blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Conheça seus direitos e evite fraudes imobiliárias

O que é uma auditoria energética e para que serve?

Auditoria energética é uma forma de compreender o consumo de luz em Barcelona
Escrito por Marcel

Quando falamos de auditoria, geralmente vem na cabeça as que são realizadas em empresas. Talvez você não saiba que existe a possibilidade de solicitar uma auditoria energética para obter informações úteis para aplicar ações de econômicas e melhorar a eficiência energética. Contamos tudo em detalhes neste artigo.

O que é uma auditoria energética?

A auditoria energética é um estudo realizado por profissionais através do qual obtêm dados precisos sobre os fluxos de energia em um edifício, sistema ou indústria em geral.

principal objetivo deste estudo é coletar dados para posteriormente criar um plano de ação em que o consumo possa ser reduzido. Graças a isso, se terá como consequência uma economia energética, o meio ambiente será cuidado e haverá menos gastos com a conta de luz a cada mês.

Artigo relacionado: Você precisa de certificado energético para alugar o seu apartamento?

Por que fazer uma auditoria energética?

Basicamente para obter dados que ajudem a conhecer o comportamento energético do espaço. Assim será possível saber qual é a quantidade real de energia consumida e onde se encontra o maior consumo.

Ainda neste relatório, é possível conhecer o estado atual das instalações caso seja necessário aplicar alguma alteração específica para melhorar o serviço.

Como uma análise geral, será visto se o uso feito das instalações está correto e quais são as melhores medidas de economia para aquele apartamento ou edifício.

Sendo algo tão detalhado, o que se tenta a todo o momento é chegar ao cálculo do custo de energia que o espaço necessita para que não pague mais.

ShBarcelona, a sua imobiliária com mais de 20 anos de experiência

Quando é conveniente realizar uma auditoria energética?

Recomenda-se solicitar uma auditoria nos casos em que seja detectado alto consumo de energia. É aí que o custo de uma auditoria energética será amortizado rapidamente, aplicando as ações necessárias para economizar energia. 

Por exemplo, em uma Comunidade de Vizinhos, se o custo for dividido entre todos os apartamentos, em poucos meses eles verão a mudança, recuperarão o investimento e terão economia de longo prazo. 

Auditoria energética ajuda a diminuir o consumo de luz em Barcelona

Foto via Unsplash

A mesma coisa acontece no caso das empresas. Se o custo da conta de luz for muito alto, a análise das diferentes circunstâncias levará à conclusão de como melhorar a instalação e contratar o que efetivamente se consome.

Mas para que a auditoria seja bem sucedida, ela deve ser feita com profissionais do setor. Se você contratou um seguro ou uma agência, esse serviço costuma estar incluso nos serviços gerais do seu imóvel ou pelo menos eles saberão te dizer qual é a melhor empresa para isso. Na ShBarcelon, nos preocupamos em integrar este serviço a todos os proprietários que confiam em nós. 

Exemplo de uma auditoria energética

Embora exista um regulamento de auditoria energética, os passos seguintes são os que os auditores costumam realizar na prática ao prestar este serviço. Uma imobiliária experiente em Barcelona saberá como orientá-lo no processo, já que a auditoria energética é um extra na venda de um apartamento ou uma economia considerável ao alugá-lo por temporadas ou à longo prazo. 

1. Obter e planejar os dados de instalação 

É a primeira fase e talvez a mais importante de todas. Aqui o que o auditor vai fazer é estudar todos os dados que vai obter.

A primeira coisa será fazer uma entrevista no local para analisar e coletar todas as informações possíveis. Por exemplo, ele solicitará contas de luz anteriores, plantas das instalações do local, etc. 

Depois disso, é passado para a parte da inspeção visual de forma muito breve . Também em alguns casos são feitas algumas perguntas às pessoas que moram ou trabalham no local. Com todos esses dados, é feito um relatório preliminar. 

  • seguro de habitação em barcelona

 

2. Estudo e medições experimentais

O próximo passo será a realização de diferentes estudos de acordo com o relatório preliminar. É importante destacar aqui que medidas serão utilizadas para certificar as informações de acordo com as normas vigentes. 

3. Diagnóstico final da situação

De acordo com os valores que foram obtidos, será feito um diagnóstico geral. Aqui é feito o cálculo dos diferentes parâmetros para saber qual energia realmente deve ser contratada e qual será o seu custo.

4. Análise das ações de melhoria

Com os cálculos e dados anteriores, é feita uma análise de quais serão os melhores que devem ser aplicados para obter ótimos resultados no consumo de energia . 

5. Proposta final para melhorar o consumo 

Por fim, é feita uma lista de propostas onde se reflete o consumo atual e qual seria o consumo futuro se as ações de auditoria fossem aplicadas. Essas ações recomendadas podem ser muito variadas desde o fato de reduzir a potência do fornecimento, alterar a tarifa, mudar de empresa, fazer uma instalação fotovoltaica, entre outros.

Se você tem um imóvel em Barcelona para vender ou alugar, recomendamos sua realização com profissionais. Consulte-nos sobre serviços gerais para sua propriedade!

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário