blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Cozinha internacional

Restaurantes de culinária japonesa em Barcelona

Onde comer comida japonesa em Barcelona
Escrito por Rodrigo

A cultura japonesa possui um encanto difícil de ser explicado. Pode-se dizer que a ligação que os brasileiros temos com o Japão está baseada no contato com suas séries animadas (os animes, como Os Cavaleiros do Zodíaco), mangás, artes marciais, e logicamente, com a culinária. Em Barcelona, assim como no Brasil, existem diversos restaurantes cujos cardápios privilegiam a tão peculiar comida nipônica. Que tal manter esse costume gastronômico em plena capital catalã? Neste artigo, ShBarcelona mostra onde provar da peculiar culinária japonesa em Barcelona.

Artigo relacionado: Os 5 melhores restaurantes de sushi em Barcelona

Curiosidades sobre a culinária japonesa

Para conhecermos um pouco sobre a história da culinária japonesa, temos que voltar ao século III A.C., data em que iniciou-se o cultivo do arroz, já tradicional na China. O arroz, além de ser um dos principais alimentos para os japoneses, também era utilizado na fabricação do saquê, do papel, e como alimento para os animais.

A influência que a China exerceu no Japão não se limita ao cultivo do arroz: o tradicionalíssimo Shoyu (molho de soja), os Hashi (os pauzinhos utilizados como talheres) e o chá também são heranças chinesas.

Entre os séculos XV e XVII, a culinária japonesa foi amplamente influenciada pela cozinha europeia. O comércio marítimo, impulsionado pela crescente era das navegações, favoreceu a entrada, no Japão, de alimentos como o bolo português conhecido como castella, o açúcar e o milho. O tabaco foi outro item levado às terras nipônicas.

Cores e variedade da culinária japonesa

Foto por Visual Hunt

Os pratos da culinária japonesa são bastante naturais, coloridos e saudáveis. Um interessante traço da cozinha do Japão é a sazonalidade. A sazonalidade tem a ver com o preparo dos pratos de acordo com a estação do ano vigente. Dá-se preferência aos alimentos de cada época, a fim de que o sabor seja melhor usufruído. Folhas e flores que marcam a transição sazonal são usadas na decoração dos pratos.

Atualmente, a comida japonesa é representada por pratos como o Tazukuri, um típico prato de Ano Novo preparado com sardinhas secas ao molho Shoyu; o Takoyaki, um bolinho assado com recheio de polvo, servido com alga marinha e molho de vinagre; e o Yakitori, que são pedaços de frango grelhados na brasa de carvão vegetal, servido com molho tarê.

Artigo relacionado: Restaurantes à beira do mar em Barcelona

Restaurantes de comida japonesa em Barcelona

Agora que você já sabe um pouco sobre a história e algumas características da culinária japonesa, chegou a hora de conhecer dois dos melhores restaurantes de culinária japonesa em Barcelona!

Koy Shunka
Culinária japonesa: camarões assados, atração dos restaurantes de Barcelona

Foto por Visual Hunt

Inaugurado em 2008 pelo chef Hideki Matsuhisa, o restaurante Koy Shunka possui um menu que não decepciona os amantes dos pratos japoneses. Entre eles, estão os famosos sushi e sashimi, camarão assado e o Nyumen, típico macarrão saboreado no inverno do Japão. O Koy Shunka está localizado na Carrer Copons, 7. O restaurante está aberto de 13h30 às 15h, e das 20h30 às 22h30, encontrando-se fechado às segundas, e também aos domingos pela noite.

Tokyo Sushi

Em Barcelona desde 1978, o Tokyo Sushi preza pela tradição no preparo de seus pratos, como o Agedashi tofu, um queijo de soja com filés de peixe ao molho (6,30 €). Outro destaque do menu do Tokyo Sushi é o Namashitake no shogayaki, composto por cogumelos Shitake ao molho de gengibre (5,80 €). O Tokyo Sushi está situado em dois endereços: na Carrer Comtal, 20 (aberto de segunda a sábado, das  13h30 às 16h, e das 20h às 23h), e na Carrer La Riera de Sant Miquel, 19 (mesmos horários e dias de funcionamento do Tokyo Sushi).

Diversifique sua vida em Barcelona! Que outro lugar no mundo tem uma oferta gastronômica tão variada? A culinária japonesa é um dos grandes exemplos do grande leque cultural da capital catalã. Desfrute!

Já frequentou alguns desses restaurantes? O que achou?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário