blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

Presépios vivos em Barcelona

Escrito por Rodrigo

Ainda que determinadas tradições pareçam estar sendo deixadas de lado, a verdade é que todas conservam um encanto especial que desperta nostalgia, mexendo com nossas memórias da infância. O Natal tem sido cada vez mais um evento tomado pelo consumismo, incorporando características estrangeiras que parecem fazer muito sucesso entre os mais jovens. Já não podemos negar o fato de que, com o passar do tempo, o verdadeiro motivo da celebração natalina, o nascimento de Jesus de Nazaré, tem sido cada vez mais desvirtuado. Alguns costumes de caráter religioso e solene, entretanto, seguem entre nós. Este artigo de ShBarcelona é para aquelas pessoas apegadas às tradições, e que certamente gostarão de saber sobre os presépios vivos em Barcelona.

Artigo relacionado: Um típico Natal em Barcelona

Representações em Barcelona do nascimento de Jesus

Foto por Visual Hunt

Os presépios vivos são representações cristãs do nascimento de Jesus de Nazaré, tal como é relatado na Bíblia. Em Barcelona, essas representações são bastante detalhadas, graças às decorações, às luzes, e às canções que podem ser ouvidas por meio dos alto-falantes nas regiões mais centrais. Além disso, há diversas atividades para crianças e pessoas com mais idade, levadas a cabo em vários bairros e distritos  da Ciudad Condal. Bastante fiéis ao episódio religioso, essas encenações acontecem da seguinte forma: o recém-nascido Jesus está ao lado da Virgem Maria e de José de Nazaré. No estábulo, Jesus descansa sobre um amontoado de palha, e também é acompanhado por uma mula e um boi. Os três Reis Magos aparecem com seus respectivos camelos, cientes da importância do momento. Além dos Reis, também surgem pastores que prestam assistência aos jovens pais.

Artigo relacionado: Mercados natalinos de Barcelona

Foto por Pixabay

Conforme comentado no parágrafo anterior, os presépios vivos podem ser vistos em diversas localidades da capital catalã e, geralmente, são representados por associações e centros cívicos, onde moradores, muitos deles atores amadores, vestem os trajes de Maria, José, três Reis Magos, pastores, anjos, e até mesmo boi e mula, a fim de que o momento, que ilustra uma das passagens mais importantes da tradição católica, seja representada da melhor maneira possível. Para conferir como são feitas as apresentações dos presépios vivos, vá ao parque de La Marina, onde mais de 250 figurantes representam mais de trinta cenas na região frondosa do parque. Você também poderá visitar Navas, no distrito de Sant Andreu, onde o centro cívico organiza essas apresentações teatrais há anos. Algo mais emocionante acontece em Torre del Suro, onde os atores que representam a cena religiosa são trabalhadores com deficiência intelectual da Escola Sant Camil. Outros lugares de Barcelona onde, ano após ano, podemos estar em contato com presépios vivos, são o Espai Via Barcino, a instituição religiosa El Cottolengo del Padre Alegre – ao lado do Parc Güell -, e a paróquia de Santa Bernadeta, em Torre Baró.

Pretende ver alguma dessas apresentações neste Natal?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário