blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Mercado imobiliário

5 dicas para comprar um apartamento para alugar em Barcelona

O sol iluminando a cidade condal
Escrito por Marcel

O mercado imobiliário é um velho conhecido para grandes e pequenos investidores. Comprar apartamento para alugar é uma alternativa que cada vez vai ganhando terreno na cultura econômica.

No entanto, a tendência de compra de imóvel está mudando. Já não se compra tanto para viver, mas sim contratar uma hipoteca de uma casa para alugar e obter alguns benefícios a longo prazo de forma continuada.

Se continuar lendo este artigo, você verá 5 dicas para ter em conta se está pensando em comprar apartamento para colocar em aluguel.

  • apartamento de gestão durante meses barcelona

 

1. É rentável investir em apartamento para alugar?

A primeira pergunta que qualquer pessoa que deseja investir no setor imobiliário faz é lógica: posso obter rentabilidade ao comprar um apartamento para alugar?

Segundo os dados do Banco de España, a rentabilidade no primeiro trimestre de 2020 ficou na média de 6,9%. Bastante abaixo dos 10,7% do mesmo período em 2019. Contudo, esta rentabilidade é muito difícil de encontrar em outros produtos financeiros, já que não tão sólidos como um imóvel.

Mesmo assim, e apesar desta queda proveniente da crise do Coronavírus, comprar apartamento como investimento continua sendo uma excelente alternativa devido a rentabilidade estável gerada pelo mercado de aluguel.

Comprar apartamento para alugar

Foto via Unplash

2. Pode pedir uma hipoteca para alugar?

Uma vez que fixamos a compra de apartamentos como investimento com rentabilidade alta e segura, chega o momento de perguntar-se: pagar completo ou solicitar hipoteca?

Se o seu perfil é de investimento com capacidade líquida para comprar um apartamento completo, adiante. Se você é um pequeno/a investidor, saiba que é possível solicitar um crédito hipotecário para comprar o apartamento que você aluga.

Desta maneira, enquanto por um lado você está devolvendo ao banco o crédito, por outro lado, você receberá cada mês a renda que pague o seu inquilino/a. Além disso, você pode ir realizando ajustes de preço à medida quando se assina cada novo contrato.

Esta tendência dentro do setor de Real Estate está crescendo. Cada vez mais existem pessoas com a intenção de comprar o seu primeiro apartamento para colocar em aluguel depois. Inclusive vivendo como inquilino em outro imóvel, enquanto se aluga o imóvel adquirido.

📌 É recomendável que a hipoteca do apartamento novo não supere os 40% do seu salário bruto ao mês. Se tiver dúvidas, sempre consulte um profissional

Artigo relacionado: Quanto você deve economizar para comprar um apartamento em Barcelona?

Investir em apartamentos para alugar

Foto via Unsplash

Confie em nossos profissionais de compra

3. Vantagens e inconvenientes de investir em apartamento para alugar

Se você chegou até aqui é porque continua pensando que é uma boa ideia comprar apartamento para alugar em 2021. Por isso, apresentamos uma lista de argumentos favoráveis e contrários para consolidar a decisão.

Favorável: 

  • O apartamento é um investimento fácil de entender para qualquer perfil de investidor.
  • A estabilidade da rend¡tabilidade do investimento. Como foi comentado antes, existem poucos produtos financeiros que ofereçam uma rentabilidade estável a longo prazo.
  • Se o imóvel é alugado para contratos à longo prazo, é possível deduzir até 60% sobre o total da renda gerada.

Contrário:

  • O investimento inicial é alto, além de contrair um crédito hipotecário de vários anos
  • Ao depender do aluguel, existem riscos da falta de pagamento, atrasos ou okupas no apartamento (no caso de ficar vazio)
  • Necessita tempo extra para administrar o aluguel (buscar inquilinos, consertar os pequenos problemas, contratar seguros, reuniões de vizinhos, mudanças na legislação)

Em ShBarcelona, nós conhecemos os principais problemas e ofereceremos soluções sob medida para cada proprietário. Se você deseja aproveitar todas as vantagens e esquecer dos problemas gerados por se dedicar ao negócio do aluguel, pode confiar em nossa empresa de serviços imobiliários.

Comprar apartamento para alugar em Barcelona

Foto via Unsplash

4. Onde comprar um apartamento para investir em aluguel em Barcelona?

Depois de saber que vale a pena comprar apartamento para alugar, agora é preciso descobrir onde comprar a nova vivenda.

Se você está interessado em adquirir imóvel para investir em aluguel em Barcelona, uma opção normalmente vencedora são os distritos de L’Eixample ou de Gràcia. Já que, no final das contas, são os mais solicitados pelos inquilinos temporários que vêm à Ciudad Condal.

Em ShBarcelona somos especialistas em aluguel de apartamentos por meses em Barcelonauma opção perfeita para garantir rentabilidade alta do seu imóvel dedicado ao aluguel.

Já que, normalmente, um imóvel destinado ao aluguel de temperada obtém mais rendimento que um dedicado aos contratos anuais de longa duração.

Os contratos mensais são mais rentáveis porque, ao longo de um ano, são assinados mais contratos de perfis com alto nível aquisitivo, como são os estudantes de mestrado ou trabalhadores que vêm à cidade para trabalhar.

5. Existe o imóvel perfeito para investir e alugar?

Esta é a pergunta de um milhão. No final, se estiver claro que você não vai viver neste imóvel, não precisa procurar um apartamento ideal onde se veja vivendo.

No entanto, isto não significa procurar um imóvel incômodo ou não tão bonito. Pense que a vida dá muitas voltas e pode ser que você acabe vivendo neste imóvel. Não percamos o foco, a ideia principal é comprar para alugar, por isso é preciso pensar na rentabilidade econômica antes que um lar para a sua família.

Segundo nossos próprios dados, os apartamentos favoritos em Barcelona pelos inquilinos temporários são os que cumprem as seguintes condições: 

  • Imóvel de 2 quartos
  • Localizados em L’Esquerra ou La Dreta de l’Eixample

Este tipo de imóvel é o mais solicitado, tanto por estudantes de mestrado e pós-graduação que vêm à Barceona como pelos Expats que chegam para trabalhar. Também pelo resto de inquilinos que procedam por diversos motivos durante um período menor de 11 meses.

Quer oferecer o seu imóvel para aluguel mensal?

Investimento em compra de imóveis

Foto via Unsplash

Concluindo, comprar um apartamento para alugar é uma excelente oportunidade se o seu plano é contar com um imóvel onde tem pensando em não viver, mas contar como renda fixa mês a mês.

Além disso, apesar da queda de preços devido a crise do Coronavírus, investir no setor imobiliário de aluguel continua sendo garantia de segurança e estabilidade no futuro.

Artigo relacionado: Calculadora de rentabilidade: descubra se é mais rentável reformar o seu apartamento antes de colocar no mercado

Você já tomou a decisão de comprar um imóvel para coloca-lo em aluguel? Deixe a sua experiência ou dúvida nos comentários.

Fontes:

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário

12 + three =