blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Os conselhos dos nossos colaboradores

Qual é a melhor orientação de um apartamento em Barcelona?

Conheça a melhor orientação de um apartamento em Barcelona
Escrito por Marcel

Você sabe qual tipo de orientação é a melhor em um apartamento ou casa em Barcelona? Quando procuramos por um apartamento em Barcelona, seja para alugar ou comprar, sempre estabelecemos alguns critérios que nos ajudam a encontrar o imóvel que melhor se adapte às nossas necessidades.

Geralmente, os parâmetros que temos mais presentes no pensamento são o preço, o bairro, a superfície, o estado em que se encontra, entre outros, mas nunca devemos nos esquecer da orientação de uma casa.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Neste artigo, nós revelamos quais são as orientações que têm mais horas de sol para serem desfrutadas assim como as vantagens e desvantagens que cada uma delas possui na Cidade Condal.

Quais apartamentos têm mais horas de sol em Barcelona?

Um apartamento orientado para o sul ou ao leste? Por que se dá tanta importância para isso? Com certeza, estas são algumas das perguntas que já nos fizemos quando falamos sobre a direção de um apartamento.

A principal razão pela qual se leva em consideração é para aproveitar ao máximo a luz natural, e em paralelo economizar energia e dinheiro no final do mês.

Artigo relacionado: 7 conselhos para economizar na conta de luz

Qual orientação é melhor para um apartamento em Barcelona

Foto via Unsplash

Quanto mais luz entrar pela janela, maior será o sentimento de acolhimento e conforto no apartamento

Apartamento orientado ao sul

Alugar um apartamento em Barcelona orientado para o sul implica que o imóvel receberá radiação solar em grande parte do dia durante praticamente todo o ano. Visto assim é algo positivo, certo? No entanto, é apenas beneficioso quando estamos numa cidade muito fria e com invernos longos.

No caso da nossa cidade, que geralmente tem um clima mais caloroso, embora sem temperaturas extremas, pode se tornar um inconveniente.

Tanta radiação solar contínua aquece muito o apartamento e, portanto, força o ar-condicionado ou os ventiladores ficarem ligados por muitas horas. Em outras palavras, o gasto com a luz sube.

Recomendações: colocar toldos ou cortinas opacas podem ajudar a reduzir a quantidade de luz que entra.

Apartamento orientado ao norte

Trata-se de uma orientação que só recebe luz natural direta pelas manhãs. Como aspecto positivo, podemos aproveitar a mesma quantidade de luz durante o resto do dia.

A desvantagem desta disposição em um apartamento é que provavelmente você tenha que ter usar um aquecedor para manter as estâncias principais aquecidas.

Desta maneira, você pode manter a temperatura desejada, já que a propriedade não receberá radiação e menos ainda no inverno.

Recomendações: esta orientação é ideal para estâncias como a despensa, o closet, disjuntor ou a lavanderia, pois não requerem radiação solar.

casa orientada ao sul em Barcelona

Foto via Unsplash

Apartamento orientado ao leste

É provável que esteja no ranking de melhor orientação de um apartamento em Barcelona, principalmente se você estiver pensando em alugar um apartamento em Barcelona. A luz entrará pelas manhãs e diminuirá de intensidade à medida que as horas passem. Isto permite que o apartamento esteja aquecido assim que começar o dia e diminuirá de temperatura conforme as horas avancem.

Tendo em conta que vivemos em um clima muito quente durante o verão, isso nos ajudará a não passar tanto calor à noite.

Recomendações: um aspecto que adiciona mais valor ao imóvel é que, além de ter uma orientação para o leste, tem vista para o mar. Imagine levantar todas as manhãs com o sol saindo do mar. Parece legal, né?

Se achar que entra muito luz no apartamento, você sempre pode optar por colocar toldos verticais que o ajudarão a controlar melhor a entrada da luz.

 

Apartamento orientado ao oeste

Neste caso, ter um apartamento orientado para o oeste nos permitirá ter muita luz a partir do meio-dia. Quais são as vantagens? Bom, vivendo em um lugar onde o tempo é mais gelado, isso nos ajudará a aquecer todas as estâncias para que à noite tenhamos uma temperatura perfeita e agradável.

Quais apartamentos têm mais horas de sol

Apartamento para alugar de ShBarcelona orientado ao sul

Embora os invernos geralmente sejam mais suaves e possam nos ajudar a economizar no uso da calefação, no verão sofreremos muito com o calor e, consequentemente, gastaremos muito mais em ar condicionado durante a tarde/noite.

Recomendações: evite situar os dormitórios ou as estâncias onde você permanece por mais tempo se não quiser abusar dos ventiladores ou instalar toldos verticais.

O Feng Shui e a distribuição de um apartamento

Certamente você pensou em Feng Shui quando leu sobre a orientação de um apartamento pela primeira vez, embora eles realmente não tenham nada a ver.

Se você chegou até aqui, significa que você leu sobre o que estamos nos referindo quando falamos sobre a disposição de um apartamento: para poder aproveitar de mais horas de sol e economizar energia no final do mês.

Melhor orientação apartamento

Foto via Unsplash

Por outro lado, temos o Feng Shui, uma técnica de decoração chinesa cujo objetivo principal é melhorar e equilibrar as energias do apartamento para o nosso bem-estar. A técnica valoriza aspectos como uma cromática de cores e distribuição específica tanto dos quartos como dos próprios móveis. Neste artigo, explicamos detalhadamente no que esta filosofia consiste.

Qual é a melhor orientação de um apartamento em Barcelona?

Avaliando as diferentes alternativas, embora existam mais fatores para levar em conta como o isolamento correto das paredes ou a altura real, a opção mais bem sucedida para viver em Barcelona e evitar grandes contrastes de temperatura seria a direção ao sudeste, uma mistura de ambos.

Se considerarmos as temperaturas que há tanto no verão como no inverno em Barcelona, poderemos desfrutar de luz natural ao longo do dia, enquanto no verão, o sol começará a entrar em nossas casas da tarde do meio-dia.

Encontre o seu apartamento para alugar em Barcelona

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário