blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Últimas tendências

O Dia Internacional da Alegria

Dia Mundial da Alegria - declaração de independência da Catalunha
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Alegria é aquela emoção composta de vitalidade e sentimento de plenitude. É uma das emoções mais comuns nos seres humanos e sua antagonista é a tristeza, também bastante frequente e completamente normal, mas que não deve ser confundida com a depressão.

Todas as emoções, agradáveis ​​e desagradáveis, são necessárias e adaptativas, o que significa que elas nos ajudam a aceitar e superar uma experiência, mas são as desagradáveis que mais nos ensinam. Neste artigo de ShBarcelona, ​​falamos um pouco mais sobre essa emoção, pensando no próximo Dia Internacional da Alegria.

Artigo relacionado: Centros de atendimento psicológico em Barcelona

Uma das mais belas emoções do ser humano: a alegria

Dia Mundial da Alegria - Ronaldinho

Foto por Visual Hunt

A alegria é uma das emoções mais gratificantes e belas que uma pessoa pode ter. Em homenagem a essa emoção, o colombiano Alfonso Becerra instaurou, em 2010, o Dia Internacional da Alegria, celebrado todo dia 1º de agosto.

Essa data é comemorada em pelo menos quatorze países, entre os quais estão Brasil, Argentina, Espanha e Chile, e seu objetivo é nos fazer refletir sobre a importância dessa emoção em vários momentos da vida, bem como sobre seu magnífico poder de transformar nosso interior.

A origem do Dia Internacional da Alegria acontece dentro do marco do Primeiro Congresso Chileno de Gestão Cultural, onde Alfonso Becerra apresentou um projeto para celebrar o dia da alegria. De acordo com Becerra, assim como havia outras datas que celebravam eventos históricos, políticos ou mesmo religiosos e populares, era necessário que essa emoção tivesse um dia especial.

Artigo relacionado: Meditação transcendental em Barcelona

Dia Mundial da Alegria - artista cantando

Foto por Visual Hunt

A alegria é um estado de ânimo produzido por um acontecimento favorável, e que geralmente se manifesta por meio de sorrisos, sensação de felicidade e de bem-estar pessoal. A palavra alegria vem do latim alicer ou alecris, cujo significado é «vivo, animado».

De acordo com os pesquisadores Ekman e Friesen, existem 3 tipos diferentes de alegria. A primeira é a alegria autêntica ou sentida, que surge de forma natural, espontânea; o segundo é a falsa alegria, relacionada a quando a emoção não corresponde à sua expressão; e, finalmente, alegria cínica, ligada à sua manipulação para cobrir outra emoção, como tristeza, medo ou raiva.

Aproveitar cada instante, sem pensarmos no passado ou no futuro, é uma forma de alimentar a alegria. Algumas coisas que podemos fazer para estimular essa emoção são fomentar a ternura e a curiosidade por nós mesmos. Fazendo isso, estamos dando mais chances para que a alegria apareça e se expanda de maneira natural e cada vez mais frequente em nossas vidas.

O que te dá alegria?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário