blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Cozinha internacional

Os melhores fondues de Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

A cozinha francesa tem uma das gastronomias mais evoluídas e saborosas do mundo. Famosa por sua inovação e elegância, ela tem influência sobre pratos autorais e a alta gastronomia em geral. Uma das receitas mais conhecidas pelo grande público sobre essa cozinha é o fondue, que pode ser de queijo, carne ou chocolate. Essa delícia requer, como todos os pratos, uma boa execução, ingredientes de excelente qualidade, e um ambiente acolhedor para que possamos degustá-lo. Neste artigo de ShBarcelona, você saberá onde encontrar os melhores fondues em Barcelona.

Artigo relacionado: Cheese Bars: Um conceito único que já chegou a Barcelona

Deliciosos fondues em Barcelona

Foto por Visual Hunt

O fondue é um prato típico da Suíça e das regiões montanhosas dos Alpes da fronteira franco-suíça italiana. O primeiro fondue era elaborado com queijo. Com o passar do tempo, surgiram os de chocolate e de carne, ambos igualmente deliciosas. O preparo do fondue consiste em espetar e submergir diversos tipos de alimentos, que geralmente são pão, frutas ou carne, em uma caçarola de barro própria para o fondue, que mantém o queijo derretido (no caso do fondue de queijo), o azeite quente (no caso do fondue de carne), e o chocolate derretido (no caso do fondue de chocolate). Normalmente, o fondue de queijo é acompanhado por nacos de pão, o de azeite com pedaços de carne, e o de chocolate com diferentes pedaços de frutas. Para que os ingredientes se mantenham quentes e derretidos, o que é indispensável para o bom sabor da receita, coloca-se a caçarola de barro sobre um fogareiro, assim, se manterá com a textura adequada. Acredita-se que a origem do fondue de queijo esteja na refeição que preparavam os pastores e agricultores das montanhas, que se alimentavam de pão e queijo velho e duro. O sabor ficava melhor quando a refeição era aquecida, o que também os ajudava a se protegerem das baixas temperaturas. O fondue de queijo, geralmente, é feito com queijo do tipo Gruyère, Comté, Emmental ou Tomme de Savoie. Para finalizar a receita, pode-se adicionar um vinho branco aromatizado.

Artigo relacionado: Alta gastronomia e chefs premiados em Barcelona

Foto por Visual Hunt

Em Barcelona, existem vários restaurantes onde encontramos fondues, mas é importante dizermos que nem todos são bons. Buscamos as avaliações feitas por clientes e, com base no que disseram, selecionamos os três locais com melhor pontuação. O primeiro deles é o restaurante Basilea, de origem suíça, fundado em 2002, e que, além de fondues, é especializado em raclettes de queijos suíços. Está situado na rua Sant Antoni Maria Claret, 211. A segunda melhor pontuação foi obtida pelo La Cua Curta, um restaurante onde todos os pratos são destaque, especialmente os fondues. Para experimentá-los, vá à Carrer de la Carassa, s/n. Por último, porém com a mesma pontuação que o La Cua Curta, está o restaurante La Carassa, na Carrer del Brosolí, 1. Agora, cabe a você escolher, e nos dizer qual é o seu favorito.

Recomenda outro restaurante em Barcelona para comermos fondues?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário