blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Cozinha catalã e espanhola

Pratos típicos da cozinha catalã

Escrito por Rodrigo

A oferta gastronômica é uma das atrações de qualquer destino turístico, e no caso de Barcelona, um enorme dinamizador econômico. Não à toa, os turistas que visitam a capital da Catalunha investem mais de 30% de seu dinheiro em alimentação. Depois de alugar um apartamento turístico em Barcelona, a fim de conhecer a região com maior comodidade, um de seus próximos passos será experimentar os pratos típicos da Catalunha. Neste artigo, ShBarcelona apresenta uma lista dos mais deliciosos e conhecidos da tradicional cozinha catalã, um prazer para os sentidos.

Artigo relacionado: Cinco referências na capital da cozinha criativa

Delicie-se com a gastronomia catalã

Foto por VisualHunt

O azeite de oliva é a fonte de gorduras mais utilizada na cozinha catalã. O resto dos ingredientes típicos dessa culinária é composto por produtos da horta e de sequeiro, peixe, e carnes em proporções tipicamente mediterrâneas. Os bolets (cogumelos) também são bastante apreciados pelos catalães. Entre os guisados de legumes, destacam-se a botifarra amb mongetes (feijão branco com linguiça), as faves a la catalana (um prato de favas com alho-poró, cebolinhas, toucinho, morcilha, algumas ervas e cogumelos ou outros embutidos opcionais), e a escudella i carn d’olla (um cozido com grãos-de-bico, carnes de ave, vitela e porco, embutidos, verduras, hortaliças, macarrão, arroz e almôndega). Entre os principais pratos com carne estão o fricandó (picadinho de carne bovina refogado com cogumelos) e as galtes al forn (bochechas de porco ao forno, que podem ser acompanhadas por verduras e batatas). Há, também, os caragols a la llauna, caracóis terrestres cozidos, em um recipiente de lata, na brasa ou no forno, acompanhados por allioli ou vinagrete. O arroz mais famoso de Barcelona é o arrós Parellada, geralmente servido em uma caçarola com frutos do mar, carne e peixe sem escamas nem espinhas.

Artigo relacionado: Alta gastronomia e chefs premiados em Barcelona

Foto por VisualHunt

Entre os pratos com peixe, destacamos a esqueixada de bacallà, uma salada de bacalhau, azeitona, tomate, cebola, pimenta e ovo cozido, e o suquet de peix, um ensopado que inclui vários tipos de peixe, frutos do mar, cebola, tomate, amêndoa, batata, alho, pão e ervas. Outra delícia é a enguia frita. Em relação às verduras, é obrigatório falar da escalivada, cujos ingredientes principais são o pimentão vermelho, a berinjela, a cebola e o tomate (todos assados). Além dela, vale a pena falar dos calçots, um tipo de cebola assada na brasa acompanhada por um molho (tipicamente o romesco). A samfaina é um guisado de verduras similar ao pisto espanhol: é composto por alho, cebola, tomate, berinjela, abobrinha, pimentão e ervas. Por último, mas não menos deliciosas, destacamos as sobremesas, como a coca (um tipo de grande pão doce – também pode ser salgado – com forma de bolo), e as tipicamente doces crema cremada (também chamada de crema catalana), o saborosíssimo mel i mató (queijo fresco com mel), os panellets, os pets de monja, e o menjar blanc (ou menjablanc), um creme feito de leite de amêndoas, amido de arroz ou milho, limão, canela e açúcar.

Qual dos pratos da cozinha catalã mais te agrada?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário