blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Festas catalãs celebradas em agosto

Escrito por Rodrigo

Muitas pessoas participam das festas populares porque trata-se de um jeito lúdico de entender a cultura e as tradições de um povo. Na Catalunha, existem diversos bairros que celebram suas principais festas populares no verão, já que a temperatura é melhor, os dias duram mais, há menor probabilidade de chuva, e muitas pessoas estão de férias, fazendo com que o ambiente seja incrível. As festas são caracterizadas por um forte simbolismo e religiosidade, mas para a maioria de seus frequentadores, o mais importante é a diversão. Neste artigo, ShBarcelona conta um pouco sobre as festas catalãs celebradas em agosto.

Artigo relacionado: As festas populares do Raval

Festas pela Catalunha em agosto

Foto por Visual Hunt

A primeira festa que abordamos neste artigo é a festa de Sant Magí, celebrada na cidade de Tarragona. Nela, você vai desfrutar de alguns dos elementos da cultura catalã, como os timbalers, os gegants i capgrossos, e o baile dos bastoners. Essa festa também é uma ótima vitrine de exposição de um das maiores tradições da Catalunha, os castellers (torres humanas), que simbolizam o trabalho e o espírito de equipe que caracterizam o povo catalão. As celebrações de Sant Magí acontecem de 14 a 19 de agosto. Já em Manresa, histórica cidade localizada na província de Barcelona, a sua festa major será realizada entre os dias 17 e 28 de agosto. A origem do evento é bastante longínqua: 1372. Personagens como anões, gigantes, cabeçudos e um grupo de correfocs marcarão, como sempre, essa lendária festa, cheia de vida, música e diversão.

Artigo relacionado: Feriados em Barcelona

Foto por Visual Hunt

O município de Sitges é conhecido por ser um local aberto e bastante tolerante, já que acolhe, com os braços abertos, uma comunidade cada vez maior de gays. Outro ponto a ser destacado sobre Sitges é a Festa Major de Sant Bartomeu, celebrada de 21 a 27 de agosto. Neste município costeiro, depois do tradicional anúncio ao público do início da festa, desfilam os personagens que fazem parte do imaginário catalão, como dragões e águias. A sardana, dança típica catalã em que os participantes se dão as mãos e formam um grande círculo, também faz parte da festa. E como toda boa festa catalã, não faltam fogos de artifício.

A última festa apresentada neste artigo homenageia as bruxas. Uma festa em que elementos como a noite, o verão e a lua cheia despertam o imaginário coletivo, levando à tona lendas e tradições centenárias repletas de magia e mistério. A Aquelarre de Cervera é a festa que tem o fogo como um dos protagonistas, e é celebrada no último sábado de agosto, na região de Terres de Ponent (ao redor da cidade de Lleida). Os 380 quilos de pólvora trazem muita luz e barulho, e as bruxas e diabos deixam a apresentação ainda mais espetacular. Os participantes da festa podem espantar seus malefícios por meio de muita música e um passeio pela feira de produtos esotéricos. Trata-se, portanto, de mais uma excelente oportunidade de conhecer e vivenciar o tradicional lado festivo da Catalunha.

Já participou de algumas dessas festas? O que achou?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário