blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Festas tradicionais

O tradicional Dia de Reis em Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

De acordo com o Cristianismo, os três Reis Magos são os sacerdotes que, após o nascimento de Jesus de Nazaré, lhe fizeram uma visita e lhe ofereceram presentes. Os ilustres visitantes atendiam pelos nomes Melquior, Gaspar e Baltasar, e teriam sido retratados pela primeira vez no século VI. Treze séculos depois, mais especificamente na Espanha, o tradicional Dia de Reis passou a ser considerado uma data festiva marcada pela entrega de presentes às crianças. Neste artigo, ShBarcelona apresenta detalhes sobre como o Dia de Reis é celebrado na capital da Catalunha.

Artigo relacionado: Presépios vivos em Barcelona

Dia de Reis, a alegria da criançada

Foto por VisualHunt

A manhã do dia 6 de janeiro é aguardada com bastante ansiedade, mas a celebração do Dia de Reis começa dias antes. A fim de que os Reis Magos possam entregar os presentes às crianças, elas precisam escrever uma carta com seus pedidos, e entregá-la a um empregado real. E para que os reis lhes deem exatamente o que pediram, elas precisam ter tido um bom comportamento no ano anterior pois, do contrário, os presentes poderão não corresponder às expectativas. Na tarde-noite do dia 5 de janeiro, é celebrado um dos momentos mais simbólicos e aguardados, a Cavalgada de Reis. Em suas fantásticas carruagens, os Reis Magos chegam distribuindo magia e toneladas de doces. A Cavalgada de Reis de Barcelona é um dos eventos mais espetaculares da cidade, e conta, a cada ano, com a participação de pelo menos meio milhão de pessoas.

Artigo relacionado: Presépios vivos em Barcelona

Foto por VisualHunt

Em 2019, a Cavalgada de Barcelona começará com a chegada dos Reis Magos em um barco ao Port Vell, às 16h30. Lá, serão recebidos pela prefeita, Ada Colau, e dedicarão uma mensagem às crianças. Às 18h30, os reis, em suas carruagens coloridas, iniciarão um trajeto com destino à Font de Montjuïc, às 21h30. No percurso, eles saudarão os espectadores e presentearão milhares de doces. Após o término da cavalgada, as crianças voltam para casa, e como cortesia, deixam água e comida para os Reis Magos, a fim de que reponham suas forças. Finalmente, no dia 6 de janeiro, a criançada acorda ansiosa para saber o que os Reis Magos deixaram de presente. O Dia de Reis é o encerramento do período festivo natalino, e as famílias costumam se reunir para um grande almoço, cuja sobremesa típica da data é o Tortell de Reis. Esse tradicional bolo parece simbolizar a Coroa do Advento e, segundo a tradição, deve conter uma fava e uma miniatura de rei. Depois de repartido, a pessoa que tiver um pedaço com a fava, deverá pagar o bolo. Por outro lado, quem tiver um pedaço com a miniatura, será coroado (a) rei / rainha da casa.

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário