blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Sneakair, o sapato que te guia

Escrito por Joana

Haverá melhor forma de conhecer uma cidade do que caminhando pelas suas ruas a pé, desfrutando de todos os pormenores que esta tem para oferecer? A Easyjet acha que não e oferece a solução ideal – “Sneakair”, os ténis inteligentes que indicam o caminho e guiam o turista pelo seu roteiro.

The Barcelona Street Project

Photo via Pixabay

Photo via Pixabay

O local escolhido para a apresentação e realização de testes deste protótipo foi Barcelona, no “The Barcelona Street Project”. Numa cidade repleta de monumentos, locais de interesse e até praias de água quente, a ideia é de que os turistas deixem de lado os mapas e passem a circular de cabeça erguida, explorando todos os recantos e, mais importante, sem se perderem. A metodologia é simples: o utilizador faz, através do bluetooth, a ligação entre o seu telemóvel e o chip existente nos ténis, cedendo o acesso por GPS à sua localização actual e indicando o seu destino final. Depois, através de um sistema de vibrações, pode seguir caminho confiando nas indicações que os seus pés vão recebendo: o pé que vibrar indica para que lado deve virar, pé esquerdo para seguir para a esquerda, e direito caso deva virar à direita. Se se confundir e seguir a direção errada será também alertado, através de duas vibrações consecutivas nos dois pés. O final do trajecto é assinalado com as três vibrações, também em simultâneo nos dois pés, que indicam que atingiu o seu objectivo e chegou ao destino.

Photo via Pixabay

Photo via Pixabay

Pode clicar aqui para ver o vídeo promocional que a Easyjet lançou, de modo a perceber como tudo funciona.

Por enquanto vão continuar os testes dos “Sneakair”, que devem ser expandidos a outras cidades, mas a ideia da Easyjet é bem clara e passa pela produção de um chip que seja facilmente aplicado na sola de um sapato comum e que será vendido a bordo dos seus aviões.

A importância da tecnologia para a Easyjet

De acordo com o director de marketing da marca, Peter Duffy, este é mais um exemplo de inovação que a Easyjet pretende implementar de modo a facilitar as viagens dos seus passageiros. “A utilização da nossa app e a tecnologia Mobile Host demonstram que os nossos passageiros utilizam tecnologia antes de viajarem e enquanto viajam connosco. E porque não expandir essa utilização enquanto passeiam pelo destino escolhido?”, explicou.

Sobre o autor

Joana

Joana é uma escritora portuguesa dotada de uma verdadeira paixão pela palavra.

Deixe um comentário