blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Costumes e tradições catalãs

Caga Tió, a principal figura do Natal catalão

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

As crianças são as autênticas protagonistas da maioria das festas tradicionais, e no Natal, são ainda mais. O entusiasmo e alegria delas nos enchem de felicidade, e nós, adultos, acabamos por nos contagiar por essa vibração, especialmente na hora que recebem os presentes. O Natal e o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, são duas tradições mundialmente conhecidas, mas na Catalunha, existe um personagem bastante divertido, e faz do Natal catalão, um dos focos deste artigo de ShBarcelona, uma celebração bastante peculiar. Estamos falando do Caga Tió, o símbolo natalino que mexe com a imaginação da criançada.

Artigo relacionado: Natal para crianças em Barcelona

Caga Tió, símbolo natalino da Catalunha

Foto por Visual Hunt

O Tió de Natal é um elemento tradicional catalão e aragonês, porém mais enraizado na Catalunha. Basicamente, trata-se de um pequeno tronco, normalmente decorado com olhos, nariz e boca expressando um grande sorriso, uma barretina (gorro catalão), e uma manta bem grossa, para que o Tió não passe frio. Geralmente, ele começa a ser alimentado a partir do dia 8 de dezembro, e na véspera de Natal, as crianças golpeiam o tronco com bastões, cantando canções com a esperança de que, no dia 25 de dezembro, o Tió defeque presentes, guardados sob a manta. De acordo com a  tradição, de origem rural e pré-cristã, às crianças unicamente são oferecidas guloseimas, como rolos de wafer, torrones, caramelos ou outros doces. Hoje, entretanto, o Tió de Nadal defeca objetos cada vez maiores, como brinquedos e bicicletas.

Artigo relacionado: Tradições da Catalunha: o Caganer

Foto por Visual Hunt

A tradição do Caga Tió é semelhante à da árvore de Natal, fortemente ligada aos países nórdicos, que fica cheia de presentes ao seu redor, embalados com belos papéis coloridos. Na tradição rural, o tronco, que era o elemento responsável por fornecer calor aos lares durante a época de inverno, era queimado depois de as crianças terem ganhado os doces. Depois de queimado, suas cinzas eram espalhadas pelo campo para que servissem de fertilizante, e voltassem às suas origens. Atualmente, o Caga Tió é mais um membro da família, e pode ser usado ano após ano, enquanto estiver em boas condições. Sem dúvidas, as canções e os golpes dados no tronco são capazes de mexer bastante com a imaginação das crianças, e fazem do Natal da Catalunha um evento único e muito divertido.

O que acha da tradição do Caga Tió?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário