Muitas pessoas adoram sushi, e costumam comê-lo com frequência. Várias delas, porém, podem não saber que existem várias versões desse alimento tão presente na sociedade.
A culinária japonesa é bastante ampla, mas apenas uma pequena parte dela chega ao ocidente. Além disso, geralmente é adaptada aos paladares dos ocidentais, perdendo um pouco de sua identidade original
Caso você já esteja usufruindo de seu aluguel turístico em Barcelona e queira conhecer alguns restaurantes da cidade, neste artigo de ShBarcelona falamos sobre os diferentes tipos de sushi existentes.
Artigo relacionado: Os 5 melhores restaurantes de sushi em Barcelona
Conheça as mais deliciosas variedades de sushi
O sushi é uma das especialidades mais conhecidas e procuradas da culinária japonesa. Geralmente é preparado em porções pequenas , para que possa ser degustado em uma mordida, e costuma apresentar formatos diferentes.
Pode ser servida uma tigela de arroz para sushi com pedaços de peixe e outros ingredientes por cima, misturados; nesse caso, é chamado de chirashizushi.
Fora do Japão, o nome sushi designa somente as variedades mais comuns, como o makizushi ou o nigirizushi, e assim também é conhecido o sashimi, um prato à base de peixe cru, mas sem arroz.
O sushi é tradicionalmente consumido com a mão, embora seja comum que, nos restaurantes, sejam servidos com pauzinhos (hashi). Como havíamos dito, as pedaços de sushi são degustados em uma mordida, e não é bem visto parti-los ou comê-los em várias mordidas.
Confiram, a seguir, os demais tipos desse alimento típico do Japão, bem como cada uma de suas particularidades.
Artigo relacionado: Restaurantes de culinária japonesa em Barcelona
-
Maki: esse é o tipo de sushi mais conhecido em Barcelona. “Maki”, em japonês, significa rolo, e os maki são justamente isso: arroz com peixe cru e outros ingredientes enrolados em algas nori. Se o rolo for muito fino, é chamado hosomaki; se for grosso, é chamado de futomaki; caso seja recheado com pepino, é conhecido como kappmaki.
- Uramaki: literalmente, “Ura” significa “face oposta”, um maki, mas o contrário. Ou seja, é o arroz que envolve o rolo de alga nori que contém os ingredientes.
- Temaki: “Te” significa “à mão”. Os temaki são cones de algas nori recheados com arroz e outros ingredientes.
- Nigiri: o niguiri é o sushi que não tem algas nori. São pedaços de arroz “amassados” e cobertos com peixe cru ou outros ingredientes.
- Gunkan: “Couraçado” ou arroz envolto em uma camada espessa de alga nori para formar uma espécie de tigela, normalmente coberta com ovas de peixe.
- Inari: é uma espécie de rolinho de primavera de tofu frito (“inari” em japonês) com arroz aromatizado e/ou verduras.
- Oshi: significa “empurrar” ou “prensar”. São camadas de arroz e peixe ou verduras “prensadas” em uma forma chamada oshibako. Eles podem ter uma forma quadrada ou retangular.
- Chirasi: a palavra significa “espalhar”. No preparo do chirasi, “espalha-se” o arroz, o peixe cru e outros ingredientes típicos do sushi em um prato, e isso normalmente é feito quando não há tempo para preparar os pedaços um por um.
Que tipo de sushi você prefere?