blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Conheça a Costa del Maresme

Escrito por Rodrigo

O litoral da Catalunha é uma das principais maravilhas de todo o continente europeu. Essa é uma das razões para que tantos brasileiros e pessoas de outras nacionalidades escolham Barcelona como destino turístico. Praias, bares de tapas, restaurantes, clubes, clima ameno, patrimônios históricos… Tudo isso e mais um pouco encontramos na Costa del Maresme, um privilégio que a natureza oferece a todos os visitantes, e que será apresentado por ShBarcelona neste artigo.

Artigo relacionado: As regiões mais encantadoras de Costa Brava

O que conhecer em Costa del Maresme?

Existem cinco formas de chegar à Costa del Maresme: carro, ônibus, navio, trem e avião. Uma vez finalizado o trajeto de viagem, a grande questão é saber o que conhecer em Costa del Maresme, já que a região oferece numerosas atrações. A costa é o coração turístico do território de Maresme, composto por 30 municípios. Três desses municípios têm algumas das melhores praias da Catalunha: El Masnou, Vilassar de Mar e Premià de Mar.

El Masnou está a 20 minutos de Barcelona, e possui menos de 25 mil habitantes. Além de suas duas belas praias (Platja del Masnou e Platja d’Ocata), o município possui um histórico museu, o Museu de Nàutica, onde encontramos uma rica coleção náutica, arqueológica e de cerâmica. A igreja de Sant Pere é outro ponto turístico de El Masnou, e data do século XVIII. No verão, são organizados dois festivais: o Festival Internacional Ple de Riure (espetáculos de humor) e a Festa Major de Sant Pere, em homenagem ao padroeiro do município.

A vista da praia em Maresme

Foto de MontseSB via Pixabay

Localizado a pouco mais de 30 minutos de Barcelona, Vilassar de Mar é um dos principais destinos dos turistas. O município não é querido, somente, por suas três praias, mas também por suas demais ofertas de ócio e cultura. Ao longo do ano, são organizadas festivais e feiras, como a Fira d’Art del Maresme (em maio), a Festa Major de Sant Joan (em junho) e o Tastet d’Estiu, uma espécie de feira gastronômica (em julho). Outros locais que despertam grande interesse são o mercado de flores ornamentais, o Museu de la Marina – com peças que contam um pouco da história de Vilassar de Mar -, e o Museu Enric Monjo, cuja construção original data do ano de 1662, posteriormente reformada para ser a primeira sede da prefeitura.

Premià de Mar é um dos municípios com maior atividade comercial de Maresme, e assim como Vilassar de Mar e El Masnou, tem um atraente leque de atrações. Além das três praias, vale a pena visitar a Paróquia de Sant Cristòfol (construída em 1820) e a Masia de Can Manent, uma casa rural que data do fim do século XVI, e restaurada em 1984. Quanto às festas e feiras tradicionais de Premià del Mar, destacam-se o Rebombori (na última semana de maio), a Festa Major d’Hivern (um festival carnavalesco) e Sant Jordi (são realizados concursos literários, e dispostas várias tendas de livros e rosas).

Artigo relacionado: 10 lugares de Barcelona que você precisa visitar

O que mais conhecer em Costa del Maresme?

Com tantas opções de visita, não é difícil perceber que precisaríamos de muito tempo para conhecermos cada canto da Costa del Maresme. Entretanto, um pouco de organização te ajudará a definir melhor o que você aproveitará. De acordo com a época do ano, você terá grandes chances de experimentar a culinária catalã em uma das difersas feiras gastronômicas realizadas em Maresme. Além dessas feiras, você encontrará restaurantes de alta qualidade, como o Restaurant Xared, em Mataró, especializada em comida mediterrânea.

Chegar nas praias de Maresme é fácil com o trem

Foto de MontseSB via Pixabay

A Costa del Maresme é ideal para passeios em família. Alguns municípios de Maresme receberam um selo de qualidade da Agência Catalã de Turismo. Esse selo certifica que esses municípios têm excelência nos serviços de alojamento e atenção à família, especialmente às crianças. Os municípios que têm esse selo são Calella, Pineda de Mar, Santa Susanna e Malgrat de Mar.

Quanto à prática de esportes, também destacam-se Santa Susanna e Calella. Essas duas regiões de Maresme oferecem excelentes condições para os turistas que queiram ter alguma prática esportiva, como futebol, natação e ciclismo. As condições que fazem desses dois municípios os melhores para os esportistas são o ótimo clima, equipamentos esportivos adequados, grande atenção nos serviços sanitários e médicos, além da sedutora oferta turística geral.

Resumir a Costa del Maresme não é fácil, mas acreditamos que as informações expostas são razões suficientes para que você, seus amigos e seus familiares a visitem. Caso tenha alguma dúvida, ou queira compartilhar uma experiência que tenha tido na região, envie-nos um comentário. Boa viagem!

Já passou alguns dias na Costa del Maresme? Conte-nos sua experiência!

* Foto principal por Visual Hunt

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário