blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Morar em Barcelona

Guia para comprar apartamento na era pós-COVID 19

Casal carregando caixas
Marcel
Escrito por Marcel
Avalie este post

É o melhor momento para comprar um imóvel? A era pós COVID-19 está marcada por certa incerteza, mas também de possíveis poupanças para os mais valentes. Neste artigo, repassamos alguns conselhos para comprar apartamento na nova normalidade.

Quer vender o seu apartamento? Entra

Muito bem, apesar de haver superado a crise de 2008, que atingiu em cheio o setor imobiliário, agora vem a de 2020. Mesmo que o Real Estate conte com sua fortaleza e não se encontra no centro do furacão, sim que deve enfrentar uma queda generalizada da economia.

Caixabank Research elaborou um estudo recente sobre a evolução da venda de vivendas em Espanha. O documento aponta que os preços das compras dos imóveis registraram um reajuste entre 6% e 9% até o final de ano de 2021. Além disso, o PIB espanhol pode sofrer uma queda pronunciada de 15% interanual.

comprar apartamentos em barcelona

 

Por este preciso retrocesso, agora é um bom momento para a compra de imóvel em Barcelona, sobretudo se você já tinha a intenção, deixando de lado o Coronavírus, de adquirir a sua nova vivenda.

Se você quer mais informaçõs sobre os efeitos da pandemia no setor imobiliário, neste artigo comentado como variará o preço do imóvel em 2020 na Espanha, tanto em compra como aluguel.

5 conselhos para comprar o seu imóvel em época de COVID-19

1. Conheça o seu orçamento: a entrada da hipoteca

O primeiro conselho para comprar um imóvel deste guia é conhecer o seu orçamento. O mais provável é que o desembolso seja o maior que qualquer pessoa faça em toda a sua vida. Ao final, é um dos bens de consumo mais importante que existem.

É por isso que você deverá exprimir a sua poupança, conta com ajudas familiares ou inclusive algum empréstimo pessoal para poder afrontar o pagamento da entrada da hipoteca.

Ainda assim, as hipotecas dos bancos costumam cobrir um 80% do preço total do imóvel.

guia e conselhos para comprar imóvel, entrega de chaves

Foto Vía Pexels

Mas além disso, os 20% restantes do primeiro pagamento ao banco, as hipotecas também vem com gastos externos com impostos, notário, entre outros, que costumam supor um 10-15% do preço total do novo lar.

Cada entidade financeira marca as suas próprias normas para aprovar ou rejeitar créditos hipotecários, neste artigo comentamos alguns requisitos dos bancos para conceder hipoteca.

📌 Também é um bom momento para vender imóveis à investidores, já que em situações de crises eles costumam aumentar as suas listas de imóveis.

2. Confie em profissionais imobiliários

Parece uma obviedade, mas ser aconselhado para comprar o seu imóvel é positivo. Nossa equipe de profissionais o ajudará durante todo o processo de compra. Aqui você pode consultar nosso portfólio de imóvel à venda em Barcelona.

Repetimos, provavelmente seja a compra mais importante da sua vida, por isso, é melhor estar bem acompanhado.

Compra o seu imóvel novo em Barcelona

3. Definir qual tipo de imóvel comprar após o Coronavírus

Qual imóvel comprar em tempo de crise? Esta é a grande pergunta, já que as preferências de tipo de imóvel talvez estejam mudando com a crise da COVID-19. Se os confinamentos continuarem, talvez seja inteligente buscar imóveis mais espaçosos ou distantes do centro.

Em cidades grandes como Barcelona, os bairros periféricos da cidade também estão comunicados com o transporte público. Desta forma, estar distante do centro da cidade não tem que significar isolamento.

Além disso, o teletrabalho chegou para ficar, portanto, há que perder o medo de viver nestas zonas da cidade.

Estes são os melhores imóveis para resistir ao confinamento:

  • Imóveis de 3 ou mais quartos
  • Imóveis com varanda
  • Imóveis com jardim
  • Imóveis com piscina
  • Coberturas

Estes imóveis são ideais já que têm contato com o exterior e a luz natural. Algo muito importante se voltarmos ao confinamento futuramente por causa da COVID-19. É recomendável evitar os pisos térreos ou os que são totalmente interiores.

📌 Você também deve pensar que não é o mesmo comprar uma segunda residência, uma nova ou um imóvel planejado. Defina primeiro quais são as suas preferências e orçamento.
 
Limpar o imóvel do coronavírus é um bom conselho para comprar imóvel

Foto Via Pexels

4. Como procurar um ímovel para comprar enquanto dure a COVID-19?

A transformação digital à raiz do Coronavírus também chegou para mudar o setor imobiliário. As visitas a imóveis online tem ganhado peso a respeito das clássicas offline. 

As imagens, os vídeos-tours ou as fotografias em 360º cada vez mais estão presentes nos portais e páginas de agências imobiliárias.

Veja bem, um bom conselho para comprar o imóvel é realizar no mínimo uma visita presencial a nova vivenda.

Isso sim, há que aproveitar ao máximo estas visitas. Assim que tenha em conta estes conselhos:

  • Revisar o estado de suas instalações
  • Aspectos a reformar
  • Umidades
  • Orientação
  • Distribuição
  • Eficiência energética
  • Bairro e transportes próximos

comprar apartamentos em barcelona

 

5. Normas de segurança anti COVID-19 nas visitas

Por outra parte, não está demais ressaltar que durante as visitas aos imóveis também é necessário seguir as normas higiênicas de prevenção do contágio do Coronavírus.

Há que ter em conta que se visita espaços fechados e nem sempre se pode manter a distância de 1,5 metros de outra pessoa. Por isso, ao visitar um imóvel para comprá-lo, é preciso cumprir:

  • Levar e usar a máscara todo o momento (e que esteja posta de forma correta, ocultando nariz e boca)
  • Não cumprimentar o agente imobiliário com as mãos
  • Lavar as mãos ou usar álcool em gel tanto antes como ao sair
  • Levar luvas caso seja necessário comprovar o estado das paredes ou das instalações

Artigo relacionado: Roubos em casa: siga estes 11 conselhos para evitá-los

Esperamos que os conselhos deste artigo tenham servido para você decidir em comprar o seu imóvel durante o COVID-19. Se você tem alguma dúvida ou algo a dizer, por favor, deixe um comentário abaixo.

Sobre o autor

Marcel

Marcel

Deixe um comentário