blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Roubaram meus documentos: o que devo fazer agora?

Imagem de carteira vazia jogada no chão
Escrito por Rodrigo

Visitar uma cidade estrangeira é uma das coisas que milhares de pessoas de todas as partes do mundo gostam, pois é uma experiência divertida, gratificante e emocionante. Entretanto, alguns contratempos que podem ocorrer em um país que não seja o nosso podem transformar essa experiência fantástica em algo terrível.

Geralmente, Barcelona é uma cidade que oferece segurança, mas sabemos que há casos de furtos, especialmente nas áreas mais turísticas e próximas ao centro. Neste artigo de ShBarcelona, ​​você saberá o que fazer se roubarem seus documentos na capital catalã.

Artigo relacionado: Conselhos para evitar roubos em casa

Como agir se sua documentação for roubada

Imagem de desenho de um homem roubando uma carteira

Foto por Visual Hunt

Qualquer um de nós está exposto a ter nossa carteira, bolsa de moedas ou bolsa roubada. Ter o dinheiro levado é menos preocupante do que perder a documentação, já que, dependendo de onde estivermos, os procedimentos podem ser muito demorados.

1. Denúncia

Em caso de roubo da carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista, você deverá fazer uma denúncia aos Mossos d’Esquadra, a polícia da Catalunha. A denúncia pode ser feita pessoalmente em qualquer delegacia, ou pela Internet, acessando o Escritório Virtual de Denúncias dos Mossos d’Esquadra.

2. Cancelar os seus cartões de crédito

Se, no momento do roubo ou perda, você também tinha cartões de crédito ou débito na carteira, entre em contato com o seu banco imediatamente, a fim de impedir que alguém os use de forma indevida. Comunique o acontecimento ao seu banco, que te dirá exatamente o que você deve fazer.

3. Identidade roubada

Caso sua carteira de identidade tenha sido roubada, o primeiro passo é denunciar o roubo aos Mossos d’Esquadra. Ao fazer isso, você se exime de qualquer responsabilidade se o documento for utilizado de maneira ilegal por outra pessoa.

Caso você a tenha perdido, não é necessário fazer uma denúncia, mas é necessário enviar uma notificação à Polícia Nacional.

Renovação

Para tramitar a renovação, você pode ir a um escritório emissor do número de identidade. E,  a fim de evitar esperas desnecessárias, você pode solicitar um agendamento pela Internet. Caso, em seu município, não haja uma delegacia de polícia, consulte a prefeitura, pois, de maneira periódica, disponibilizam instalações móveis que fazem a emissão do documento de identidade.

Artigo relacionado: Dicas de segurança em Barcelona

4. Passaporte roubado

Imagem de dois policiais dos Mossos d'Esquadra

Foto por Visual Hunt

Como no caso da carteira de identidade, é necessário apresentar a denúncia o mais rápido possível, pois, para obter uma cópia, você precisará da justificativa da denúncia.

Se ocorrer no exterior, além de fazer a denúncia, você deverá ir ao escritório consular ou embaixada de seu país mais próxima.

Cópia

Aqui, a cópia pode ser obtida nas prefeituras e delegacias de polícias autorizadas a fazer a emissão dela. No exterior, a tramitação da cópia é feita na mesma embaixada ou consulado.

5. Número de identidade estrangeiro

Em caso de roubo ou perda, uma cópia desse documento deve ser solicitada imediatamente por meio das Oficines d’Estrangeria. Esse processo nada tem a ver com renovação do número.

6. Carteira de motorista

A denúncia somente deve ser feita ao Mossos d’Esquadra em caso de roubo, e o titular do documento estará isento de qualquer responsabilidade se a licença for utilizada de modo ilegal. A taxa a ser paga pela cópia é de 19,40 €.

Cópia

Deve ser solicitada, pessoalmente, em qualquer uma das delegacias de trânsito provinciais e locais. Caso o documento original seja encontrado durante o processo de solicitação da cópia, você a devolverá à delegacia de trânsito responsável pela emissão dela.

Dicas

  • Ao viajar para o exterior, não leve todo o dinheiro em um mesmo lugar. Deixe-o em diferentes lugares e em pequenas quantidades.
  • Faça várias cópias do passaporte, e deixe o original no cofre do hotel ou em outro local seguro.

Já teve seus documentos roubados em Barcelona?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário