blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Tabeliães em Barcelona

Tabeliães em Barcelona
Escrito por Rodrigo

Às vezes, precisamos de alguém que nos assessore e nos proporcione apoio legal para resolvermos determinadas questões legais. Estamos falando dos tabeliães, que nos auxiliam em temas como uniões matrimoniais, divórcios, heranças e testamentos, formalizados pelos profissionais em questão. Eles são representantes administrativos de autoridade, imprescindíveis em um processo legal que envolva, por exemplo, uma compra e venda de imóveis. Caso você esteja procurando o auxílio de tabeliães em Barcelona, leia este artigo de ShBarcelona, em que também falaremos de algumas das funções desses profissionais.

Artigo relacionado: É uma boa hora para investir em bens imóveis?

Tabeliães: suas funções e onde encontrá-los

Tabeliães em Barcelona - notário

Foto por Pixabay

O tabelião (ou notário) é a pessoa que oferece assessoramento completamente equânime, e te indica a melhor maneira de alcançar seus objetivos dentro do marco relacionado à legalidade civil, mercantil, administrativa e fiscal. É fundamental que você consulte o tabelião já no primeiro momento de uma negociação. Não feche nenhum tipo de acordo privado prévio à escritura pública sem ter consultado um tabelião, a quem você deverá apresentar suas dúvidas e preocupações sobre qualquer questão ligada à tramitação da escritura, aos impostos, aos registros, à herança ou outro trâmite legal que deva ser formalizado. Caso você decida que, por enquanto, não é a melhor hora para contar com esse auxílio, ou tenha mudado de planos, o tabelião não deverá te cobrar pela consulta. O tabelião tem o dever de assessorar juridicamente, interpretar, configurar e autenticar de acordo com a legalidade a vontade de todas as partes, especialmente aquela que mais precisa de proteção (Artigo 147 do Regulamento Notarial). Como funcionário público, o tabelião adequará à mais rígida legalidade qualquer documento, declaração ou ato que as partes envolvidas solicitarem, e trabalhará para que as tramitações requeridas pelas partes interessadas tenham os requisitos exigidos pela ordem jurídica. Esse controle te dá mais garantias e a segurança necessária para que seu contrato ou negócio seja completamente legalizado.

Artigo relacionado: Novidades na Lei do Inquilinato Urbano

Tabeliães em Barcelona - contrato

Foto por Pixabay

Cedo ou tarde, você precisará buscar o assessoramento de um tabelião para formalizar alguma tramitação. Alguns dos serviços com que trabalham esses profissionais estão ligados à compra e venda de imóveis, nulidades matrimoniais, testamentos, início de uma atividade empresarial e a assinatura da hipoteca. O casamento perante a presença de um tabelião, desde 2015, também tem sido uma das tramitações mais solicitadas. Caso você esteja buscando um tabelião, nossa primeira alternativa é o Col·legi de Notaris de Catalunya, situado na Carrer Notariat, 5. Esse centro possui um centro de atenção ao usuário que põe à disposição de qualquer pessoa ou empresa a resolução de dúvidas e a ampliação de informações relacionadas ao serviço notarial. Outro importante centro é Notaria Agustín-Casado, localizado na Avinguda Diagonal, 538 – 2º andar. Lá, você terá o assessoramento mais adequado para alcançar, legalmente, os objetivos buscados. Uma terceira opção de tabeliães em Barcelona é Notaría Alonso Rodríguez, no bairro de Les Corts, mais especificamente na Travesera de Les Corts, 222 – sobreloja.

Sabe onde mais podemos encontrar tabeliães em Barcelona?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário