blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Barcelona com crianças

Normas nos colégios em Barcelona

Escrito por Rodrigo

Em todas as organizações, existe uma série de normas de convivência importantes para evitar conflitos. As normativas são necessárias para que tudo flua com normalidade e tolerância, seguindo as particularidades de cada instituição em relação às suas crenças religiosas e/ou morais, ao vestuário e a outros aspectos. Os colégios são um bom exemplo disso. Neste artigo, ShBarcelona apresenta algumas das normas adotadas nos colégios em Barcelona, a fim de que as pessoas que estejam pensando em matricular seus filhos em uma escola da cidade possam saber, com mais precisão, quais são as normas que regem os centros educativos da cidade.

Artigo relacionado: Escolas internacionais em Barcelona

Conheça as normas dos colégios da Ciudad Condal

As normas nos colégios em Barcelona costumam ser de senso comum, e são, exceto em alguns casos, fáceis de serem aplicadas. A fim de evitar o descumprimento delas e, consequentemente, as punições, é fundamental conhecê-las bem. Confira, a seguir, algumas das normas mais comuns das instituições educativas da capital catalã.

Foto por Pixabay

A primeira delas está ligada à obrigação que todos os alunos têm de estarem presentes nas aulas. A ausência por enfermidade ou outras razões deve ser comunicada pelos pais mediante uma via fornecida pelo centro educativo. As atividades organizadas pela instituição e que sejam realizadas nos horários letivos fazem parte da programação oficial escolar, e todos os alunos devem participar. Os alunos devem ser pontuais e realizar todas as atividades letivas dentro do horário estabelecido. Além disso, é terminantemente proibido deixar o colégio durante o horário das aulas, exceto se houver uma justificativa comprovada que lhes permita sair acompanhados por um adulto. Outra clara proibição é o fumo no recinto escolar. Obviamente, toda falta de respeito aos professores, colegas, ou aos demais profissionais do colégio também é inaceitável. Manter o colégio limpo, cuidar dos materiais e zelar pela preservação dos espaços e outros elementos da escola também fazem parte dessas normas.

Artigo relacionado: Quanto custa uma creche em Barcelona?

Foto por Pixabay

Os furtos de objetos, tanto os da escola quanto os de alunos, professores e demais profissionais da instituição escolar, são considerados como infrações de maior gravidade. As avaliações recebidas pelos alunos devem ser entregues aos pais, que devem assiná-las e estar atentos às indicações feitas pelo professor. Posteriormente, os papéis devem ser devolvidos ao centro escolar dentro do prazo estabelecido. Em relação aos celulares e outros aparelhos eletrônicos para uso lúdico, muitas escolas já não permitem que os alunos os levem para a sala de aula. Como última das normas mais comuns nas escolas em Barcelona, qualquer tipo de discriminação – por raça, orientação sexual ou características pessoais ou sociais – acarretará em punição, tanto para alunos quanto para professores. A sanção recebida dependerá da gravidade dos fatos.

Gostaria de apresentar outra norma importante?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário