Pouco mais pode ser dito sobre os encantos de Barcelona. À primeira vista, tem-se a impressão de estarmos em uma grande cidade como qualquer outra. Entretanto, cada passeio que fazemos nos mostra que Barcelona é mais que uma grande cidade.
Seus museus, recintos naturais, pessoas e oportunidades alimentam nossa paixão pelo estilo de vida e história locais. A magia contemporânea da cidade é preenchida por numerosas curiosidades culturais.
Uma delas é a origem do nome Barcelona, tema deste artigo de ShBarcelona. Não existe um consenso sobre a verdadeira origem etimológica do nome da capital da Catalunha, mas ainda assim, vale a pena conhecer algumas interessantes teorias a respeito.
Artigo relacionado: Quatro curiosidades catalãs
A lenda do barco perdido



Foto por byb64 via Visual Hunt
Segundo a lenda, o nome Barcelona tem sua origem em uma expedição marítima liderada por Hércules, o grande herói da mitologia grega. Uma das missões de Hércules era encontrar o tosão de ouro (velocino de ouro), que era a lã dourada de um carneiro alado que possuía dons especiais.
Durante a missão pelo Mediterrâneo, uma tempestade dispersou as nove embarcações. Infelizmente, apenas oito delas foram encontradas.
Hércules foi encarregado de encontrar o nono barco. O herói e seus tripulantes encontraram a embarcação encalhada nas redondezas de uma colina (Montjuïc).
Tomados pelo encanto do local, os descobridores resolveram fundar, ali, uma nova cidade: Barca Nona (nono barco). Esta teria sido, portanto, a origem etimológica de Barcelona.
Artigo relacionado: Domingo, o melhor dia para conhecer os museus de Barcelona
Origem cartaginesa de Barcelona



Foto por tetegil via Visual Hunt
De acordo com os estudos históricos, a civilização cartaginesa, descendente dos fenícios, foi uma das mais importantes da Antiguidade. Cartago era uma das grandes potências marítimas à época, e foram grandes rivais dos gregos e dos romanos na luta pelo controle do Mar Mediterrâneo.
Cartago possuía um grande general: Amílcar Barca. Segundo a lenda, Amílcar teria sido o fundador de Barkeno, o nome original da cidade.
Os romanos, ao chegarem à Península Ibérica, latinizaram o nome da cidade, que passou a ser conhecida como Bàrcino. Anos depois, a cidade ganhou um novo nome com a chegada dos visigodos: Barchinona.
Nos séculos VIII e IX, o nome da cidade sofreu outras modificações. Em 717, os muçulmanos tomaram a cidade de Barchinona, e lhe deram uma nova denominação: Madinat Barshiluna. No ano de 801, os carolíngios conquistaram a região, e o nome da cidade voltou a ser Barchinona.
Vale ressaltar que, com o passar do tempo, o som da sílaba chi [ki] sofreu transformações, adquirindo, finalmente, um som de [s]. Com a transformação fonética da primeira letra n em l, tem-se a forma atual do nome da cidade: Barcelona.
Conhecendo a história de Barcelona
Para conhecer um pouco mais sobre o passado romano de Barcelona, vá ao Museu d’Història de Barcelona. O museu oferece programas de visitas guiadas pelos principais locais que datam da época medieval da cidade. A época romana de Barcelona pode ser conhecida pelo itinerário Barcino, un recorregut per la Barcelona romana.
O Museu d’Història de Barcelona está localizado na Plaça del Rei, s/n.
Que outras curiosidades de Barcelona você conhece?