blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Tipos de calefação para o seu lar

Escrito por Rodrigo

Em dias de inverno, não há nada melhor do que chegar em nossa casa, e nos sentirmos aquecidos. Um lar com uma temperatura amena é importante para que tenhamos uma boa qualidade de vida, sobretudo se vivemos em regiões onde, nessa estação, as temperaturas despencam com muita intensidade.

Podemos esquentar nossa casa de diferentes maneiras, desde as opções mais tradicionais até alternativas muito mais sustentáveis que nos permitem economizar por bastante tempo, embora essas requeiram um investimento inicial maior.

Caso você esteja pensando em instalar um sistema de calefação em sua casa, ou queira substituir o que tem, acompanhe as dicas que ShBarcelona tem sobre tipos de calefação para o seu lar.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Artigo relacionado: Prepare sua casa para o outono

Lar confortável, lar feliz

Modelo de calefação instalado numa parede amarela

Foto de Gelly via Pixabay

Conhece ShBarcelona?

Vantagens e desvantagens

Os diferentes tipos de calefação residencial têm vantagens e desvantagens. O aquecimento em casa a gás natural é um dos mais utilizados nas cidades e seus arredores. Sua instalação requer radiadores e uma caldeira. A parte mais complicada da instalação é a montagem do circuito de tubos, conectados à caldeira, e por onde circula a água quente que proporcionará o calor por meio dos radiadores.

Outros pontos importantes a serem levados em conta para a instalação são a necessidade de se fazer obras, o grande investimento inicial e uma manutenção de qualidade. Com esse mesmo sistema também temos o aquecimento a diesel, uma boa opção para uma pessoa que more em um povoado, ou em uma casa que não tenha acesso ao abastecimento de gás natural.

Uma das desvantagens desse tipo de sistema é ter que armazenar o combustível e, para isso, é preciso ter um grande reservatório, que precisa ser constantemente preenchido. O diesel é uma energia muito poluente, e é considerada uma das menos sustentáveis.

Artigo relacionado: Instalar ar-condicionado em casa

Modelo de calefação no solo

Foto de krenok43 via Pixabay

Quer vender o seu apartamento? Entra

Um dos sistemas de calefação mais utilizados ultimamente é o piso aquecido radiante. Trata-se de um sistema de tubos por onde passa a água quente, instalados sob o piso da residência. O calor gerado estende-se por toda a casa de uma forma muito mais homogênea do que com os radiadores de gás natural.

Esse tipo de calefação é sinônimo de economia nas faturas, pois a água circula com uma temperatura menor, e os sistemas que acompanham a instalação são capazes de gerar calor de forma mais eficiente (aerotermia, geotermia, caldeiras de condensação ou baixa temperatura, e energia solar). Suas únicas desvantagens são as obras para sua instalação e o alto custo inicial. O aquecimento por bomba de calor tem um funcionamento igual ao do ar condicionado, porém, logicamente, inverso.

Por meio da eletricidade, o ar frio é transformado em calor. Como vantagens, tem uma instalação simples, aquece o ambiente de forma rápida, é um sistema limpo, tem um baixo custo de manutenção, e permite que a mesma máquina seja utilizada durante o verão como ar condicionado.

Por outro lado, em climas muito frios, não funciona muito bem, pois quanto mais frio, menor será o rendimento da máquina na geração de calor, e se for utilizada durante muitas horas, acarretará em um notável aumento na fatura de energia elétrica.

Outro sistema de calefação  elétrica de fácil instalação e manutenção é o aquecimento com radiadores elétricos por convecção. É um sistema limpo e de baixo consumo. Seu ponto negativo é que, caso você precise aquecer uma casa muito grande, precisará de muitas peças, o que pode elevar consideravelmente o custo da instalação.

Qual desses tipos de sistemas de calefação é mais vantajoso para você?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário