blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

Dia de Sant Jordi

Escrito por Paula

O dia de Sant Jordi é um dos feriados mais populares da Catalunha. É um dia no qual os homens presenteam as mulheres com rosas e em troca, recebem das suas companheiras um livro.

FlorSant Jordi é o santo padroeiro da Catalunha. Lenda conta que um poderoso dragão vivia na região de Montblanc, aterrorizando os habitantes da região. Para acalmar a besta, cada dia uma pessoa era escolhida aleatoriamente para ser oferecido ao monstro como sacrifício, até o dia em que a princesa foi selecionada para o sacrifício. Sant Jordi, um bravo cavaleiro, enfrentou o dragão conseguindo derrotá-lo. Segundo a lenda uma belíssima roseira nasceu no exato lugar onde o sangue do dragão foi derramado.

A tradição de oferecer livros neste dia começou pelo fato da morte dos autores William Shakespeare e Miguel de Cervantes ter acontecido no exato dia em que se celebra Sant Jordi: 23 de Abril. Assim surgiu o Dia Mundia do Livro da UNESCO.

Todos os anos são gastos mais de 20 milhões de euros em  Catalunha na compra de livros no dia de Sant Jordi. Neste dia algumas das ruas mais importantes de Barcelona como La Rambla, Rambla de Catalunya e Passeig de Gràcia se transformam em lojas de livros com vários stands que oferecem livros novos, ofertas especiais, leituras e sessões de autógrafos com alguns dos mais famosos autores espanhóis e catalães.

Durante este dia vários museus, instituições e mercados oferecem atividades especiais. Neste dia também poderá ir ao cinema por metade do preço ou ir a um dos concertos que terão lugar na antiga fábrica de Estrella Damm.

Sant Jordi também é celebrado na vila medieval de Montblanc, local onde a lenda de Sant Jordi decorreu. Aí celebram anualmente o festival Setmana Medieval de la Llegenda de Sant Jordi.

Se prefere comprar os seus livros para o dia de Sant Jordi antes do dia 23, poderá visitar uma das várias livrarias disponíveis na cidade.

Fnac

autografoNa Fnac poderá comprar livros em castelhano, catalão, francês, inglês e alemão.

As lojas mais próximas do centro são: Fnac Triangle Barcelona situada no centro comercial El Triangle na Plaza Catalunya. A loja funciona das 10:00 às 21:30. Fnac Diagonal Mar situada no centro comerical com o mesmo nome, na Avinguda Diagonal nº3. A loja segue o horário de funcionamento do shopping, abrindo das 10:00 às 22:00. Fnac Las Arenas, no shopping situado na Gran Via de les Corts Catalanes 373-385, com um horário de funcionamento igual ao do shopping Diagonal Mar.

Casa del Libro

Mais uma livraria na qual pode comprar livros e comics em várias línguas. Poderá encontrar esta loja em Passeig de Gràcia número 62 ou na Rambla Catalunya número 37.

Happy Books/La Formiga d’Or

Esta livraria apresenta uma seleção bastante reduzida de livros em outras línguas que não o catalão e o castelhano, mas ainda assim dispõe de uma grande oferta, incluindo livros de arte, pintura e fotografia.

Poderá encontrá-la em Portal del Ángel número 5.

Avalie este post

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário