blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Cozinha catalã e espanhola

Comidas típicas catalãs para celebrar o Natal

Imagem de um prato de escudella i carn d'olla
Escrito por Rodrigo

O Natal é uma época em que o menu tem muita importância. O ato social de compartilharmos os alimentos com amigos e familiares, presente em todas as culturas, é um dos símbolos dessa data comemorativa.

No Natal da Catalunha, os alimentos postos sobre a mesa pertencem a uma culinária de muita contundência e sabor, e compatíveis com os dias frios e as noites geladas do inverno.

A fim de explorar esse mundo gastronômico, ShBarcelona apresenta as comidas típicas catalãs para celebrar o Natal.

  • aluguer de apartamentos turísticos em barcelona

 

Artigo relacionado: Onde ter um jantar de Natal em Barcelona

Os melhores pratos natalinos catalães

O Natal é uma das épocas do ano em que costuma-se reunir grande parte dos familiares para uma refeição. Na Catalunha, os pratos natalinos, além de deliciosos, são calóricos, ideais para os dias de inverno.

Foto por pchow98 on Visual Hunt

Nos últimos anos, porém, a intensidade do frio nessa data comemorativa esteve abaixo do esperado, insuficiente para um típico clima natalino com neve. Esse fato, entretanto, não tem alterado o menu de Natal catalão.

Quer alugar o seu imóvel? Contate-nos!

Como primeiro prato da refeição natalina dos catalães, temos uma sopa. A sopa de galets é composta por uma massa com forma de caracol cozida em um caldo de verduras, batata, frango, legumes e galinha, acompanhados por almôndegas (em catalão, comumente chamada de pilota), ovo, farinha de rosca, alho e salsinha. Uma entrada nutritiva e saborosa que, por seu número de ingredientes, poderia ser o prato único.

Artigo relacionado: Vocabulário do Natal catalão

Imagem de nozes quebradas

Foto por Pixabay

Como segundo prato do menu do Natal catalão, o protagonista é um frango caipira recheado e deliciosamente cozido no forno.

Semelhante ao peru servido no jantar de Ação de Graças dos Estados Unidos, esse frango costuma ser recheado com frutas secas, geralmente com pinhões, passas, damascos, e outros tipos, além de maçã.

Tudo isso acaba por deixar o frango irresistível, cuja suavidade e sabor combinam-se maravilhosamente com o toque adocicado das frutas. É importante dizer que as sobras do primeiro e segundo pratos são utilizados no dia seguinte para a elaboração de outra comida típica do Natal catalão: os canelons (canelones) de carne caseiros.

Na data de 26 de dezembro, é comemorado o Dia de Sant Esteve. Além desses pratos tão saborosos, o menu natalino catalão possui excelentes opções de sobremesa, como os torrones, neules (são rolos de wafer) e frutas secas, tais como avelãs, amêndoas e nozes. A bebida acompanhante é o tradicional champanhe catalão.

Vejam todos os apartamentos disponíveis

O que acha das comidas do Natal catalão? Envie-nos seus comentários!

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário