blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Business

Registro de água em Barcelona: quanto custa e como fazer?

Torneira gotejando água
Escrito por Marcel

Uma das primeiras coisas que você deve saber ao alugar ou comprar um imóvel em Barcelona é se inscrever para receber a água. Lógico, antes de fazê-lo você se perguntará: quanto custa registrar a água? Como se faz?

Não é o mesmo registrar água que mudar o titular no contrato de abastecimento de água. O segundo acontece quando há uma mudança de proprietários/as com o imóvel (de compra ou de aluguel), mas o abastecimento de água não foi interrompido.

Se tudo isto parece uma confusão, não se preocupe porque explicaremos como as coisas funcionam neste artigo de ShBarcelona. Nós, como agência imobiliária em Barcelona, estamos acostumados em administrar este tipo de trâmite, assim que fique para ler esta informação porque o interessará.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Registrar a água em Barcelona: toda a informação

Vamos focar em como registrar a água em Barcelona, já que cada prefeitura na Espanha conta com uma empresa fornecedora do ciclo de água.

Na Cidade Condal, a empresa encarregada de fazê-lo é a Aigües de Barcelona. O trâmite pode ser feito de várias maneiras e necessita de uma documentação específica.

Encontre o seu apartamento alugar em Barcelona aqui

registrar a água preço

Foto via Pexels

Se decide ir de forma presencial em um dos prédios comerciais, você poderá realizar todo o processo com  o auxílio de um/a agente. Se, ao contrário, prefere realizá-lo pela internet, você deverá baixar a autorização, preencher (incluindo a data e o número de DNI), anexar uma fotocópia do DNI e enviar tudo para o email atencioalclient@aiguesdebarcelona.cat. Você também pode entregar toda esta documentação em qualquer um dos prédios comerciais.

Se você é um/a particular, para solicitar o abastecimento de água será preciso entregar os seguintes documentos:

  • NIF ou NIE da pessoa solicitante
  • O contrato de aluguel ou a escritura da propriedade
  • Cédula de habitalidade
  • Informação bancária onde figure o nome do titular e o IBAN
  • Se for solicitado por alguém distinto do titular da conta, você necessitará da folha de autorização devidamente preenchida

O preço para solicitar a água varia em função do uso que se dará (doméstico ou comercial) e da vazão nominal instalada. Você pode ver as tafiras de abastecimento aqui. Você pode consultar a vazão nominal instalada na última conta de água. Se não tem acesso à ela, você deverá perguntar ao/à construtor/a ou proprietário/a.

Não. Este tipo de abasteimento é oferecido por uma únia empresa em função da área em que se encontre o imível. Em Barcelona, a encarregada é a Aigües de Barcelona.

Como máximo, Aigües de Barcelona informa que levam 4 dias úteis para instalar o equipamento de medição de água. Se esta margem é superada, você será bonificado com 15€ sem a necessidade de fazer qualquer tipo de reclamação.

 

Foto via Pexels

Artigo relacionado: 7 conselhos para economizar na conta de luz

Solicitar a água em um apartamento de aluguel

Como já dissemos anteriormente, os apartamentos de aluguel em Barcelona já têm solicitado o abastecimento de água, assim que o mais habitual é fazer um troca de titularidade.

No caso de que alugue um apartamento novo recém-construído a coisa muda, já que é provável que você deva solicitar o abastecimento de água (além da luz e gás) em lugar de mudar a titularidade, uma vez que ninguém tenha feito o trâmite anteriormente. Tenha em conta que isto supõe certo gasto econômico.

A Lei de Arrendamentos Urbanos (LAU) estabelece que o consumo dos insumos que marca o contador individual deve ser pago por parte do/a inquilino/a.

Além disso, também estabelece que é o/a proprietário/a quem tem a obrigação de entregar uma vivenda em condições de habitabilidade. No entanto, não especifica quem deve se encarregar em solicitar estes consumos.

Em ShBarcelona, nossos gestores e gestoras realizam estes trâmites para economizar tempo e problemas entre ambas partes.

contador de agua preço

Foto via Pexels

 

Veja nossos imóveis para alugar em Barcelona

Outros aspectos para ter em conta

Agora que você já tem toda a informação necessária sobre como solicitar a água em um imóvel de Barcelona, queremos te informar de outros aspectos importantes de saber:

  • O preço do registro da água varia conforme a necessidade de instalação do abastecimento, o tamanho das tubulações ou a cidade em que o imóvel está localizado
  • O preço inclui o custo do registro da água e também um depósito para consumo. Este será devolvido no final do contrato
  • Se o apartamento vai ser transferido de uma pessoa para outra, é mais barato mudar o proprietário do que desligar o abastecimento para reativar a água
  • Além de ser contratada a empresa responsável pelo abastecimento de água (Aigües de Barcelona), é necessário ter uma empresa que faça a manutenção do hidrômetro. MUSA é o mais comum
  • Se tiver alguma incidência e/ou reclamação, o número de telefone da Aigües de Barcelona é gratuito e está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano (900 700 720)
  • Tem prédios comerciais na cidade de Barcelona, ​​Badalona, ​​L’Hospitalet e Gavà

Você tem mais perguntas sobre como solicitar a água? Escreva nos comentários!

Fontes:

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário