blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Compre um apartamento em Barcelona

Como entender um contrato de depósito em 3 passos

Como entender o depósito em 3 passos
Escrito por Marcel

Tomar a decisão de comprar um apartamento não é fácil. Durante este processo, muitos fatores influenciam a compra-venda, como o preço, o estado do imóvel ou adaptação ao nosso orçamento.

Agora imagine que você tenha encontrado A casa: ela está situada em um bairro do qual você sempre quis morar, é grande, pode ser pagado (financeiramente falando) e, além disso, você só precisará fazer alguns pequenos reparos. O problema: está em alta demanda.

  • comprar apartamentos em barcelona

 

Para começar, o que é contrato de depósito?

Quando pensamos em comprar um apartamento em Barcelona, ​​não podemos manter apenas o preço da vivenda, mas devemos somar todos os impostos e despesas associadas à operação que até que não paguemos, não poderemos dizer que possuímos isto.

Quando estivermos convencidos de que queremos ficar com aquele apartamento, podemos acordar com o vendedor/a para reservar ele através de um contrato de depósito, chamado no Brasil de depósito caução.

Portanto, o que é um contrato de depósito? É o documento que garante que o vendedor concorda em vender o apartamento ao comprador através de um pagamento como sinal, que normalmente equivale a 10% do valor total do imóvel.

Encontre o apartamento ideal com ShBarcelona

O que é contrato de depósito caução

Imagen via Pexels

Neste contrato, ambas as partes têm obrigações a cumprir:

  • Por parte do vendedor, como acabamos de mencionar, ele deve assegurar ao interessado/a que cederá a vivenda e não aceitará outras propostas.
  • Por parte do comprador, ele se compromete a comprar o imóvel e cumprir as cláusulas estabelecidas no contrato.
💡Relembre
A quantidade de dinheiro que é abonada no conceito de sinal costuma ser 10% do valor total do apartamento.

Informação que o contrato de depósito deve conter

Dependendo do tipo de contrato que vamos assinar, que discutiremos na próxima seção, o documento deve conter informações específicas, previamente acordadas entre ambas as partes.

No entanto, o contrato de depósito de compra de uma vivenda deve conter as seguintes informações básicas:

  • Dados pessoais dos interessados
  • Descrição e identificação do imóvel
  • Preço final da vivenda
  • Tipo de contrato (penitencial, confirmatório ou penal)
  • Forma que será feita o pagamento
  • Quantidade de dinheiro entregue como depósito (o referido montante será deduzido do preço total)
  • Consequências por imcumprir o contrato
  • Prazo para formalizar a escritura pública de compra-venda
  • A distribuição das despesas associadas à compra-venda
  • Assinatura de ambas as partes
📌 Você deve saber que
Além da informação mencionada, no caso de que, por exemplo, o apartamento se vende mobiliado ou com hipoteca pendente de ser paga, o contrato incluirá algumas cláusulas adaptadas para cada situação.

2. Tipos de contratos de depósito

Existem três tipos de contratos de depósito para formalizar o acordo entre comprador e vendedor. Cada um deles contém consequências diferentes em caso do incumprimento de contrato:

Contrato de depósito penitencial

Também chamado de contrato de rescisão, neste contrato ambas as partes podem rescindir livremente o contrato e não será exigido o pagamento por danos ou prejuízos.

No caso de ser o comprador que descumpriu o contrato, o vendedor pode reter o sinal de que foi abonado. No caso que seja o vendedor quem decida rescindir o contrato, ele deverá devolver o valor entregue como depósito ao comprador em duplicata no conceito de sinal.

Atualmente, é o tipo de contrato mais utilizado na compra-venda de vivendas. Este contrato está regulamentado pelo artigo 1.454 do Código Civil.

Existem até 3 tipos de contrato de depósito

Imagem via Pexels

Contrato de depósito confirmatório

Regidos pelo artigo 1.124 do Código Civil, os depósitos confirmatórios são semelhantes aos penitenciais, pois também se entrega uma quantia em dinheiro pré-determinada como sinal.

No entanto, se o contrato for descumprido, o modelo de contrato confirmatório não oferece liberdade para rescindir o contrato e não servirá de indenização para a parte afetada, mas é possível exigir que a compra-venda seja efetuada ou processar a outra parte para poder reclamar os danos e prejuízos da rescisão.

Artigo relacionado: Quanto custa escriturar um apartamento ou uma casa em Barcelona?

Contrato de depósito penal

Nos contratos de depósitos penais, regidos pelo artigo 1.152 do Código Penal, o sinal entregue é estabelecido como indenização em caso de descumprimento contratual por alguma das duas partes.

Da mesma forma, a parte afetada também pode exigir que o contrato seja cumprido e, portanto, que compra-venda do imóvel seja realizada.

Lindos apartamentos podem ser encontrados no ShBarcelona

Apartamento à venda no ShBarcelona

3. Como redatar o contrato de depósito da compra-venda de vivenda

Uma vez que tenhamos todas as informações que devem ser incluídas e o tipo de depósito que usaremos, é hora de redigir o documento jurídico.

💡 Relembre
O contrato de depósito não é um documento obrigatório para formalizar a compra-venda de uma vivenda, mas é altamente recomendável para poder pactar entre ambas partes (compradora e vendedora) que a operação será realizada com segurança.

Se a operação de compra-venda for efetuada por meio de uma agência imobiliária, a agência será responsável de redigir o contrato de depósito. Assim você economiza todo o gerenciamento de fazer por conta própria.

No ShBarcelona cuidamos de redigir o documento para você e atuamos como intermediários entre ambas as partes, inclusive no momento do pagamento da reserva do imóvel, já que nós receberemos o valor em dinheiro e o pagaremos diretamente ao comprador/a.

Artigo relacionado: Guia completo sobre a fiança de aluguel do apartamento

Baixe o modelo de contrato de depósito penitencial

No caso da compra-venda entre particulares e não ter a intermediação de nenhuma empresa, você pode redigir contrato de depósito penitencial para a compra-venda de uma vivenda por conta própria através deste modelo disponibilizado, uma vez que é o tipo de contrato de depósito mais usado atualmente.

Baixe aqui o modelo de contrato de depósito penitencial

No entanto, uma vez redigido, é importante revisá-lo com o auxílio de um profissional para assegurar que todas as cláusulas descritas estejam corretas, em que ambas as partes concordam com todas as informações contidas, pois este documento será usado a posteriori pelo cartório para formalizar a escritura de compra-venda.

Você tem alguma dúvida sobre o contrato de depósito?

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário