blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Curiosidades sobre a origem do nome Barcelona

Escrito por Rodrigo

Pouco mais pode ser dito sobre os encantos de Barcelona. À primeira vista, tem-se a impressão de estarmos em uma grande cidade como qualquer outra. Entretanto, cada passeio que fazemos nos mostra que Barcelona é mais que uma grande cidade.

Seus museus, recintos naturais, pessoas e oportunidades alimentam nossa paixão pelo estilo de vida e história locais. A magia contemporânea da cidade é preenchida por numerosas curiosidades culturais, como a própria história do Barcelona.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Uma delas é o que significa Barcelona, tema deste artigo de ShBarcelona. Não existe um consenso sobre a verdadeira origem etimológica do nome da capital da Catalunha, mas ainda assim, vale a pena conhecer algumas interessantes teorias a respeito.

Artigo relacionado: Quatro curiosidades catalãs

A lenda do barco perdido

Segundo a lenda, o significado de Barcelona tem sua origem em uma expedição marítima liderada por Hércules, o grande herói da mitologia grega. Uma das missões de Hércules era encontrar o tosão de ouro (velocino de ouro), que era a lã dourada de um carneiro alado que possuía dons especiais.

Hércules, associado à origem do nome Barcelona

Foto de hapal via Visualhunt.com

Durante a missão pelo Mediterrâneo, uma tempestade dispersou as nove embarcações. Infelizmente, apenas oito delas foram encontradas.

Hércules foi encarregado de encontrar o nono barco. O herói e seus tripulantes encontraram a embarcação encalhada nas redondezas de uma colina (Montjuïc).

Conhece ShBarcelona?

Tomados pelo encanto do local, os descobridores resolveram fundar, ali, uma nova cidade: Barca Nona (nono barco). Esta teria sido, portanto, a origem da etimologia de Barcelona.

Artigo relacionado: Domingo, o melhor dia para conhecer os museus de Barcelona

Origem cartaginesa de Barcelona

De acordo com os estudos históricos, a civilização cartaginesa, descendente dos fenícios, foi uma das mais importantes da Antiguidade. Cartago era uma das grandes potências marítimas à época, e foram grandes rivais dos gregos e dos romanos na luta pelo controle do Mar Mediterrâneo.

Muralhas datadas da época da Barcelona romana

Foto de tetegil via VisualHunt

Cartago possuía um grande general: Amílcar Barca. Segundo a lenda, Amílcar teria sido o fundador de Barkeno, o nome original da cidade.

Os romanos, ao chegarem à Península Ibérica, latinizaram o nome da cidade, que passou a ser conhecida como Bàrcino. Anos depois, a cidade ganhou um novo nome com a chegada dos visigodos: Barchinona.

Nos séculos VIII e IX, o nome da cidade sofreu outras modificações. Em 717, os muçulmanos tomaram a cidade de Barchinona, e lhe deram uma nova denominação: Madinat Barshiluna. No ano de 801, os carolíngios conquistaram a região, e o nome da cidade voltou a ser Barchinona.

Vale ressaltar que, com o passar do tempo, o som da sílaba chi [ki] sofreu transformações, adquirindo, finalmente, um som de [s]. Com a transformação fonética da primeira letra n em l, tem-se a forma atual do nome da cidade: Barcelona.

Alugar um imóvel por meses

Conhecendo a história de Barcelona

Para conhecer um pouco mais sobre o passado romano de Barcelona, vá ao Museu d’Història de Barcelona. O museu oferece programas de visitas guiadas pelos principais locais que datam da época medieval da cidade. A época romana de Barcelona pode ser conhecida pelo itinerário Barcino, un recorregut per la Barcelona romana.

O Museu d’Història de Barcelona está localizado na Plaça del Rei, s/n.

Que outras curiosidades de Barcelona você conhece?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Comentário

  • Olá Rodrigo, gostei muito do seu artigo. Eu tive um sonho em que uma pessoa disse você precisa conhecer BARCELONA, então acabei lhe encontrando. Na semana passada descobri que meu nome é de oriegem catalão, mas ainda estou a pesquisar. Um abraço

Deixe um comentário