blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

O Castelo de Montjuïc

Escrito por Rodrigo

A cidade de Barcelona possui numerosos monumentos e grandes construções arquitetônicas que contam a história do povo catalão. Por essa e outras razões, conhecê-los por meio de uma visitação turística nos aproxima um pouco mais da cultura local.

  • aluguer de apartamentos sazonais em barcelona

Imaginem, agora, um cenário com traços típicos da Idade Média, palco de grandes acontecimentos da Idade Moderna, e preservado como patrimônio cultural na atualidade. Para os amantes dos estudos históricos e dos jogos ambientados na época medieval, o Castelo de Montjuïc é o lugar perfeito para uma visita épica! Venham com ShBarcelona para uma viagem por uma parte da história da Catalunha.

Artigo relacionado: A Font Màgica de Montjuïc

Um pouco de sua história

Uma visão da cidade de Barcelona durante o entardecer

Foto por JoaquinAranoa via Pixabay

Este castelo, na montanha de Montjuïc, teve sua construção iniciada em 1653. O rei à época, Felipe IV, desejava construir uma fortaleza militar para a cidade, e assim, proteger as entradas ao norte e ao leste da cidade. Cerca de meio século depois, o Castell de Montjuïc testemunhou um dos momentos mais marcantes de toda a história da Catalunha: a Guerra de Sucessão Espanhola (1702 – 1714).

Encontre seu imóvel com ShBarcelona

O dia 11 de setembro de 2014 foi o marco final da guerra, já que as tropas Bourbônicas conseguiram derrubar a última linha de resistência à ocupação francesa na Espanha, mais precisamente em Castilla: o Castell de Montjuïc foi tomado.

No século XIX, entre os anos de 1833 e 1843, a Espanha foi palco da Revolução Liberal. Em 1842, especificamente no dia 3 de dezembro, o regente Baldomero Espartero castigou a cidade de Barcelona com mais de mil bombardeios, em represália ao descontentamento e revolta dos catalães contra o autoritarismo do regime. O Castelo de Montjuïc foi utilizado como base de origem dos ataques. Em 1843, a cidade de Barcelona sofreu um novo bombardeio.

No século XX, durante o regime franquista, o Castelo de Montjuïc serviu de campo de concentração: milhares de prisioneiros de origem catalã tiveram suas vidas abreviadas naquele local. Entre as vítimas, destacou-se Lluis Companys, que à época, era o presidente da Generalitat de Catalunya.

Artigo relacionado: O cemitério de Montjuïc

Atualidade e visitações ao Castell de Montjuïc

Detalhe de uma parede do castelo de Monjuïc

Foto por farellanoqbp via Pixabay

A história vivida e guardada pelo Castelo de Montjuïc, sem dúvida, nos faz entender o modo como os cidadãos de Barcelona pensam em relação a alguns temas. Hoje, a imponente e secular construção é um ponto turístico declarado Bem Cultural de Interesse Nacional (1988).

Os melhores imóveis estão no ShBarcelona

O Castelo possui estruturas que encantam o olhar de todos os visitantes, como o terraço com a torre de vigilância, os bastiões, e o fosso. É possível ter uma visão panorâmica da cidade de Barcelona do alto do castelo, mais precisamente do lugar reservado aos canhões, apontados para o mar.

Para visitar as estruturas do Castelo de Montjuïc, e sentir de perto a história nua e crua dessa antiga construção militar, é preciso comprar o Castelo Montjuïc Tickets, que custa por volta de 5 €. A tarifa reduzida custa 3 €, e jovens de até 16 anos de idade têm entrada franca. Os visitantes que possuem o carnê Gaudir+BCN não pagam pela visita ao Castell

O Castelo de Montjuïc está aberto ao público de segunda a domingo, das 10h às 20h. Para encontrá-lo, basta ir ao endereço Carretera de Montjuïc, 66.

Já visitou o Castelo de Montjuïc? O que achou?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

4 Comentários

Deixe um comentário