blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Tendência

Principais fontes de notícias catalãs

Imagem de logotipo da TV3
Escrito por Rodrigo

O mundo atual produz e consome milhões de informações diariamente. O acúmulo delas foge a qualquer tipo de comparação quando analisamos os séculos anteriores. Não é necessário que saibamos de tudo que esteja acontecendo no planeta, mas é importante que nos informemos sobre aquelas questões que mais têm a ver com nosso cotidiano, como a educação, a segurança pública, a saúde e as dicas culturais.

Quando vivemos ou vamos para um outro país, precisamos ficar a par da atualidade local. Uma boa forma de fazermos isso é socializar-nos, ou seja, ir a alguns dos lugares mais frequentados pelos moradores e conversar com eles.

Entretanto, caso você seja uma pessoa um pouco mais tímida, ou não tenha muito tempo para sair, poderá acompanhar as notícias pelos jornais, televisão, rádio ou Internet. Neste artigo, ShBarcelona apresenta algumas das principais fontes de notícias catalãs.

Artigo relacionado: Personalidades atuais da Catalunha: Màrius Serra

Notícias nos jornais

Imagem de La Vanguardia, um dos principais jornais na Catalunha

Foto por Visual Hunt

Opções de fontes escritas de notícia não faltam na Catalunha. Em geral, elas cobrem a atualidade política, social, esportiva, econômica, tecnológica e cultural.

Os principais diários de notícia catalães são Ara, Vilaweb, El Nacional, El Punt Avui, El Periódico e La Vanguardia (a primeira edição do La Vanguardia data do dia 1º de fevereiro de 1881). As informações culturais têm como foco o mundo da música, entrevistas a artistas famosos, anúncios de exposições e de espetáculos.

Notícias em rádio, televisão e Internet

A televisão é considerada uma das maiores invenções na história da humanidade. Sua importância tem como razão principal a capacidade de reunir milhões de pessoas em lugares diferentes e ao mesmo tempo, a fim de que possam assistir a algum evento esportivo, novelas, filmes e noticiários. O rádio, por sua parte, permite que estejamos atentos às notícias gerais e escutemos músicas.

Atualmente, as mais conhecidas vias de notícias televisivas e radiofônicas são, respectivamente, o canal 3/24 (da Televisió de Catalunya, a TV3) e a Catalunya Ràdio.

Artigo relacionado: Personalidades famosas de Barcelona: Tino Soriano

Imagem de placa da Catalunya Ràdio

Foto por Visual Hunt

Tanto a Televisió de Catalunya como a Catalunya Ràdio disponibilizam suas programações na Internet. Neste endereço, você encontrará a lista completa dos programas da Catalunya Ràdio.

Além dos noticiários, há programas bastante interessantes para a ampliação do seu leque cultural, musical e entretenimento esportivo, como a transmissão de partidas de futebol e basquete! Caso você queira escutar algum programa de outra data, acesse o Àudios a la Carta. É possível fazer o download do áudio de sua preferência.

É muito importante que você lance mão dessas vias de acesso à informação catalãs, pois permitirão que você mantenha-se a par do que acontece em Barcelona, na Catalunha e no mundo, além de ser uma ótima maneira de colocar sua aprendizagem de catalão em prática. Trata-se, consequentemente, de uma imersão linguística. Atualizar-se é fundamental, e mais ainda em terras estrangeiras.

Qual dessas fontes de notícias catalãs você segue?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário