blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Frases dedicadas a Barcelona

Imagem aérea da cidade de Barcelona
Escrito por Rodrigo

Um dicionário com termos que definam a grandiosidade de Barcelona seria insuficiente. De acordo com uma lista das melhores cidades do mundo elaborada pela Resonance Consultance, em 2017, a cidade aparece na terceira posição das melhores da Europa, e na oitava colocação na classificação mundial.

Os quesitos avaliados foram infraestrutura, programação cultural, empregos, diversidade populacional e recomendações em forma de artigos na Internet.

Neste artigo, ShBarcelona apresenta algumas frases dedicadas a Barcelona. Trechos de longos capítulos com declarações feitas por diferentes artistas e profissionais que souberam o que é a cidade. Caso você conheça alguma frase dedicada à capital da Catalunha, inclusive as frases da torcida do Barcelona, que também exaltam a cidade  ou queira que conheçamos a sua, envie-nos um comentário.

Artigo relacionado: Por que morar em Barcelona?

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Freddie Mercury

O líder dos Queen deixou sua marca inconfundível na história do rock. As canções I Want To Break Free e We Are The Champions são, sem dúvida, umas das mais recordadas quando falamos de Freddie Mercury.

Estátua de Freddie Mercury

Foto de Andrea Piacquadio via Pexels

 

Entretanto, existe uma produção que foi especial por ter sido dedicada à grande metrópole catalã. Em 1988, Freddie Mercury e a cantora catalã Montserrat Caballé cantaram Barcelona, canção da abertura dos Jogos Olímpicos de 1992.

Em uma das passagens da música, a capital catalã é comparada a uma bela joia: Barcelona, que belo horizonte. Barcelona, como uma joia ao Sol. Por ti serei gaivota do teu belo mar.”

Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen era um escritor de origem dinamarquesa. Seus trabalhos mais famosos, voltados para o público infantil, foram A Pequena Sereia, O Patinho Feio e o Soldadinho de Chumbo.

Em 1862, Hans Christian Andersen visita Barcelona, cidade que lhe marcou tão profundamente a ponto de fazê-lo escrever as seguintes palavras:

“Atravessamos ruas largas, com construções que pareciam palácios, em La Rambla. Os comércios eram bem iluminados, havia movimento e vida… Apesar de querer dormir, decidi não fazê-lo, então pude levantar cedo e contemplar, de dia, esta cidade, desconhecida para mim: Barcelona, capital da Catalunha.”

Encontre seu imóvel com ShBarcelona

Le Corbusier

Seu nome verdadeiro era Charles-Édouard Jeanneret-Gris. Nasceu na Suíça em 1887, e destacou-se profissionalmente como arquiteto e decorador.

Em 1933, Le Corbusier e mais um grupo de arquitetos foram designados pelo presidente da Generalitat de Catalunya à época, Francesc Macià, para configurar um novo plano urbanístico em Barcelona.

O nome do projeto era Pla Macià, que consistia, por exemplo, na criação de uma zona de comércio e negócios, a construção de um espaço verde em detrimento do bairro de El Raval, e a demolição do Castell de Montjuïc para a construção de um aeroporto. Entretanto, com a Guerra Civil, o projeto urbanístico não foi realizado. Antes disso, em 1928, Le Corbusier disse o seguinte:

“Permitam-me dizer o quanto amo Barcelona, uma cidade admirável, uma cidade cheia de vida, intensa, um porto aberto ao passado e ao futuro.”

Artigo relacionado: Morar em Barcelona

Ronald Fraser

Ronald Fraser foi um historiador alemão cujos principais trabalhos estiveram ligados à história da Espanha, com foco no período da Guerra Civil. Em uma entrevista para a Barcelona Metropolitan, Ronald Fraser mostrou a sua visão sobre Barcelona e seus cidadãos:

“Tenho boas memórias de Barcelona. Morei na cidade por cinco meses na década de 70, enquanto fazia entrevistas para publicá-las em meu livro sobre a Guerra Civil.

Sufista tentando dominar o curso de uma onda na praia

Foto de Pixabay via Pexels

 

Acredito que Barcelona se tornou bem mais cosmopolita depois de sediar as Olimpíadas de 92. Sempre achei Barcelona um lugar ideal para se viver, por duas razões: é cosmopolita e tem acesso ao mar. O que mais se pode esperar de uma cidade mediterrânea?”

Carlos Ruiz Zafón

Carlos Ruiz Zafón é um escritor de origem catalã. Atualmente, é um dos autores com maior reputação internacional, e suas obras já foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas. Seus mais novos livros são La Sombra del Viento, La Trilogía de la Niebla e Las Luces de Septiembre, lançados em 2017.

Zafón conhece Barcelona como ninguém, e portanto, deixou algumas frases que retratam perfeitamente a capital catalã:

“Barcelona é uma cidade muito antiga, e você sente o peso de sua história. É uma cidade assombrada pela história. É impossível não perceber isso.”

“Eu vejo as cidades como organismos, como criaturas vivas. Para mim, Madri é um homem, e Barcelona é uma mulher. E é uma mulher extremamente vaidosa. Um dos grandes poetas catalães, Joan Maragall, escreveu um poema se referindo a Barcelona como A Grande Sedutora, ou algum tipo de feiticeira, e que na cidade, há uma presença obscura que atrai e seduz as pessoas. Acho que Barcelona tem tudo isso.”

Alugar um imóvel por meses

Neymar

Neymar foi um dos melhores jogadores brasileiros que já defenderam o clube azul-grená. O atacante revelou, em 2014, suas sensações sobre o clube e a cidade:

“Estou me sentindo muito feliz por estar vivendo coisas novas. Estou realizando um sonho de criança, que era jogar em um clube europeu. E no Barcelona, um time tão grande… é uma grande honra. Gosto de tudo da cidade: o clima, as pessoas… É bem parecida com o Brasil, isso ajuda muito. Tem até praia.”

Conhece outras frases dedicadas a Barcelona?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário