blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

A Plaça de les Glòries

Escrito por Rodrigo

Localizada no núcleo metropolitano de Barcelona, a Plaça de les Glòries é um dos principais pontos de movimentação e atração turística da Catalunha. Uma das razões que explica a dimensão da importância da Plaça de les Glòries é o fato de unir as três principais vias de Barcelona: a Avinguda Diagonal, a Avinguda Meridiana, e a Gran Via de les Corts Catalanes. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá um pouco da história da Plaça de les Glòries, bem como o que há de importante ao seu redor, e os planos de reformas que farão de les Glòries um dos melhores parques urbanos da Europa nos próximos anos.

Artigo relacionado: Os 5 melhores lugares para um turista visitar em Barcelona

O Pla Cerdà e os planos atuais

Vista panorâmica da Plaza de les Glòries

Foto por Visual Hunt

O urbanista catalão Ildefons Cerdà i Sunyer foi o principal responsável pela estruturação da Plaça de les Glòries. Seu trabalho está intimamente ligado à criação do distrito de Eixample. O Pla Cerdà foi um projeto que teve por objetivo transformar a malha urbana de Barcelona, e fazer de les Glòries um de seus principais centros.

Atualmente, os moradores de Barcelona estão à espera da conclusão das obras de urbanização, reiniciadas em 2018. A ideia é que a Plaça de les Glòries seja uma rede que integre as linhas de ônibus, de metrô e do bonde elétrico. Além disso, de acordo com o projeto, a nova Plaça de les Glòries será um grande parque urbano cercado por mais de mil novos domicílios.

Artigo relacionado: Por que morar em Barcelona?

Os arredores da Plaça de les Glòries

Ao redor da Plaza de les Glòries, a Torre Agbar e o Disseny Hub

Foto por Visual Hunt

A Plaça de les Glòries foi criada para ser o centro de uma Barcelona em plena expansão. Ao seu redor, estão alguns dos mais importantes núcleos de referência da capital catalã. Um deles é o Mercat dels Encants, um dos mais antigos mercados da Europa, e que tem como característica ser um mercado de antiguidades. Lá, em três dias da semana, são realizados leilões.

Visível desde qualquer ponto de observação, a Torre Agbar ilustra a vizinhança da Plaça de les Glòries com sua arquitetura única, e seu peculiar jogo de luzes que ilumina a noite.

Bem perto da Torre Agbar está o Disseny Hub de Barcelona, a sede do Museu de Desenho de Barcelona, inaugurado em dezembro de 2014. E para fecharmos a lista de atrações que compõem os arredores da Plaça de les Glòries, devemos mencionar dois importantíssimos centros culturais de Barcelona: o Teatre Nacional de Catalunya e o Auditori, que é a sede da Orquesta Sinfônica de Barcelona e Nacional da Catalunha.

De que parte dos arredores da Plaça de les Glòries você mais gosta?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário