blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Cozinha catalã e espanhola

Comidas típicas catalãs para celebrar o Natal

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

O Natal é uma época em que o menu tem muita importância. O ato social de compartilharmos os alimentos com amigos e familiares, presente em todas as culturas, é um dos símbolos dessa data comemorativa. No Natal da Catalunha, os alimentos postos sobre a mesa pertencem a uma culinária de muita contundência e sabor, e compatíveis com os dias frios e as noites geladas do inverno. A fim de explorar esse mundo gastronômico, ShBarcelona apresenta as comidas típicas catalãs para celebrar o Natal.

Artigo relacionado: Onde ter um jantar de Natal em Barcelona

Os melhores pratos natalinos catalães

Foto por Pixabay

O Natal é uma das épocas do ano em que costuma-se reunir grande parte dos familiares para uma refeição. Na Catalunha, os pratos natalinos, além de deliciosos, são calóricos, ideais para os dias de inverno. Nos últimos anos, porém, a intensidade do frio nessa data comemorativa esteve abaixo do esperado, insuficiente para um típico clima natalino com neve. Esse fato, entretanto, não tem alterado o menu de Natal catalão. Como primeiro prato da refeição natalina dos catalães, temos uma sopa. A sopa de galets é composta por uma massa com forma de caracol cozida em um caldo de verduras, batata, frango, legumes e galinha, acompanhados por almôndegas (em catalão, comumente chamada de pilota), ovo, farinha de rosca, alho e salsinha. Uma entrada nutritiva e saborosa que, por seu número de ingredientes, poderia ser o prato único.

Artigo relacionado: Vocabulário do Natal catalão

Comidas típicas catalãs para celebrar o Natal

Foto por Pixabay

Como segundo prato do menu do Natal catalão, o protagonista é um frango caipira recheado e deliciosamente cozido no forno. Semelhante ao peru servido no jantar de Ação de Graças dos Estados Unidos, esse frango costuma ser recheado com frutas secas, geralmente com pinhões, passas, damascos, e outros tipos, além de maçã. Tudo isso acaba por deixar o frango irresistível, cuja suavidade e sabor combinam-se maravilhosamente com o toque adocicado das frutas. É importante dizer que as sobras do primeiro e segundo pratos são utilizados no dia seguinte para a elaboração de outra comida típica do Natal catalão: os canelons (canelones) de carne caseiros. Na data de 26 de dezembro, é comemorado o Dia de Sant Esteve. Além desses pratos tão saborosos, o menu natalino catalão possui excelentes opções de sobremesa, como os torrones, neules (são rolos de wafer) e frutas secas, tais como avelãs, amêndoas e nozes. A bebida acompanhante é o tradicional champanhe catalão.

O que acha das comidas do Natal catalão? Envie-nos seus comentários!

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário