blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Conheça

Dia Internacional da Mulher 2020

Figura de mulher representa Deusa das flores e do natural ilustra cartaz sobre o Dia Internacional da Mulher
Escrito por Marcel

O Dia Internacional da Mulher acontecerá no próximo domingo, 8 de março. Esta data possui uma identificação muito forte com as mulheres, que durante este dia voltam a defender os seus direitos, ao mesmo tempo que rendem tributo as que começaram a luta por liberdade e igualdade com relação aos homens.

Este dia foi adotado pelas Nações Unidas e, com o tempo, se transformou na festa nacional de muitos países. A idéia é unir-se para reivindicar a luta e as conquistas que as mulheres adquiriram com muito esforço há mais de 100 anos. Hoje, neste artigo do ShBarcelona, nós falamos disso.

Artigo relacionado: História das mulheres mais importantes de Barcelona

Por que se comemora e quais são as suas origens?

Silhueta de mulher com cabelo longo e rabo de cavalo

Foto de mohamed_hassan via Pixabay

O pensamento que serve de base para o Dia Internacional da Mulher emergiu no final do século XIX. Naquele momento, a sociedade estava imersa na revolução industrial e no movimento operário, que vivia um momento de auge.

Para falar sobre a origem deste dia especial, temos que voltar a 1910, concretamente a data que se celebrou a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, onde se decidiu, por unanimidade, que o 8 de março serviria para comemorar o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.

A conferência foi sediada em Copenhague e defendia a igualdade entre homem e mulher. Naquela época, as mulheres não votavam e um dos direitos fundamentais que defendiam era precisamente o reconhecimento a votar.

Passados alguns anos, a ONU decidiu proclamar oficialmente o 8 de março como o Dia Internacional pelos Direitos da Mulher e Paz Internacional. Desde então, este dia faz referência também às mulheres que tiveram um lugar destacado na história como artífices do movimento. 

Artigo relacionado: História das mulheres mais importantes de Barcelona

Mulher com roupas que remetem à cultura africana iluminada pelo sol

Foto de photosforyou via Pixabay

Se falamos da história do Dia da Mulher, devemos fazer menção àquela greve histórica celebrada em 2017, onde milhões de mulheres procedentes de todos os lugares do mundo se reuniram para defender os seus interesses em diferentes áreas. Desse modo, a greve não era apenas trabalhista como juntava diferentes âmbitos (greve estudantil, de consumo e de cuidados).

Pouco a pouco, o movimento feminista foi conseguindo que a sua luta estivesse impressa nas agendas públicas de diversas instituições, responsáveis por convocar greves durante o 8 de março e levar à cabo diferentes ações e mobilizações.

No próximo de 8 de março, as mulheres voltarão a sair nas ruas de Barcelona e em outras cidades espanholas e européias para seguirem lutando pelo que acreditam. Em geral, o movimento feminista defende os seguintes direitos:

  • Luta contra as desigualdades e violências machistas
  • Luta para serem mulheres livres, sem sofrer abuso patriarcal
  • Luta pelos salários precários de muitas mulheres e essas diferenças salariais que também se vêem refletidas nas aposentadorias
  • Luta pelo direito a decidir, livremente, em questão do corpo, sem discriminação de orientação sexual, identidade ou razão de sexo.
  • Luta para reconhecer o trabalho doméstico
  • Luta pelas mulheres racializadas e migrantes ao estarem numa situação mais vulnerável (violência institucional, racista e de gênero)
  • Luta contra os cortes de gastos em saúde, serviços sociais e sanidade à custa do trabalho e esforço da mulher.
  • Luta contra a discriminação das lésbicas, bisexuais, gays, intersexuais, trans etcétera.

Quando falamos do Dia da Mulher, muitas pessoas perguntam se existe o Dia Internacional do Homem. Apesar de não ter tanta transcendência social, efetivamente o se celebra a cada 19 de novembro.

O que mais você sabe sobre o Dia da Mulher 2020?

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário