blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Dia de Sant Jordi: a tradição mais especial da Catalunha

Imagem de uma rosa e um livro aberto simbolizando Sant Jordi
Escrito por Paula

Os catalães têm uma data muito especial, onde todos esperam que chegue durante as boas-vindas à primavera: o 23 de abril. Esse dia é do Sant Jordi.

Você conhece o motivo dele ser tão esperado? A mesma data em que se celebra a Diada de Sant Jordi (São Jorge) coincide com o Dia Internacional do Livro e é tradicional que os casais, amigos ou familiares se presenteiem com uma rosa vermelha e um livro para demonstrar o seu amor.

Mesmo que na Espanha seja costume celebrar o dia do amor em 14 de fevereiro, no San Valentín, em Catalunha sempre houve maior predileção pelo dia 23 de abril. Este dia é considerado muito importante, onde se organizam múltiplas atividades.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

A festa de Sant Jordi é uma das mais bonitas e bem-sucedidas de Barcelona. Durante todo 23 de abril, as ruas da Cidade Condal se vestem de vermelho, ficam cheias de estandes de livros e rosas e, sobretudo, de muito ambiente festivo.

Sant Jordi não é comemorado apenas em Barcelona, mas em toda a Catalunha, onde cada município organiza os seus próprios eventos, feiras e estandes de livros e rosas.

Dia de Sant Jordi Barcelona

Dia de Sant Jordi Barcelona

Se nesta data você está vivendo em um apartamento alugado em Barcelona, fique para ler o artigo porque vai te interessar saber do que se trata o dia de Sant Jordi em Barcelona.

Por que Sant Jordi é comemorado?

A celebração de Sant Jordi a cada 23 de abril se transformou em uma tradição que ninguém quer perder. Está baseada em uma bonita lenda que fala de valentia, amor e honra, a qual se relembra a morte do cavaleiro e mártir, Jorge da Capadócia, em 23 de abril de 303.

A história se passa na cidade de Montblanc, em Tarragona, onde um dragão feroz teria aterrorizado toda a população da zona. Este, sem piedade alguma, devorava todos os animais que viviam ali e ameaçava constantemente o povo.

Os habitantes dessa zona começaram a temer por suas vidas, e o rei decidiu buscar uma solução para problema.

O soberano tomou uma decisão drástica, mas eficiente: a cada dia, uma pessoa do povoado seria escolhida ao azar como alimento para o dragão, assim evitariam que ele estivesse faminto e os deixariam tranquilos.

Imóvel para alugar em Barcelona

Imagen via Visual Hunt

Todos se surpreederam quando a primeira pessoa escolhida como vítima para o dragão foi a filha do rei. Ninguém esperava, e sequer os habitantes da vila queriam que ela fosse a primeira vítima, já que era muito querida pelo povo.

No entanto, o rei, fiel à sua decisão e entristecido, mandou a sua flha à cova do dragão para que ela fosse devorada por ele.

De repente, nesse mesmo instante, apareceu um cavaleiro montado em seu corcel branco e majestoso. O seu nome era Jordi (Jorge) e veio com o objetivo de salvar a princesa dessa fatalidade que estava prestes a acontecer.

Conheça nossos imóveis para alugar

O corajoso cavaleiro lutou heroicamente contra o dragão até que, finalmente, pode atravessá-lo com a sua lança e matá-lo. Como forma de agradecimento por ter salvado a sua filha, o rei ofereceu a mão da princesa em casamento, mas Jordi se negou e foi embora.

As lendas contam que, pouco depois de ter acabado com o dragão, nesse mesmo lugar nasceu um roseiral de rosas vermelhas, que representava o sangue do dragão vencido. A partir de então, é tradição que, por Sant Jordi, os apaixonados presenteiem uma rosa vermelha para o seu par em cada 23 de abril.

Artigo relacionado: Mitos e lendas de Barcelona

Diada de Sant Jordi em Barcelona

No dia 23 de abril não se celebra apenas a Diada de Sant Jordi, mas também o Dia Internacional do Livro, uma data especial para comemorar e homenagear grandes nomes da literatura mundial, como William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Por isso, é habitual que as ruas de Barcelona e outras cidades estejam cheias de estandes de livros e contem com a presença de escritores renomados autografando suas obras.

Diada de Sant Jordi em Barcelona

Imagem via Visual Hunt

Apesar de não ser um feriado, barceloneses e visitantes se juntam nas ruas de Barcelona para viver esta data tão especial, onde expressam o seu amor e a sua paixão pela leitura.

Sant Jordi 2021

Neste ano de 2021, o dia de Sant Jordi em Barcelona estará marcado por algumas restrições de mobilidade e capacidade vigentes em Catalunha derivadas pela pandemia do Coronavírus.

Depois de viver uma Diada atípica no ano anterior, que precisou ser comemorada em Julho devido ao confinamento domiciliário, neste ano se espera algo muito melhor.

Diferentemente de outros anos, e para evitar aglomerações nas principais ruas de Barcelona, as estandes de livros e flores poderão ser montadas a dois dias antes do dia oficial. A restrição de 50% da capacidade de lotação no interior de estabelecimentos se mantém e eles deverão cumprir todas as medidas anti Covid.

Hospede-se em Barcelona

diada de sant jordi

Imagem via Visual Hunt

Estes são os espaços em Barcelona que terão estandes de livros e flores por Sant Jordi:

  • Passeig de Gràcia
  • Arc de Triomf
  • Plaça Reial
  • Rambla de Poble Nou
  • Jardins del Palau Robert
  • Passeig Picasso
  • Avinguda Diagonal

Apesar do confinamento comarcal se manter durante 23 de abril, cada município catalão poderá organizar a Diada e celebrar distintos atos comemorativos para esse dia.

Agora que você já conhece a história de Sant Jordi e a tradição que se celebra nesse dia, resta curtir ao máxima esta data tão esperada. Você conhecia a lenda? Vai comprar algum livro? Escreva nos comentários!

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Comentário

  • Devíamos comemorar aqui no Brasil Sant Jordi por duas razões especiais: distribuir rosas para embelezar as ruas e casa e distribuir livros para abrir a mente de nosso povo.

    Distribuo desde sempre livros e rosas e sinto uma felicidade enorme.

Deixe um comentário