blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

As festas tradicionais de Gràcia

Festas tradicionais de Gràcia com correfocs
Escrito por Rodrigo

As festas tradicionais de Gràcia são um dos eventos mais populares do mês de agosto em Barcelona. Este evento, que normalmente é realizada na segunda metade do mês, atrai milhares de pessoas, vizinhos, cidadãos da cidade e estrangeiros que querem desfrutar de um dos festivais mais originais da capital catalã.

Neste artigo do blog de ShBarcelona, ​​contamos um pouco mais sobre as festas tradicionais de Gràcia, um dos bairros mais populares da Ciudad Condal.

Artigo relacionado: As festas tradicionais de El Raval 2019

Saiba tudo sobre as festas tradicionais de Gràcia 2019

bairro de Gràcia enfeitado com tiras para as festas tradicionais

Foto por Visual Hunt

As festas tradicionais de Gràcia datam de, pelo menos, do ano de 1817, mais especificamente de quando no livro “Muralles Enllà”, do historiador Francisco Curet, apareceu uma referência à primeira celebração que houve em Gràcia, em 15 de agosto de 1817.

O evento consistia em fazer uma procissão festiva para retornar a imagem da Virgem da capela de Can Trilla, que estava escondida para evitar sua possível destruição durante a Guerra del Francès, ao Convento de Jesus, de onde procedia.

Quando a imagem foi devolvida ao seu altar, os aldeões celebraram com danças e refeições populares, e decidiu-se que seria realizada uma festa anual todo dia 15 de agosto. Desde então, a data é dedicada às celebrações daquele acontecimento.

A consolidação da festa acontece em 1997, quando a Generalitat de Catalunya categoriza o festival de Gràcia como festa patrimonial, e concede à ela o distintivo de Festa Tradicional de Interesse Nacional. A partir daquele momento, a popularidade desta celebração aumenta ano após ano, reunindo mais e mais pessoas, e já é considerada uma das festas tradicionais mais importantes da Catalunha.

Artigo relacionado: História das festas de Gràcia

castellers na festa tradicional de Gràcia

Foto por Visual Hunt

Neste 2019, as festas tradicionais de Gràcia acontecem de 15 a 21 de agosto. Uma das características mais interessantes das festas deste popular bairro de Barcelona é que, todos os anos, algumas associações de moradores de diversas ruas se organizam e decoram a rua em que vivem com elementos cada vez mais sofisticados, sempre com produtos reciclados que, em alguns casos, se tornam verdadeiras obras de arte.

O trabalho dos moradores, realizado ao longo do ano para que esteja pronto a tempo das celebrações, tem grande relevância a nível artístico, criativo e associativo. Além disso, as festas de Gràcia começam com o tradicional pregão, feito por alguma pessoa com certa relevância no âmbito social, cultural ou político.

Durante todo o evento, são realizados diversos shows em diferentes espaços habilitados, além de uma festa da espuma para os mais jovens, a fim de aliviar um pouco de calor do verão, desfiles, correfocs, uma diada castellera, butifarrades e refeições populares, mais sessões de cinema ao ar livre e apresentações para as crianças.

Conhece as festas tradicionais de Gràcia? O que acha delas?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário