blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Morar em Barcelona

Dicas de adaptação à cultura catalã

Imagem de mulher com bandeira da Catalunha na cabeça
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Viajar é uma das melhores coisas que podemos fazer em nossas vidas, não é mesmo? Conhecer pessoas e jeitos que diferem dos nossos é uma experiência que enriquece nossa existência. Somos cidadãos globais e, desse modo, ter acesso a outros mundos culturais é um must.

O tema ‘pluralidade cultural‘ sempre será um destaque em nossas discussões sobre respeito e adaptação. Um bom viajante, além de respeitar a nova cultura que o rodeia, deve tentar adaptar-se à ela. Quanto mais adaptados estivermos a um novo contexto cultural, melhor viveremos. No entanto, não existe um manual de adaptação a ser fielmente seguido. Logo, o que fazer?

Neste artigo de ShBarcelona, te daremos algumas dicas de adaptação à cultura catalã, especialmente se, por exemplo, você estiver passando apenas alguns dias em uma hospedagem turística em Barcelona.

A Catalunha, considerada por seu povo como um petit país (pequeno país), é um território que abriga uma incrível variedade cultural. Barcelona, uma das mais cosmopolitas cidades de todo o mundo, é o epicentro dessa pluralidade. O foco desta publicação, porém, será a cultura dos catalães. Como adaptar-se à ela?

Artigo relacionado: História das Festas de Gràcia

Abrindo-se à cultura catalã

Imagem de produtos típicos da cultura catalã à venda

Foto por Visual Hunt

Pense em uma casa que viva com a porta de entrada e as janelas fechadas. Ela nunca será iluminada pelos raios do Sol. Agora, imagine que essa casa sempre esteja com a porta e as janelas abertas.

Ela constantemente receberá a luz solar. Nós somos como essa segunda casa, e a cultura ao nosso redor, o Sol. Quanto mais abertos estivermos ao input cultural, mais facilmente entenderemos onde estamos, com quem nos relacionamos, e como podemos agir.

Uma das primeiras vias de acesso à cultura catalã é o seu idioma. Apesar da co-oficialidade linguística existente na Catalunha, o povo catalão valoriza bastante o esforço daqueles que tentam comunicar em catalão.

Aproveite os cursos online e presenciais de língua catalã e, acima de tudo, solte-se. Vá a bares, restaurantes e eventos musicais. Lugares como esses são perfeitos para sua imersão linguística.

Artigo relacionado: Danças tradicionais da Catalunha: a sardana e o ball de bastons

Conhecendo as tradições catalãs

Imagem de pessoas dançando a sardana, dança típica catalã

Foto por Visual Hunt

A gramática e a semântica linguísticas respondem pela parte mais intelectual de um idioma. Ao mesmo tempo, a parte mais emocional de uma língua corresponde às tradições culturais que lhe estão associadas.

No Brasil, por exemplo, as festas juninas são um dos maiores símbolos de nossa identidade cultural. A montagem das barracas, o preparo dos doces, os trajes… tudo isso faz com que nos sintamos emocionalmente envolvidos com essa tradição festiva.

Na Catalunha, existem traços culturais que, de tão peculiares que são, não fariam muito sentido para um estrangeiro de mente fechada. Entre o fim de outubro e o início de novembro, por exemplo, celebra-se a Castanyada.

Nesse mesmo dia, o Halloween é festejado em diversos países. Atualmente, existe um grande debate em relação à dupla existência festiva. É necessário, nesse contexto, entender a importância que a Castanyada tem para os catalães.

Dois eficazes meios para se conhecer as tradições catalãs são os telejornais e as celebrações. Por meio das notícias televisivas, você se informará sobre os preparativos de grandes festas, como a Nit de Sant Joan.

Nada melhor há, porém, do que comemorar com quem melhor conhece as tradições catalãs: os próprios catalães. O Natal na Catalunha, por exemplo, possui elementos que não existem no Natal brasileiro. Um presépio tipicamente catalão possui um personagem chamado caganer, que representa a prosperidade.

Diferenças como essas fazem com que entendamos melhor não somente a cultura alvo, mas também a nossa.

O que você faz para se adaptar à cultura catalã?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

2 Comentários

Deixe um comentário