blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Lazer e cultura

História do Eixample de Barcelona: O Plano Cerdá

História do Eixample de Barcelona: Plano Cerdà
Escrito por Rúben Oliveira

O Eixample é um dos bairros mais emblemáticos e reconhecíveis de Barcelona. As suas ruas retilíneas e avenidas largas são um testemunho claro de um planeamento orientado para o futuro.

Por detrás desta impressionante rede de estradas está o famoso Plano Cerdá, um marco na história do planeamento urbano de Barcelona, que hoje lhe queremos contar através do ShBarcelona.

O contexto histórico do Eixample

Para compreender totalmente a importância do Plano Cerdá, é necessário mergulhar no contexto histórico de Barcelona no século XIX. Em meados deste século, a cidade vivia uma expansão demográfica sem precedentes devido à industrialização e ao crescimento económico.

As estreitas ruas medievais do Barri Gòtic não estavam preparadas para acolher uma população em rápido crescimento, o que levou à necessidade de uma nova abordagem urbanística. É aqui que surge a figura de Idelfonso Cerdá.

Plano Cerdà do Eixample de Barcelona

Plano Cerdá do Eixample de Barcelona

Ildefonso Cerdá: um arquiteto visionário

Como já referimos, foi neste contexto que surgiu a obra de Ildefonso Cerdá, arquiteto e engenheiro catalão com uma visão revolucionária do desenvolvimento urbano de Barcelona. Cerdá concebeu um plano único e inteligente para garantir que a expansão da cidade fosse a mais adequada, desafiando todas as convenções da época.

O seu objetivo era criar um espaço urbano inovador e funcional que respondesse às necessidades da população e promovesse a qualidade de vida. Tudo isto, evidentemente, sem descurar o momento económico que Barcelona vivia na altura.

Os primórdios do Plano Cerdá

O Plano Cerdá, tal como o arquiteto o imaginou, baseava-se em dois princípios fundamentais:

  • Uma rede de avenidas rectas e largas que liga os diferentes bairros da cidade de forma direta.
  • A ideia do quarteirão octogonal, que permitiria uma melhor circulação e utilização do espaço interior.

O projeto terá uma praça central ajardinada para cada quarteirão e proporcionará zonas verdes e espaços de lazer para os residentes, tanto nas ruas como no próprio quarteirão.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

Zoneamento e combinação de utilizações

O Plano Cerdá introduziu também o conceito de zoneamento no planeamento urbano de Barcelona. Cerdá propôs uma distribuição de usos que separava claramente as zonas residenciais das zonas industriais e comerciais. Este zonamento permitiu uma melhor organização da cidade e evitou os problemas que poderiam ser causados pela coexistência de atividades incompatíveis.

No entanto, o Plano Cerdá preconizava igualmente uma mistura de utilizações no interior dos blocos residenciais, com o objetivo de favorecer a diversidade e a vitalidade do ambiente urbano. Isto significava que os quarteirões albergariam não só habitações, mas também pequenas lojas, escolas e infra-estruturas coletivas.

Esta combinação de funções conseguiu criar um ambiente urbano animado e facilitou a interação social entre os residentes.

Zonas e espaços verdes em Barcelona. Foto de Unsplash.

Zonas e espaços verdes em Barcelona. Foto de Unsplash.

Implementación y legado del Plan Cerdà

O plano foi implementado gradualmente a partir da década de 1860. A construção começou no centro da cidade e expandiu-se para o exterior, transformando a paisagem urbana. Ao longo das décadas, numerosos edifícios modernistas foram erguidos nas ruas do Eixample, moldando a identidade arquitetónica única que existe em Barcelona.

O que podemos ter a certeza é que o legado do Plano Cerdá é inegável. A criação do Eixample ajudou a definir Barcelona como uma cidade moderna, elegante e vanguardista.

Artigo relacionado: O que ver no bairro de Eixample em Barcelona

O Eixample hoje

Hoje em dia, o Eixample continua a ser um dos bairros mais atrativos de Barcelona. As suas ruas estão cheias de vida, com uma grande variedade de lojas, restaurantes, cafés e locais de entretenimento. Para além disso, o Eixample alberga muitos dos principais pontos de interesse da cidade, como a Sagrada Família, a Casa Batlló ou a Casa Milà, entre muitos outros.

Para preservar o legado de Cerdà, foram empreendidos esforços para ajudar a equilibrar o desenvolvimento urbano com a preservação do carácter do Eixample, tais como medidas para proteger o património arquitetónico e iniciativas de habitação a preços acessíveis, bem como para melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade urbana no bairro.

Planeamento urbano em Barcelona. Foto de Unsplash.

Planeamento urbano em Barcelona. Foto de Unsplash.

O Plano Cerdá e a criação do Eixample representam a história do planeamento urbano de Barcelona. Este projeto arrojado deixou um legado duradouro na cidade, identificável através das largas avenidas, quarteirões octogonais e zonas de utilização mista. O Eixample de Barcelona é uma parte vibrante e essencial de Barcelona, atraindo residentes e visitantes com o seu encanto único e a sua rica oferta cultural e arquitetónica.

Sobre o autor

Rúben Oliveira

Deixe um comentário