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Mercado imobiliário

As 6 + 1 obrigações que um administrador predial deve cumprir em Barcelona

Obrigações que um administrador de imóveis deve seguir
Marcel
Escrito por Marcel

As comunidades de vizinhos sempre observam cada detalhe gasto. É justamente por isso que na hora de contratar um profissional elas devem conhecer todas as suas tarefas.

É normal que os proprietários de um edifício na Cidade Condal saibam o que faz um administrador de imóveis.

Se você ler este artigo, entenderá a importância de contar com um administrador de imóveis colegiado e profissional, assim como todas as funções que poderá delegar para o dia a dia dele sendo proprietário de um imóvel em Barcelona.

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As 6 obrigações dos administradores de imóveis

O primeiro que há de se destacar é que não existe lei inalterável. O artigo 20 da Lei de Propriedade Horizontal  detalha as funções mais importantes.

📌 A legislação não é um texto inalterável, se vai ampliando conforme o contexto e depende da decisão de cada comunidade. Desta forma, fica a pergunta: o que diz a lei da Propriedade Horizontal sobre as funções do administrador?

1. Velar pelo bom regime do imóvel

A lei diz:

Velar pelo bom regime da casa, suas instalações e serviços, fazer advertências e prevenções delas para os titulares.

Isso quer dizer:

administrador de imóvel não é um vigilante de segurança, nem deve passear diariamente pelo edifício para detectar incidências.

Mas se o porteiro, um vizinho ou qualquer pessoa encontre um problema, o administrador deve atacar o problema. Seja para ele mesmo solucionar o problema ou avisar a pessoa/empresa correspondente.

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Tarefas de um administrador de imóveis

Foto via Pexels

Atenção completa ao proprietário

2. Preparar o plano de gastos previsíveis

 

A lei diz: 

Preparar o plano de gastos previstos com a devida antecedência e submeter ao grupo, propondo os meios necessários para fazer frente aos mesmos.

Isso quer dizer:

administrador de imóveis conhece os gastos de cada comunidade de vizinhos. Por isso, o profissional deve preparar o orçamento com todos os pagamentos que serão realizados. Também deve calcular as parcelas que devem ser pagas por cada proprietário dos imóveis.

A obrigação do adminstrador do imóvel é preparar o orçamento, mas não pode aprová-lo. Ele deve apresentar o documento ao grupo da comunidade de vizinhos para a sua aprovação.

Além disso, o profissional de gestão da comunidade de vizinhos deve levar a contabilidade da comunidade e informar os proprietários sobre o estado das contas.

3. Conservação do imóvel

A lei diz:

Atender a conservação e entretenimento da casa, dispondo as reparações e medidas que resultem urgentes, dando conta imediata delas ao presidente ou, em seu caso, aos proprietários.

Isso quer dizer:

Esta parte se diferencia pela urgência e é onde o administrador atua à margem do grupo de Proprietários. Quer dizer, se acontece uma incidência de alta urgência ou gravidade, o administrador do imóvel está obrigado a atuar sem esperar a aprovação dos donos dos imóveis. 

Por sua vez, a lei entende que «conservação da casa» significa assegurar que todas as suas instalações e serviços estejam no estado correto, assim como pautar as inspeções regulares.

4. Executar as ordens do grupo

A lei diz: 

Executar osacordos adotados em relação à reformas, efetuar os pagamentos e realizar as cobranças que sejam procedentes.

Isso quer dizer:

O administrador do imóvel é o responsável final de levar a cabo os acordos do grupo.

Geralmente, estas resoluções aprovadas são reformas no edifício. Desta forma, o profissional da administração de imóveis deve elaborar o plano de ação e marcas as datas que as ditas reformas serão feitas.

Caderno para organizar o dia a dia do profissional de imóveis

Foto via Pexel

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5. Secretário do Grupo e Custódia da documentação

A lei diz:

Atuar, no caso apropriado, como secretário do grupo e custodiar a documentação da comunidade a disposição dos titulares.

Isso quer dizer:

Um adminstrador de imóveis colegiado pode atuar também como secretário do grupo. Este cargo se responsabiliza de realizar as atas do grupo, expedir os certificados necessários e custodiar os documentos não sensíveis à comunidade.

O administrador de inóveis está obrigado a guardar esta documentação não sensível durante 5 anos. E o que é documentação não sensível? São contas, recidos ou contratos prorrogados.

6. Outras atribuições

A lei diz: 

Todas as demais atribuições que se conferem pelo grupo.

Isso quer dizer: 

Cada comunidade de vizinhos é diferente e pode assignar uma tarefa distinta ao seu administrador de imóveis contratado. As ações podem variar segundo se são comunidades de residência habitual ou segunda residência.

📌 As tarefas do administrador de imóveis estão abertas a serem mais que as estritamente obrigatórias. Portanto, depende da negociação entre cada comunidade com o profissional contratado para ter a lista completa de suas responsabilidades.

Desta forma, dependa da negociação entre cada comunidade com o seu profissional contratado como administrador.

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7. Representação legal da comunidade (não obrigatório)

Lei 39/2015 obriga as comunidades de vizinhos a se comunicar com as administrações públicas por meios eletrônicos.

De forma geral, as comunidades de vizinhos nomeam os administradores de imóveis como seus representantes legais para enviar e receber notificações com as entidades públicos.

E o que fazer se o administrador não cumpre as suas funções?

A tarefa de administrar e gerir imóveis é uma tarefa que só pode cair nas mãos de profissionais.

Por isso, se um profissional contratado não cumpre com seus deveres é hora de substituí-lo rapidamente. Em ShBarcelonasomos membros orgulhosos do Colegio de Administrador de Imóveis de Barcelona-Lleida.

É a organização oficial que regulariza esta profissão e mantém o nível do padrão de qualidade alto. Ao final, estão tratando de um dos temas mais importantes de uma pessoa, o seu domicílio.

É um proprietário que não reside em Barcelona? Não se preocupe, com nosso serviço Gold para imóveis de temporada e de estâncias prolongas, nós o o representaremos na reunião atual dos vizinhos. Entre em nossa página de serviços para proprietários de imóveis em Barcelona e conheça as vantagens de contar com uma equipe profissional ao seu lado.

Além da nossa garantia de qualidade certificada pela AENOR, este artigo explica melhor a nossa aposta pela qualidade na atenção ao serviço.

Se ainda sobraram dúvidas sobre quais são as tarefas obrigatórios de um administrador de imóveis, veja este vídeo dos companheiros da Baeza Fincas, eles explicam com mais detalhes: 

Trabalhe com profissionais

Fontes:

https://www.elmundo.es/economia/vivienda/2017/04/20/58f8800046163fcc1f8b4584.html

https://www.conceptosjuridicos.com/lph-articulo-20/

https://www.comunidades.com/legislacion/comunidades/ley-de-propiedad-horizontal/articulo-20/

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