blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Festas tradicionais

O tradicional Dia de Reis em Barcelona

Doce com o rosto dos reis magos
Escrito por Rodrigo

De acordo com o Cristianismo, os três Reis Magos são os sacerdotes que, após o nascimento de Jesus de Nazaré, lhe fizeram uma visita e lhe ofereceram presentes. Os ilustres visitantes atendiam pelos nomes Melquior, Gaspar e Baltasar, e teriam sido retratados pela primeira vez no século VI.

Treze séculos depois, mais especificamente na Espanha, o tradicional Dia de Reis passou a ser considerado uma data festiva marcada pela entrega de presentes às crianças. Neste artigo, ShBarcelona apresenta detalhes sobre como o Dia de Reis é celebrado na capital da Catalunha.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

Artigo relacionado: Presépios vivos em Barcelona

Dia de Reis, a alegria da criançada

A manhã do dia 6 de janeiro é aguardada com bastante ansiedade, mas a celebração do Dia de Reis começa dias antes. A fim de que os Reis Magos possam entregar os presentes às crianças, elas precisam escrever uma carta com seus pedidos, e entregá-la a um empregado real. E para que os reis lhes deem exatamente o que pediram, elas precisam ter tido um bom comportamento no ano anterior pois, do contrário, os presentes poderão não corresponder às expectativas.

Estátua dos reis magos

Foto de alinemorais20120 via Pixabay

Conheça o ShBarcelona

Na tarde-noite do dia 5 de janeiro, é celebrado um dos momentos mais simbólicos e aguardados, a Cavalgada de Reis. Em suas fantásticas carruagens, os Reis Magos chegam distribuindo magia e toneladas de doces. A Cavalgada de Reis de Barcelona é um dos eventos mais espetaculares da cidade, e conta, a cada ano, com a participação de pelo menos meio milhão de pessoas.

Artigo relacionado: Natal para crianças em Barcelona

A tradição do Dia de Reis

Em 2019, a Cavalgada de Barcelona começará com a chegada dos Reis Magos em um barco ao Port Vell, às 16h30. Lá, serão recebidos pela prefeita, Ada Colau, e dedicarão uma mensagem às crianças. Às 18h30, os reis, em suas carruagens coloridas, iniciarão um trajeto com destino à Font de Montjuïc, às 21h30.

No percurso, eles saudarão os espectadores e presentearão milhares de doces. Após o término da cavalgada, as crianças voltam para casa, e como cortesia, deixam água e comida para os Reis Magos, a fim de que reponham suas forças.

O tradicional doce servido no DIa dos Reis

Foto de moverelbigote Visual Hunt

Finalmente, no dia 6 de janeiro, a criançada acorda ansiosa para saber o que os Reis Magos deixaram de presente. O Dia de Reis é o encerramento do período festivo natalino, e as famílias costumam se reunir para um grande almoço, cuja sobremesa típica da data é o Tortell de Reis.

Esse tradicional bolo parece simbolizar a Coroa do Advento e, segundo a tradição, deve conter uma fava e uma miniatura de rei. Depois de repartido, a pessoa que tiver um pedaço com a fava, deverá pagar o bolo. Por outro lado, quem tiver um pedaço com a miniatura, será coroado (a) rei / rainha da casa.

Quer alugar o seu imóvel? Contate-nos!

O que mais você conhece do tradicional Dia de Reis?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário