blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Conheça

Cinemas com filmes em versão original em Barcelona

Imagem de câmera antiga de cinema
Escrito por Rodrigo

Os filmes em V.O. transmitem a pureza do cinema, sua essência mais íntima, a que o diretor queria capturar da maneira que ele queria, com seus acertos e erros. Há pessoas que somente assistem a filmes nesse formato, original, e não compreendem o cinema de outra maneira.

Alguns dos melhores filmes em versão original foram produzidos em língua espanhola. Os filmes dublados nesse idioma, em geral, costumam ter uma excelente qualidade de som, mas os puristas do cinema afirmam com todas as letras: não há nada que possa ser comparado ao cinema na versão original.

Neste artigo de ShBarcelona, ​​falamos sobre a versão original dos filmes e os melhores cinemas de Barcelona ​​onde você poderá assisti-los.

Artigo relacionado: A história da dublagem do cinema em Barcelona

Assista a filmes em V.O. na capital da Catalunha

Algumas curiosidades sobre a dublagem em espanhol

Imagem em preto e branco de senhor bebendo vinho

Foto por Pixabay

A primeira dublagem feita em língua espanhola aconteceu logo depois da invenção do cinema sonoro.

Naquela época, a dublagem era mais complexa do que a atual, já que os profissionais tinham que memorizar várias páginas dos diálogos, e sincronizá-las com os movimentos dos lábios dos atores. Portanto, muito treinamento era pouco para a missão.

No período da ditadura franquista na Espanha, a dublagem viveu uma era de ouro. Isso aconteceu graças à Ley de la defensa del idioma (o espanhol, logicamente, não o catalão), que além de proteger o castelhano, podia alterar e censurar certos diálogos por razões políticas ou morais.

A Itália de Mussolini, além de França e Alemanha, também haviam implementado leis semelhantes.

Outra curiosidade sobre a dublagem em língua espanhola tem a ver com os personagens de desenhos animados e séries nos anos setenta e oitenta: eles eram dublados em um chamado “espanhol neutro”, para ser um “espanhol internacional”. Esse trabalho foi realizado em estudos localizados no México e em Porto Rico.

Balmes Multicines V.O.

O Balmes Multicines V.O. é um moderno complexo cinematográfico com 12 salas, onde são projetados filmes em versão original. Todas as salas possuem equipamentos de projeção digital em 3D.

No complexo cinematográfico de Balmes Multicines, você vai encontrar a única sala de cinema em Barcelona para filmes em V.O. com o som Dolby Atmos, que é a tecnologia de som que nos permite assistir a filmes com som surround.

Balmes Multicines está localizado no bairro de Putxet, mais especificamente na Carrer de Balmes, 422. O espaço está aberto todos os dias do ano. Portanto, oportunidades não faltam para darmos uma passada lá, e prestigiarmos essa forma tão clássica da sétima arte.

Yelmo Cines Icaria

Yelmo Cines Icaria oferece uma grande variedade de filmes em versão original, tanto os lançamentos quanto os clássicos e produções independentes.

Além disso, há apresentações teatrais, ópera, ballet, musicais, documentários e produções de anime. Como você pode ver, há opções para diversos gostos. Para ter acesso ao Yelmo Cines Icaria, vá ao bairro de Vila Olímpica, mais precisamente à Carrer de Salvador Espriu, 61.

Artigo relacionado: Os melhores cinemas de Barcelona

Cines Verdi Barcelona

Imagem de rolo de filme

Foto por Pixabay

Os Cines Verdi Barcelona, situados no bairro de Vila de Gràcia, ​​são um dos pioneiros em projeção de filmes em V.O. na capital da Catalunha.

Seu cartaz é repleto de lançamentos, filmes cult, documentários, produções europeias e o melhor do cinema independente.

Este complexo cinematográfico possui 5 grandes salas. A maior delas tem capacidade para 315 pessoas, tela de 12 m x 5 m, e sistema de som Dolby CP 750 SURROUND-EX (7.1). Tudo isso garante uma experiência incrivelmente impressionante.

Você conhece outro cinema em Barcelona onde podemos assistir a filmes em versão original?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário