa como a atração principal). Em relação às residências, predominam grandes blocos de apartamentos de qualidade  média / média alta.

La Maternitat i Sant Ramon: esse bairro, localizado na zona periférica esquerda (entre os municípios de L’Hospitalet de Llobregat e Pedralbes), é o resultado da expansão de Les Corts para Llobregat. Sua localização faz com que seja uma porta de entrada para a cidade, tanto pela Diagonal quanto pela Carretera de Collblanc.

É muito conhecido por ser um dos núcleos da atividade universitária, além de ser o lugar onde encontramos o estádio do FC Barcelona, ​​o Camp Nou.

Os eixos comerciais estão na Avinguda de Madrid e na Carretera de Collblanc, e há outras áreas com grandes instalações esportivas, universitárias e sanitárias.

Pedralbes: trata-se de uma das áreas residenciais mais exclusivas de Barcelona, sendo ela a mais cara. Ocupa a área periférica na zona oeste da cidade, desde a serra até a área mais urbana da Diagonal.

Caracteriza-se, também, por ser uma das áreas mais calmas e isoladas de barulho, com ruas arborizadas e bastante tranquilas. Suas principais vias são a Avinguda de Pedralbes e a Avinguda d’Esplugues, embora, em geral, o bairro tenha poucas lojas, que são bem dispersas. A maioria delas está concentrada na Carrer del Doctor Ferran.

É na zona mais nobre de Pedralbes que encontramos as enormes e luxuosas mansões, sendo algumas delas muito bem ajardinadas. Na área menos nobre, existem apartamentos de alto padrão, situados em blocos isolados e cercados por áreas comunitárias privadas.

Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Les Corts

Distrito de Sarrià-Sant Gervasi (6 bairros)

Um dos pontos mais conhecidos de Sarrià é a sua praça de mesmo nome, a Plaça de Sarrià

Foto por Visual Hunt

El Putxet i el Farró: é formado por dois núcleos, o Putxet, ao norte e o Farró, ao sul. El Putxet é uma pequena montanha que se estende entre Sant Gervasi, limitando com Vallcarca i Penitents.

Em El Farró, destacam-se as casas baixas com quintais interiores e as casas geminadas. No coração desse bairro, estão os belos ​​Jardins del Turó del Putxet. É habitado por cidadãos da classe alta. No passado, o território era uma das zonas preferidas dos burgueses durante o verão.

Sarrià: por todas as suas virtudes, é o bairro mais caro de Barcelona. Também localizado na zona periférica (junto à lateral esquerda da Serra de Collserola), foi o último município autônomo a ser anexado à cidade, tornando-se um bairro. Apesar da mudança, ainda mantém sua identidade e ares de vila.

A Carrer Major de Sarrià é a mais movimentada. Nela, encontramos desde grandes casas unifamiliares de baixa altura até apartamentos de luxo. É um refúgio para as pessoas da classe média alta.

Sant Gervasi – La Bonanova: seu nome o distingue do bairro vizinho de Sant Gervasi – Galvany, que corresponde à «zona baixa» e está diretamente associado ao nome de Sant Gervasi. As ruas são bem íngremes, já que estão localizadas nas imediações da Serra de Collserola. As ruas mais comerciais são as de Mandri e Muntaner, e na «zona alta», existem vários centros educacionais, sociais, religiosos e culturais.

Sant Gervasi – Galvany: limitado por Gràcia e l’Esquerra de l’Eixample, é o bairro comercial mais urbano, popular e movimentado da «zona alta», já que a maioria de suas ruas tem bastante comércio. Existem edifícios de todos os tipos, como residências unifamiliares e multifamiliares de baixa altura e grandes apartamentos de alto padrão. Em relação ao poder econômico dos moradores desse bairro, a parte central é ocupada pela classe média-alta; no setor esquerdo, por sua vez, predomina a classe alta.

Les Tres Torres: trata-se de um bairro residencial de classe alta, com ruas arborizadas, agradáveis ​​e calmas. Embora não tenha muita atividade comercial, possui serviços e instalações de grande qualidade.

Vallvidrera, El Tibidabo i Les Planes: essas três áreas urbanas de uso residencial estão localizadas na Cordilheira Litoral Catalã, na Serra de Collserola, totalmente afastadas do território urbanizado de Barcelona. Ali, predominam residências de alta qualidade, casas unifamiliares isoladas, torres antigas e imóveis de construção mais recente. Há um pequeno comércio, e os moradores são da classe média alta.

Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Sarrià-Sant Gervasi

Qual bairro de Barcelona é o melhor para se viver?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário