blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Os conselhos dos nossos colaboradores

Humor espanhol com Polònia e Crackovia

Escrito por Clarissa

Não tem nada pior que estar completamente perdido numa conversa de bar. As barreiras idiomáticas acabam sendo superadas com a prática do catalão ou do castelhano no dia a dia, mas para participar do debate é preciso também uma certa bagagem local, conhecer as principais referências socioculturais do país. Para quem não curte muito ler jornal e mesmo pra quem gosta de estar bem informado, os programas de humor são uma maneira divertida de acompanhar a atualidade. Na Espanha, desde que a realidade, juntando a crise econômica com a corrupção endêmica, passou a ser bastante dura, as sátiras estão se convertendo numa espécie de alternativa light aos telejornais.

Polònia imita Puigdemont

Na Catalunha, dois programas são imprescindíveis para ir descobrindo as sutilezas do sentido de humor catalão e estar razoavelmente bem informado: Polònia e Crackovia. Ambos estão entre os líderes de audiência da TV3, a emissora regional da Catalunha. O Polònia faz sátira política e o Crackovia, uma crítica do futebol.

O Polònia acaba de completar dez anos no ar e, para se ter uma ideia de seu peso e influência, até Ferran Adrià, um dos melhores chefs do mundo, e o presidente da Catalunha participaram da celebração do 10° aniversário do programa.

Imitações de personagens famosos

A chave do Polònia são as imitações de personagens famosos, particularmente políticos, mas também atores, cantores, jornalistas, enfim, quem é notícia e faz parte da atualidade. Um pouco na linha da ironia britânica, eles têm um sentido de humor muito catalão. Prova disso é que o programa fracassou em outras três emissoras nacionais espanholas até emplacar com o público catalão na TV3. Desde então, mantem-se na liderança com uma quota de audiência média de 20%.

Nestes dez anos de vida, o Polònia já fez um total de 136 imitações de personalidades como Franco, Zapatero, Aznar, Rita Barberà, Barcenas, Rajoy, Pablo Iglesias, Ada Colau, Artur Mas e Carles Puigdemont. Agora faça um teste (de zero rigor científico): se conhecer menos de cinco nomes da lista, você sabe pouco sobre a atualidade local. Tem que assistir o Polònia antes de ir bater papo no bar com algum catalão. O programa é emitido todas as quintas às 21h55 e aos domingos às 13h.

Sátira do Futebol

O alvo da sátira do Crackovia é o futebol. Claro que a eterna rivalidade entre o Barça e o Real Madrid é um prato cheio, o que o programa sabe aproveitar bem e seus sketches chegam a ser virais na internet. O programa também é emitido pela TV3 e é outro líder de audiência. Os personagens imitados no Crackovia incluem Luis Enrique, Piqué, Messi, Iniesta, Neymar, Josep Pedrerol, Cristiano Ronaldo, Benzema, e Zidane e Florentino Pérez. Mais um teste nada científico: se conhecer menos de cinco nomes da lista, você sabe pouco de futebol. Sendo brasileiro, isso pode te colocar numa saia justa. Os espanhóis e catalães costumam pensar que os todos os brasileiros adoram este esporte. Melhor começar a assistir o Crackovia. O programa é emitido todas as segundas às 21h55 e também à tarde na terça-feira.

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

Deixe um comentário