blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Cozinha catalã e espanhola

Pratos catalães tradicionais para passar o inverno

Escrito por Rodrigo

A origem da gastronomia mais tipicamente catalã está nas classes populares. Os ingredientes utilizados eram básicos e de fácil obtenção, e variavam de acordo com a época do ano, as características geográficas e o clima. O resultado era refletido na grande variedade de pratos, que dependiam, também, do gosto de cada cozinheiro. A culinária catalã tem uma personalidade própria, fortemente influenciada pelos diferentes povos que se estabeleceram na Catalunha durante séculos, e é claramente mediterrânea. Na época do inverno, como não poderia ser diferente, ganham espaço os pratos mais quentes e encorpados. Caso você queira saber mais sobre os pratos típicos da culinária catalã, acompanhe as dicas que ShBarcelona tem a oferecer sobre os mais tradicionais para passar o inverno.

Artigo relacionado: Expressões artísticas catalãs – parte 1: a culinária

Comida simples e conhecida por todos

Foto por Pixabay

Definitivamente, as sopas não podem faltar durante o inverno. Na Catalunha, a grande sopa típica é a escudella amb carn d’olla. O caldo é composto por verduras (salsão, alho-poró, repolho, rabanete, cenoura etc), batatas, ossos de frango e presunto, vitela, grão-de-bico, as famosas butifarras brancas e negras, e a pilota (a almôndega). Depois de preparado, o caldo é separado do resto. Ao caldo adiciona-se macarrão e, assim, temos uma sopa. Todas as carnes, as batatas e os grãos-de-bico são servidos à parte. Outro prato catalão tradicional, cujos ingredientes também procedem do Mar Mediterrâneo, é a sopa de pescadors. Seus principais ingredientes são o tamboril, a merluza e peixes típicos de regiões rochosas. As verduras, o alho, as folhas de louro e um pouco de vinho branco são fervidos junto com os peixes para a formação do caldo. Em seguida, adiciona-se um refogado para fazer a sopa com arroz ou fideos. Por último, são acrescentadas sépia e camarões.

Artigo relacionado: Cinco referências na capital da cozinha criativa

Foto por Pixabay

Outro prato catalão típico do inverno é uma mescla entre mar e montanha, e contém como ingredientes básicos a almôndega e a sépia. O refogado dá o toque especial ao prato, cujo molho nos convida a mergulhar nele uns pedacinhos de pão. Por último, temos um prato chamado capipota, ideal para os que gostam de comer uma sopa bem encorpada com pedaços de pão, e que tem como ingredientes principais a cabeça e o pernil desossado do vitelo, tripas e grãos-de-bico. Apesar da simplicidade dos ingredientes, seu cozimento requer que diversos passos sejam seguidos, para que fique excelente. Para sua preparação, também são necessários um bom caldo, e alho e frutas secas picados. Não é uma comida para todas as pessoas, mas caso você goste de pratos desse tipo, certamente apreciará o capipota.

Qual desses pratos te dá mais vontade de comer?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário