blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

Domingo, o melhor dia para conhecer os museus de Barcelona

Escrito por Paula

Raríssimas cidades têm o privilegio de contar com tantos e tão bons museus como Barcelona. A capital da Catalunha pode não ter o seu Louvre ou Museu Britânico, mas não são poucas as instituições que são verdadeiras joias.

Quem vem à cidade pela primeira vez, além das múltiplas possibilidades de atrações, se vê obrigado a escolher quais visitará e quais deixará “para uma próxima”. Outro problema é que conhecer os numerosos museus não é barato.

museu barcelonaA principal dica, tanto aos turistas como aos moradores de Barcelona, é aproveitar os domingos, em especial os primeiros de cada mês, quando muitos museus são gratuitos. É necessário, no entanto, verificar quais instituições estão de portas abertas todos os domingos, apenas nos primeiros de cada mês e, em alguns casos, em quais horários são gratuitos neste dia.

Destacamos alguns dos melhores museus de Barcelona e contamos quando estão de graça.

O Museu Picasso (Calle Montcada, 15-23, Born), por exemplo, um dos mais visitados e também mais caros (14 euros) da cidade, está de portas abertas todos os domingos das 15 às 20 horas e, no primeiro de cada mês, o dia todo. O grande problema são as longas filas. Portanto, é preciso ir preparado.

Uma boa alternativa para fugir das filas do Museu Picasso é conhecer o Museu de Cultures del Món (Calle Montcada, 12) que fica no edifício em frente. A instituição inaugurada no ano passado ainda não é tão conhecida e conta com um incrível acervo de artefatos de povos de todos os continentes. A entrada, que custa 5 euros, é grátis todos os domingos das 15 às 20 horas e o dia todo no primeiro de cada mês.

Existem outros dois importantes museus da região central da cidade que são gratuitos todos os domingos das 15 às 20 horas. O imperdível Museu d’Història de Barcelona (MUHBA), localizado na Plaça del Rei, no Bairro Gótico, apresenta como era a vida cotidiana há dois mil anos, a partir das ruínas romanas subterrâneas da cidade, à época chamada Barcino.

Já o Museu Marítim está instalado no imponente edifício dos antigos estaleiros reais de Barcelona. A instituição, localizada na Avinguda de les Drassanes, no bairro do Raval, apresenta réplicas de antigos navios e objetos que contam um pouco da história naval da cidade.

museu barcelonaGratuito apenas no primeiro domingo de cada mês, o impressionante Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC) vale a visita pelo seu imponente edifício localizado no Montjuïc e por abrigar a maior coleção de arte da região, do românico ao modernismo. Outra dica importante é prestar atenção ao horário, já que a instituição é enorme e está aberta apenas das 10 às 14:30 aos domingos.

Outros instituições interessantes e que também estão de portas abertas nos primeiros domingos do mês são o Museu d’História da Catalunya (Plaça de Pau Vila, 3, Barceloneta, das 10 às 14:30 horas, € 4,5), que conta ludicamente o passado da região; e o renovado Museu Etnològic (Passeig de Santa Madrona, Montjuïc, das 11 às 15 horas, € 5).

Agora é se programar para aproveitar as muitas possibilidades de Barcelona sem gastar nada.

Domingo, o melhor dia para conhecer os museus de Barcelona
5 (100%) 2 vote[s]

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário