blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Cozinha internacional

Diferentes tipos de sushi em Barcelona

Imagem de uma porção de sushi
Escrito por Rodrigo

Muitas pessoas adoram sushi, e costumam comê-lo com frequência. Várias delas, porém, podem não saber que existem várias versões desse alimento tão presente na sociedade.

A culinária japonesa é bastante ampla, mas apenas uma pequena parte dela chega ao ocidente. Além disso, geralmente é adaptada aos paladares dos ocidentais, perdendo um pouco de sua identidade original

Caso você já esteja usufruindo de seu aluguel turístico em Barcelona e queira conhecer alguns restaurantes da cidade, ​​neste artigo de ShBarcelona ​​falamos sobre os diferentes tipos de sushi existentes.

Artigo relacionado: Os 5 melhores restaurantes de sushi em Barcelona

Conheça as mais deliciosas variedades de sushi

Imagem de bandeja de sushi vegetariano

Foto por Pixabay

O sushi é uma das especialidades mais conhecidas e procuradas da culinária japonesa. Geralmente é preparado em porções pequenas , para que possa ser degustado em uma mordida, e costuma apresentar formatos diferentes.

Pode ser servida uma tigela de arroz para sushi com pedaços de peixe e outros ingredientes por cima, misturados; nesse caso, é chamado de chirashizushi.

Fora do Japão, o nome sushi designa somente as variedades mais comuns, como o makizushi ou o nigirizushi, e assim também é conhecido o sashimi, um prato à base de peixe cru, mas sem arroz.

O sushi é tradicionalmente consumido com a mão, embora seja comum que, nos restaurantes, sejam servidos com pauzinhos (hashi). Como havíamos dito, as pedaços de sushi são degustados em uma mordida, e não é bem visto parti-los ou comê-los em várias mordidas.

Confiram, a seguir, os demais tipos desse alimento típico do Japão, bem como cada uma de suas particularidades.

Artigo relacionado: Restaurantes de culinária japonesa em Barcelona

  1. Imagem de sushi em barquinho de madeira pequeno - sushi boat

    Foto por Pixabay

    Maki: esse é o tipo de sushi mais conhecido em Barcelona. “Maki”, em japonês, significa rolo, e os maki são justamente isso: arroz com peixe cru e outros ingredientes enrolados em algas nori. Se o rolo for muito fino, é chamado hosomaki; se for grosso, é chamado de futomaki; caso seja recheado com pepino, é conhecido como kappmaki.

  2. Uramaki: literalmente, “Ura” significa “face oposta”, um maki, mas o contrário. Ou seja, é o arroz que envolve o rolo de alga nori que contém os ingredientes.
  3. Temaki: “Te” significa “à mão”. Os temaki são cones de algas nori recheados com arroz e outros ingredientes.
  4. Nigiri: o niguiri é o sushi que não tem algas nori. São pedaços de arroz “amassados” e cobertos com peixe cru ou outros ingredientes.
  5. Gunkan: “Couraçado” ou arroz envolto em uma camada  espessa de alga nori para formar uma espécie de tigela, normalmente coberta com ovas de peixe.
  6. Inari: é uma espécie de rolinho de primavera de tofu frito (“inari” em japonês) com arroz aromatizado e/ou verduras.
  7. Oshi: significa “empurrar” ou “prensar”. São camadas de arroz e peixe ou verduras “prensadas” em uma forma chamada oshibako. Eles podem ter uma forma quadrada ou retangular.
  8. Chirasi: a palavra significa “espalhar”. No preparo do chirasi, “espalha-se” o arroz, o peixe cru e outros ingredientes típicos do sushi em um prato, e isso normalmente é feito quando não há tempo para preparar os pedaços um por um.

Que tipo de sushi você prefere?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário