blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Os conselhos dos nossos colaboradores

Sistemas de proteção solar para o terraço

Escrito por Rodrigo

Barcelona é uma cidade maravilhosa para quem dispõe de um terraço, já que o clima da capital catalã é favorável durante grande parte do ano. Jantas, almoços, cafés da manhã, churrascos, bebidas… Tudo isso fica muito mais interessante quando se tem um terraço na cidade, e mais ainda com um elemento que seja capaz de proporcionar sombra ao terraço durante o intenso verão. Neste artigo, ShBarcelona apresenta alguns sistemas de proteção solar para o terraço disponíveis no mercado.

Artigo relacionado: As melhores plantas para ambientes externos e muito ensolarados

No terraço, mas na sombra

Foto por Pixabay

Como já comentamos, desfrutar do terraço é uma das coisas mais agradáveis que podemos fazer durante o belo verão em Barcelona. É importante, porém, fazer com que o ambiente fique protegido da luz do Sol, e assim, possa ser realmente agradável. Existem muitas formas de minimizar a intensidade solar no terraço, e um dos elementos que podemos usar para essa finalidade são os pergolados. Trata-se de um sistema de proteção solar mais caro que os demais, mas é um dos mais estéticos. Existem múltiplos modelos no mercado para todos os gostos e estilos. Um pergolado pode ser instalado diretamente na parede, ou como módulo. Vale a pena lembrar que nem todas as vizinhanças aceitam a instalação de pergolados na fachada, portanto, faça uma consulta. Com os modulados não haverá tantos problemas, já que não estão aderidos a elementos comuns. Há uma grande variedade de modelos na Leroy Merlín.

Uma opção mais econômica e funcional, que não ocupará espaço em seu terraço, é um toldo vela. Ancorado na parede ou a outros elementos, esse tipo de sistema de proteção solar é de fácil retirada, leve, não ocupa espaço e, como ponto mais importante, proporciona uma boa sombra. É uma alternativa ao guarda-sol ou ao ombrelone, mas com a vantagem de não ocupar espaço e ser mais seguro em dias com vento forte. Confira os modelos econômicos oferecidos por Ikea.

Artigo relacionado: Instalar ar-condicionado em casa

Foto por Pixabay

Por último, apresentamos a alternativa mais barata e buscada: o guarda-sol. A variedade de modelos e preços é enorme. É possível, por exemplo, adquirir seu guarda-sol por apenas 5 euros, podendo ser ele a solução perfeita para criar um espaço de sombra em seu terraço. Existem opções de guarda-sol com dimensões maiores, que custam a partir de 200 euros. Tudo dependerá, logicamente, das suas necessidades e do seu orçamento. É muito importante que o guarda-sol tenha um pé que o deixe fixo no chão, o que evitará possíveis acidentes em dias de ventania. O Ikea dispõe de variados modelos de guarda-sol por preços bastante acessíveis.

Que tipo de proteção solar você tem em seu terraço? Tem alguma recomendação para nos dar?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário