Existem costumes e habilidades que ultrapassam as barreiras dos séculos e milênios. A utilização do fogo para o cozimento de alimentos, as celebrações familiares e a escrita são alguns dos diversos exemplos que, há bastante tempo, fazem parte da história da humanidade.
Quando estamos extremamente contentes, instintivamente pulamos, gritamos e abraçamos aqueles que estão ao nosso redor. Às vezes, reunimos nossos entes mais próximos para uma festa, um baile. Dançar é uma atividade que nos permite extravasar nossa alegria.
Além disso, a dança pode salvar vidas. Neste artigo de ShBarcelona, você encontrará incríveis lugares dedicados às aulas de dança na capital catalã.
Artigo relacionado: Danças tradicionais da Catalunha: a sardana e o ball de bastons
Os benefícios da dança
Há um ditado popular que diz o seguinte: “Quem canta, seus males espanta“. Poderíamos aplicá-lo ao mundo da dança. Nosso corpo é preparado para estar em movimento constante: do mais leve, como levantar o braço, até o mais complexo, como os belos saltos e giros dos atletas da patinação no gelo.
Dançar é uma das principais recomendações dos médicos, pois os benefícios físicos e emocionais são palpáveis e duradouros. Confira, a seguir, de que forma a dança pode melhorar a qualidade de vida das pessoas:
Maiores e melhores relações sociais
Uma boa solução para quem está desanimado é frequentar uma aula de dança e / ou um baile. Tendemos a expandir nossos círculos sociais em ambientes festivos, sejam em aniversários, festas de formatura ou em uma roda de samba.
A dança de salão, por exemplo, é uma das mais indicadas, pois privilegia a dança em pares.
Ficamos de bem conosco
Não há nada melhor do que nos sentirmos bem conosco, não é mesmo? A dança tem a capacidade de reforçar nossa autoestima: nos sentimos capazes de fazer movimentos belos e complexos, de conduzir ou ser conduzidos pelo nosso par.
Em suma, gostamos mais de nós mesmos, e ficamos com mais vontade de manter esse hábito.
Melhor postura e equilíbrio corporal
Os movimentos mais técnicos dos vários estilos de dança requerem dois itens: ótima coordenação motora e postura adequada. Precisamos disso para realizarmos certas tarefas caseiras e laborais. Com a dança, desenvolvemos um melhor senso de ritmo, movimentação e posicionamento corporal.
Artigo relacionado: As melhores discotecas de Poblenou
Dançando em Barcelona
A dança está presente nos quatro cantos do planeta, destacando-se como característica simbólica em alguns países, como o Brasil.
Está em Barcelona e deseja aprender a dançar? Conheça, a seguir, dois centros de dança localizados na capital catalã:
Así se Baila
O lema do Así se Baila é “Celebre a vida por meio da dança!”. Nessa escola, são ensinados diversos estilos de dança, como o Ballet Fitness, Salsa Cubana, Booty Dance, Break Dance, Dança do Ventre, Rumba Cubana e Hip Hop.
Há turmas para todas as faixas etárias e níveis. Para saber mais sobre os horários e preços. A escola de dança Así se Baila está situada na Gran Via de Les Corts Catalanes, 432.
Ball Centre
O Ball Centre é conhecido por sua ampla variedade de estilos dança ensinados. A divisão da oferta de cursos é bem clara: cursos de dança sem par, como o Hip Hop Street Dance e o Flamenco, e cursos de dança com par, como a Salsa, a Kizomba e o Bolero. Há outras modalidades de curso, como o de Yoga, Zumba e Pilates.
Para obter informações sobre preços e horários de cada curso. O Ball Centre pode ser encontrado na Carrer de Sants, 82, no bairro de Sants.
Já fez alguma aula de dança em Barcelona? O que achou?