blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Cultura

Curiosidades sobre a origem do nome Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Pouco mais pode ser dito sobre os encantos de Barcelona. À primeira vista, tem-se a impressão de estarmos em uma grande cidade como qualquer outra. Entretanto, cada passeio que fazemos nos mostra que Barcelona é mais que uma grande cidade. Seus museus, recintos naturais, pessoas e oportunidades alimentam nossa paixão pelo estilo de vida e história locais.

A magia contemporânea da cidade é preenchida por numerosas curiosidades culturais. Uma delas é a origem do nome Barcelona. Não existe um consenso sobre a verdadeira origem etimológica do nome da capital da Catalunha, mas ainda assim, vale a pena conhecer algumas interessantes teorias a respeito.

A lenda do barco perdido

Hércules, associado à origem do nome Barcelona

Fotografia por: byb64 via Visualhunt.com

Segundo a lenda, o nome Barcelona tem sua origem em uma expedição marítima liderada por Hércules, o grande herói da mitologia grega. Uma das missões de Hércules era encontrar o tosão de ouro (velocino de ouro), que era a lã dourada de um carneiro alado que possuía dons especiais. Durante a missão pelo Mediterrâneo, uma tempestade dispersou as nove embarcações. Infelizmente, apenas oito delas foram encontradas.

Hércules foi encarregado de encontrar o nono barco. O herói e seus tripulantes encontraram a embarcação encalhada nas redondezas de uma colina (Montjuïc). Tomados pelo encanto do local, os descobridores resolveram fundar, ali, uma nova cidade: Barca Nona (nono barco). Esta teria sido, portanto, a origem etimológica de Barcelona.

Origem cartaginesa de Barcelona

Muralhas datadas da época da Barcelona romana

Fotografia por: tetegil via Visualhunt

De acordo com os estudos históricos, a civilização cartaginesa, descendente dos fenícios, foi uma das mais importantes da Antiguidade. Cartago era uma das grandes potências marítimas à época, e foram grandes rivais dos gregos e dos romanos na luta pelo controle do Mar Mediterrâneo.

Cartago possuía um grande general: Amílcar Barca. Segundo a lenda, Amílcar teria sido o fundador de Barkeno, o nome original da cidade. Os romanos, ao chegarem à Península Ibérica, latinizaram o nome da cidade, que passou a ser conhecida como Bàrcino. Anos depois, a cidade ganhou um novo nome com a chegada dos visigodos: Barchinona.

Nos séculos VIII e IX, o nome da cidade sofreu outras modificações. Em 717, os muçulmanos tomaram a cidade de Barchinona, e lhe deram uma nova denominação: Madinat Barshiluna. No ano de 801, os carolíngios conquistaram a região, e o nome da cidade voltou a ser Barchinona.

Vale ressaltar que, com o passar do tempo, o som da sílaba chi [ki] sofreu transformações, adquirindo, finalmente, um som de [s]. Com a transformação fonética da primeira letra n em l, tem-se a forma atual do nome da cidade: Barcelona.

Conhecendo a história de Barcelona

Para conhecer um pouco mais sobre o passado romano de Barcelona, vá ao Museu d’Història de Barcelona. O museu oferece programas de visitas guiadas pelos principais locais que datam da época medieval da cidade. A época romana de Barcelona pode ser conhecida pelo itinerário Barcino, un recorregut per la Barcelona romana.

O Museu d’Història de Barcelona está localizado na Plaça del Rei, s/n, 08002, Barcelona.

Artigo relacionado: Domingo, o melhor dia para conhecer os museus de Barcelona

Curiosidades sobre a origem do nome Barcelona
Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Rodrigo é escritor, blogueiro e professor de catalão e inglês.

Deixe um comentário