blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Residência

Distritos de Barcelona: Sarrià-Sant Gervasi

Escrito por Rodrigo

O distrito de Sarrià-Sant Gervasi, um dos dez que compõem Barcelona, possui, atualmente, menos de 150 mil habitantes. É formado pelos bairros de Sarrià, Sant Gervasi – la Bonanova, Sant Gervasi – Galvany, Les Tres Torres, Vallvidrera, el Tibidabo i les Planes, e el Putget i el Farró. Neste artigo, ShBarcelona destaca os principais pontos de referência do distrito. Como nota de curiosidade, vale a pena saber que o distrito de Sarrià-Sant Gervasi é uma das vias de acesso para o Parc Natural de Collserola, um dos pulmões verdes de Barcelona.

Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Sants-Montjuïc

Uma região pequena, mas variada

O Observatori Fabra, no topo do Tibidabo, em Sarrià-Sant Gervasi

Foto por Visual Hunt

Viver no distrito de Sarrià-Sant Gervasi é estar em contato permanente com uma incrível variedade de parques naturais e patrimônios de considerável renome na Catalunha. No bairro Les Tres Torres, por exemplo, situa-se uma das obras de Antoni Gaudí, o Col·legi de Les Teresianes.

Em Tibidabo, está localizado um dos principais parques de diversões da Europa, o Parc d’Atraccions del Tibidabo. Ainda no bairro, encontramos o Observatori Fabra, um observatório de Astronomia onde, à noite, seus visitantes podem jantar com as estrelas.

No bairro de Sant Gervasi – la Bonanova, a paisagem verde é garantida pelos Jardins da Tamarita, construídos ao redor da casa de um importante representante da indústria de algodão, nos primeiros anos do século XX. Trata-se de um espaço com essência privada, mas transformado em patrimônio público.

Artigo relacionado: Os bairros de Barcelona com menos contaminação

O Sarrià-Sant Gervasi é história viva

A confeitaria Foix de Sarrià é um dos símbolos da história do distrito de Sarrià-Sant Gervasi

Foto por Visual Hunt

Os bairros de Sarrià-Sant Gervasi possuem um encanto: a conservação de sua história. Em Sarrià, por exemplo, suas estreitas ruas nos dão uma clara ideia do ambiente  que era vivido em pleno século XIX. Como principais referências do bairro, destacam-se a Igreja de Sant Vicenç de Sarrià, edificada com traços neoclássicos em 1781, e a confeitaria Foix de Sarrià, fundada em 1886.

No bairro de Sant Gervasi – la Bonanova, está localizada a Avinguda del Tibidabo, por onde circula, desde 1901, o Tramvia Blau, um bonde elétrico que transporta seus passageiros até o funicular do Tibidabo, cujo destino é a parte mais alta da montanha do Tibidabo.

A história do distrito de Sarriá-Sant Gervasi é contada, também, por grandes patrimônios arquitetônicos e centros comerciais. No bairro de Sant Gervasi – Galvany, situa-se o Mercat de Galvany. Esse mercado foi inaugurado em 1927, e contém em sua estrutura os traços da arquitetura modernista. Nele, além da ampla gama de produtos à venda, são realizadas atividades ligadas à gastronomia.

De volta ao bairro de Sant Gervasi – la Bonanova, encontramos outra obra de Antoni Gaudí, a Torre Bellesguard, um monumento intimamente ligado à história da Catalunha.

Mora no distrito de Sarrià-Sant Gervasi? Qual é o seu lugar preferido?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário