blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Morar em Barcelona

O que Barcelona tem de especial?

Escrito por Rodrigo

Em 1909, o poeta catalão Joan Maragall dedicou um poema à capital da Catalunha. Em sua Oda nova a Barcelona, Maragall chama Barcelona de “la gran encisera” (a grande feiticeira). Essa denominação, apesar de poética, retrata exatamente o fascínio que a cidade exerce em nós.

Você sabe o que Barcelona tem de especial? Neste artigo de ShBarcelona, queremos mostrar o nosso ponto de vista. Logicamente, faltarão detalhes, cantos serão deixados de lado, mas acreditamos que, ao final deste texto, todos chegaremos à conclusão de que Barcelona, sob qualquer ângulo, é something else.

Artigo relacionado: 10 lugares em Barcelona que você precisa visitar

É especial por razões estéticas e culturais

A Font Màgica de Montjuïc é uma das atrações que faz de Barcelona um lugar mágico e especial

Foto por Visual Hunt

Os monumentos e patrimônios imateriais de Barcelona transpiram história e beleza. Como não render-se ao encanto das construções oriundas do vanguardismo artístico de Antoni Gaudí? Como não admirar a combinação entre o verde atemporal e as cores das estátuas neoclássicas que dão vida ao Parc del Laberint d’Horta? Como não se apaixonar diante do colorido que se mistura às águas da Font Màgica de Montjuïc, ou mesmo à mesa sob as estrelas que iluminam o Observatori Fabra? Como não ter um mínimo de curiosidade sobre como as pessoas conseguem se equilibrar tão bem umas sobre as outras, e fazem dos castellers um dos maiores símbolos da cultura catalã?

É especial pela culinária

Barcelona nos conquista pelo paladar. Seja no bairro de La Barceloneta, ou no distrito de Sarrià-Sant Gervasi, experimentar as delícias da culinária catalã é uma obrigação prazerosa. Mais do que o pa amb tomàquet, a cozinha da Catalunha, por sua ligação com o Mediterrâneo, é famosa, entre outros pratos, por suas inigualáveis paellas e suas receitas com bacalhau, lula e sardinhas.

A capital catalã não vive apenas de sua própria gastronomia. Por ser uma cidade cosmopolita, encontrar restaurantes especializados em culinária de outros países é muito fácil. Francesa, argentina, mexicana, brasileira, russa… O menu é enorme, e você nunca ficará com o estômago vazio.

Artigo relacionado: Por que morar em Barcelona?

É especial pelas ofertas de lazer

Barcelona é especial por lugares como este: o Palau de la Música Catalana

Foto por Visual Hunt

Em Barcelona, ficar sem ter o que fazer não é uma opção. As ofertas de lazer que a cidade tem agradam a todos os gostos. Confira, a seguir, três sugestões:

Museus

O Museu del Ferrocarril de Catalunya é uma ótima opção para os amantes da história do transporte sobre trilhos. Mas caso você prefira algo mais voltado para pinturas e esculturas, sugerimos o Museu del Modernisme de Barcelona. Muito interessantes também são os museus alternativos da cidade, como os dedicados às motos, ao mundo da magia e ao chocolate.

Música

Anualmente, são realizados diversas apresentações musicais por toda Barcelona. Bandas catalãs e de outros países sabem que Barcelona deve estar em sua turnê. O Palau de Sant Jordi é um clássico anfitrião dos grandes shows. Portanto, fique de olho na programação musical. E para os fãs das apresentações regidas por instrumentos clássicos, o Palau de la Música Catalana é o destino.

Esportes

Barcelona, bem como toda a Catalunha, tem uma grande tradição esportiva. Existem vários clubes poliesportivos espalhados pela cidade, com ótimas instalações e atendimento. Entretanto, pouco informaríamos se deixássemos de lado as grandes competições esportivas, que atraem tantos espectadores. As partidas do FC Barcelona no Camp Nou talvez sejam o maior símbolo do poder de atração que o esporte tem na cidade.

É especial por seu comércio

Barcelona tem uma fortíssima atividade comercial

Foto por Visual Hunt

Produtos para crianças, mulheres, homens… Mais do que quantidade, encontramos muita qualidade nos estoques. Livros infantis, sapatos para mulheres, lembrancinhas, roupas, bicicletas, relógios, colecionáveis, acessórios de moda, vinhos, antiguidades, roupas e calçados esportivos, decorações de Natal, maquiagem, chapéus, móveis de decoração, eletrodomésticos, espadrilles… Seja em lojas especializadas ou em grandes mercados populares, encontramos aquilo que buscamos… e até o que não buscamos.

O que mais?

Como havíamos previsto, muitas coisas que também fazem de Barcelona um lugar especial foram deixadas de lado. Você sabia que a cidade favorece as atividades de coworking, e que existem 10 boas razões para ser um freelancer na capital catalã? Além disso, existem maravilhosos centros dedicados ao relaxamento corporal. Portanto, a pergunta “O que Barcelona tem de especial?” não pode ser respondida de forma definitiva e em apenas um artigo. Para cada experiência bem aproveitada, existe uma Barcelona especial no coração de quem está nela. Ela é, definitivamente, a grande feiticeira.

Para você, o que Barcelona tem de especial?

* Foto principal por Visual Hunt

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário