blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Os conselhos dos nossos colaboradores

Cromoterapia para sua casa

Rodrigo
Escrito por Rodrigo
Avalie este post

A cor sempre fez parte da vida do ser humano, estando em qualquer coisa que olhemos, e até mesmo dizendo quem somos. A cor está presente em toda a natureza: nos animais, por exemplo, pode indicar perigo, como o vermelho brilhante de algumas espécies de anfíbios, o que nos diz que são venenosos. A cor das nossas vestimentas também passa algumas mensagens. Por exemplo, o preto é utilizado para indicar que estamos de luto, mas também é uma cor que demonstra elegância e sofisticação. Cores quentes e bem combinadas tendem a indicar um estado de ânimo mais alegre; por outro lado, cores mais neutras podem denotar maior sobriedade. As cores que escolhemos para nossa casa também dizem muito sobre quem somos, como nos sentimos ou como queremos nos sentir. Neste artigo, ShBarcelona traz algumas dicas de cromoterapia para sua casa.

Artigo relacionado: Lojas de decoração baratas em Barcelona

Cromoterapia e a decoração da sua casa

Foto por BettaLivingUK on Visual Hunt

As cores estão ligadas às nossas emoções e estados ânimo, e por isso, escolher as cores adequadas para cada área da nossa casa é muito importante. A escolha de determinada cor produz efeitos que podem ser negativos. Por exemplo, não é recomendável pintar todo de preto um quarto que, dada sua localização, recebe pouca luz natural. Tampouco pintá-lo todo de vermelho é desejável, já que, assim como o preto, nos faz ter sensações de agonia e tensão. Nenhuma cor por si mesma é negativa: a chave está na combinação correta e no efeito que buscamos para cada canto da casa. Cores claras e neutras, por exemplo, trazem tranquilidade, e combinam com cores mais vivas, criando harmonia. Não é aconselhável combinar mais de três cores distintas. E nesse caso, é bastante recomendável que pelo menos uma delas seja neutra.

Artigo relacionado: Como ter mais espaço em seu apartamento

Foto por InterContinental Hong Kong on Visual Hunt

Se o seu apartamento for pequeno e daqueles que recebem pouca luz natural, não pinte as paredes com cores escuras, pois isso deixará o espaço aparentemente menor e ainda mais escuro, proporcionando uma sensação de aperto. Caso o seu apartamento seja maior e mais iluminado, pode usar uma cor mais forte em uma parede para dar mais personalidade ao local. Aproveite e combine as cores do tapete, das almofadas e do estofado com a da parede. O mais importante é que todo o conjunto esteja harmonizado. O verde e o azul trazem serenidade e tranquilidade, ideais para quartos e, inclusive, salas de estar. O vermelho e o laranja têm a ver com atividade, podendo ser utilizados na entrada do apartamento ou em um espaço para jogos. A cor lilás, por sua vez, está ligada à reflexão, sendo perfeita para uma sala reservada à leitura. As cores de tons pastel trazem paz e suavidade, e são muito indicadas para quartos de bebês e crianças, embora também possam ser adaptadas à cozinha e ao quarto dos adultos.

Como você usa a cromoterapia na decoração da sua casa?

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário