blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Pequeno Glossário Barcelonês: Sanduíches

Escrito por Clarissa

Photo via Pixabay

O mundo do pão recheado na Espanha não se resume simplesmente a sanduíches. Dependendo do tipo de pão, tamanho, forma e maneira de rechear, cada sanduíche tem seu próprio nome. “Sándwich” (em castelhano), por exemplo, é um tipo muito específico entre as diversas formas de pão recheado que existem. Da série Pequeno Glossário Barcelonês, conheça os principais termos usados para definir as variantes de sanduíche:

Sándwich: Também conhecido como “emparedado”, é feito de duas fatias de pão de forma recheadas.

Bikini: Este é um termo usado somente em Barcelona para definir o croquemonsieur francês (muito parecido com o misto-quente brasileiro). Foi trazido a Barcelona pela Sala Bikini em 1953 e acabou virando um sanduíche muito popular. Como na época de Franco os termos estrangeiros eram proibidos, o croque-monsieur passou a ser conhecido como o sanduíche da Sala Bikini e, com o passar do tempo, simplesmente bikini.

Photo via Pixabay

Bocadillos e Bocatas: Um bocadillo é o sanduíche feito de barras de pão ou baguetes recheado ao gosto do freguês. Os bocadillos de lula (calamares) ou tortilha espanhola são muito populares. Tem gente que faz bocadillos até de barras de chocolate, embora seja mais comum no lanche das crianças. Bocata é uma abreviação de bocadillo.

Montados e Montaditos: Os montaditos são muito típicos na Espanha desde o século XV, antes mesmo de chegarem os sanduíches. Enquanto que os bocadillos são feitos de baguetes, os montaditos usam pães menores (o pãozinho francês) “montados” com ingredientes diversos. Dica: um local especializado neste tipo de sanduíche em Barcelona, o 100 Montaditos, tem uma promoção de EUR 0,50 por montadito todas as segundas.

Entre Tapas e Pinchos: Tem gente que acha que as tapas e os pinchos são praticamente a mesma coisa. Tem gente que consegue defini-los separadamente. O fato é que não existe um consenso claro e a diferença realmente é pequena. As tapas são uma verdadeira marca da Espanha. Tradicionalmente, trata-se de um aperitivo servido de cortesia nos bares e restaurantes, normalmente com pão. Chamam-se tapas porque antigamente eram servidas tapadas por um prato para evitar as moscas. Os pinchos são uma tradição Vasca. Normalmente em porções menores e sempre no pão, os pinchos são servidos com um palito de dente. Nas tavernas vascas, os clientes vão guardando os palitos e pagam no final pelo que consumiram de acordo com o número de palitos que acumularam.

Aguarde os próximos posts sobre os melhores lugares para comer bocadillos, montados, bikinis, tapas e pinchos.

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

Deixe um comentário